INADIMPLÊNCIA
Nem tudo é permitido na cobrança de dívidas

636

Há limites para a cobrança de dívidas. O credor não pode cobrar no ambiente do trabalho, informar o débito a parentes, amigos ou vizinhos nem ligar várias vezes ao dia

Não conseguir quitar algumas dívidas durante o mês faz parte da rotina de muitos brasileiros. As entidades de defesa do consumidor chamam isso de superendividamento, ou seja, o consumidor compra mais do que realmente seu bolso pode pagar impulsionado pelo crédito farto, mas não barato. 

No entanto, quem vendeu quer receber e tem todo direito de fazer a cobrança de dívidas. Mas há limites para essa cobrança. O credor é livre, por exemplo, para registrar o nome do inadimplente nos cadastros do SPC, SCPC e Serasa (onde fica por 5 anos caso a dívida não seja quitada), pode enviar cartas de cobrança e até ligar para “avisar” o consumidor sobre sua situação de inadimplência.

Não deixe de ler



Prazo de 5 anos para manter nome sujo começa a contar após vencimento da dívida
Conheça as regras para cobrança de dívidas

Mas quando o credor extrapola é hora de o consumidor “gritar”.  Só que para fazer isso é fundamental saber o que está certo e o que está errado no ato da cobrança de dívidas. A informação correta e o conhecimento das leis fazem muita diferença no trato com o credor. 
 
Nenhuma cobrança, por exemplo, pode ser feita no ambiente de trabalho, a não ser que o credor ligue diretamente no celular do inadimplente. Há um porém: as ligações não podem ser várias vezes ao dia. 
 
Não se pode falar com parentes e vizinhos sobre a dívida de terceiros nem mesmo colocar banda de música na porta do devedor, ação que, por incrível que pareça, já foi bem utilizada no passado.
 
O consumidor não pode também ser cobrado em seu horário de descanso, seja nos fins de semana, nos feriados e à noite.
 
A base para todos estes "nãos" é o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.” 
 



970x90-6dias_precos_imperdiveis

Quem faz a cobrança de dívidas se aproveita do desconhecimento do cidadão para dizer inverdades. Uma delas é que o seu nome ficará “para sempre” nos cadastros de restrições ao crédito. O parágrafo 1º do artigo 43 do CDC estabelece o prazo máximo de cinco anos a contar da data de vencimento da dívida e não da inclusão no SPC, SCPC ou Serasa. 
 
Outra inverdade é que o salário poderá ser penhorado caso não haja a quitação da dívida. Pura balela. Ninguém tem o direito de mexer em qualquer tipo de rendimento do cidadão. 
 
Há os que dizem que a dívida pode ser cobrada em qualquer tempo, mesmo após 20 anos do vencimento. As regras de temporalidade (ou prescrição) estão definidas no artigo 206, parágrafo 5º do Novo Código Civil – “prescreve em 5 anos a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular”. Nesse item é bom ficar atento que a empresa pode cobrar a dívida judicialmente. A partir do momento em que entra com cobrança judicial, a dívida não caduca mais, mesmo que o tempo para a conclusão do processo seja maior que o da prescrição do débito.
 
Por fim, se a cobrança for abusiva, com ameaças, coação, constrangimento físico ou moral ou qualquer outro procedimento que exponha o inadimplente, o artigo 71 do CDC determina detenção de três meses a um ano e multa. Para tanto, o consumidor deve denunciar quem o está cobrando e isso pode ser feito na Delegacia. É preciso juntar provas para este procedimento, como testemunhas, gravações de ligações, etc. Depois, procure o Procon ou a própria Justiça e abra ação contra a empresa – pode ser contra a empresa que está fazendo a cobrança ou a da dívida original, ou ambas.

Por Angela Crespo

Atualizado em 5/9/2016

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br

Assine a newsletter do Consumo em Pauta.

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.

636 Comentários

    • Jaqueline, não se pode fazer cobrança de domingo nem no horário de lazer e descanso do consumidor. Se o contrato de aluguel for por meio de imobiliária, denuncie nos órgãos de defesa do consumidor. Se for contrato com pessoa física, infelizmente não há com quem denunciar

      • Atrasei a prestação do meu carro, e está sendo cobrado serviço de advogado e de cobrança. Sou abrigado a pagar por um serviço que eu não contratei?

        • Boa tarde! tenho um boleto bradesco vencido há 35 dias, nele dis que após o vencimento posso pagar apenas nas agências bradesco com 2% de multa mais 1% de juros ao mês.. mas um escritorio de cobrança insiste em mandar outro com juros absurdos sou obrigado a pagar?

          • consumoempauta on

            Roger

            Mesmo com a dívida já encaminhada a escritório de cobrança, tente negociar diretamente com o banco

  1. Gostaria de saber q eu como credor tenho o direito em fazer cobranças através de cobradores se o devedor estiver em uma roda de amigos jogando ou até mesmo jogando conversa fora. Nesse caso como reagir .fazer ou não fazer a cobrança..??

    • Olá, João

      Não é permitido o ato da cobrança quando o consumidor estiver em momento de descanso ou lazer. Portanto, o devedor não pode ser cobrado se estiver em roda de amigos ou jogando conversa fora. A cobrança só pode ser feita a ele e de forma individualizada

    • Fiquei com uma duvida, se não posso cobrar no trabalho nem nas horas de descanso e lazer, quando é que poderei fazer a cobrança? Tem muitas leis pra proteger o caloteiro, e nenhuma pra proteger ao credor

      • consumoempauta on

        Olá, Roony

        Há inúmeras formas de cobrar o devedor regulamentadas por normas e leis. Por exemplo, inscrever o nome dele nos cadastros da Serasa, SCPC, SPC, protestar o título, abrir uma ação judicial de cobrança….

  2. Uma empresa pode simplesmente, após dois anos, sem nenhum aviso sequer, te ligar e pedir uma cópia de sua conta paga? E ainda por cima, te ameaçar com inclusão de seu no no Serasa se não apresentar tal documento?

    • Dependendo da conta, ela deve ficar guardada até 20 anos. Veja neste link http://www.consumoempauta.com.br/limpando-gaveta-o-ano-mudou-mas-ainda-no-o-momento-de-organizar-a-papelada/

      Se você não apresentar o documento de quitação, poderá ser cobrado. Se pagou com débito em conta corrente, pode usar isso como comprovante

       

  3. Bom dia,

    Gostaria de saber, se as cobranças pelo wastshap e facebook gerão algum processo? é permitido até certo ponto?

    referente cobrança sem sabados gerão alguma penalidade??

     

    Att.

    • Olá, Djonatan

      Algumas empresas estão aderindo ao whatsapp e ao facebook para fazer cobranças. Só que tem de ser inbox, não pode ser aberto, que todo mundo possa ver. Somente neste caso é que é possível entrar com ação na Jusitça

  4. comprei um cosmético na porta de casa e me deram um carne para pagamento em casa ou no banco preferir pagar em casa esse mês paguei com uns dias de atraso eles podem cobrar juros mesmo com esse tipo de cobrança" na casa"? Desde já agradeço

     

     

     

      • Boa noite comprei uns painel e umas mercadorias de uma amiga e era um valor de guase dois mil e tive uma grande problema e não consegui paga e dei so 700 reais e não consegui da mas por algumas dificudade e já se passarao um seis meses ou mas e hoje ela colocou no meu face que iria joga pra tds familiar meu e bairro e vai vi fazer um barraco na minha cadaso fi

        • consumoempauta on

          Maria

          Me parece que ela não é empresa. O negócio foi feito entre duas pessoas físicas? Se for e ela expor a situação no face, vale registrar BO na delegacia

    • Olá,. Cleane

      Infelizmente, não há regras para a quantidade de vez que um credor pode ligar cobrando. Há algums propostas de projeto de lei no Congresso, mas ainda são discussões. Pelo Código de Defesa do Consumidor, a cobrança só não pode ser feita em horários de descanso e lazer e não se pode ligar para o local de trabalho do inadimplente.

       

  5. Boa noite,tenho uma divida de 2009 ,e a empresa mandou um cobrador avizar meu irmao que era pra mim acertar o debito lá,
    Isso é correto,se já faz 6 anos ??

    • Olá, Geco

      Está correto sim. Dívida não caduca. O que ocorre é que após 5 anos seu nome deve sair dos cadastros de inadimplentes (Serasa e SPC), mas isso não elimina a dívida.

  6. Olá

    Eu tinha um apontamento no SPC que venceu agora em agosto de 2015 e o mesmo foi retirado, porém, agora o mesmo credor inseriu novamente meu nome no SPC fazendo referência ao mesmo contrato anterior, porém com uma nova data de vencimento sem que eu fizesse qualquer tipo de acordo. Podem ficar renovando a data do vencimento sendo que deveria ser a data da primeira parcela atrasada? O que fazer nesse caso?

    • Olá, Silvio

      Se é a mesma dívida, sem ter nenhuma renegociação, a empresa não pode mudar a data de vencimento e colocar novamente no SPC. É recomendável que faça uma denúncia ao Procon e peça para que seu nome seja retirado do SPC se já tem mais de cinco anos.

      Um detalhe: a empresa pode continuar cobrando a dívida mesmo que seu nome não esteja mais no SPC. Isso porque a dívida não caduca. Só caduca o apontamento.

      OK?

    • Olá, Alessandro

      Ela pode encaminhar para uma empresa de cobrança. Isso geralmente ocorre e esta empresa que recebeu a dívida tem o direito de realizar a cobrança. Isso geralmente ocorre com dívidas vencidas há mais de 90 dias.

  7. Olá, minha mãe comprou 2 sapatos usados em uma loja e ela não pagou porque deu AVC nela e ela teve que fazer um exame na cabeça que custa 900,00R$. A dona da loja fica me cobrando, ela disse assim “sua mãe não tem noção das coisas, ela compra e não paga,eu vou lá no serviço dela hoje” e quase sempre ela me cobra na porta da loja e eu fico morrendo de vergonha, e ela cobra fazendo falta de educação… O que devo fazer?

    • Tente negociar o valor e agend uma data de pagamento. 

      Ela não pode cobrar no trabalho de sua mãe. Caso isso ocorra, você podem denunciar ao Procon local. 

  8. Bom dia tenho uma dívida em uma rede de loja de eletrodoméstico nacional, estou em atraso por dificuldades financeiras, porém pretendo pagar a mesma. O que ocorre é que a empresa já negativou meu nome e no entanto recebo todo dia na porta da minha casa um cobrador da mesma. Estou constrangida pois toda a vizinhança fica ouvindo. Eles podem fazer isso? Obrigada

    • Olá, Carla

      É como está escrito no texto que você leu” nem tudo é permitido na cobrança de dívidas. Uma das proibições é fazer a cobrança de forma que outras pessoas ouçam. 

      Denuncie a empresa no Procon…

  9. estou recebendo cobrança de um club , pela compra de um titulo de usuario no ano 1996 ; o mesmo foi devolvido  a entidade, e nao tenho comprovante nenhum.   …e possivel esse clube me cobrar uma divida depois de 18 anos sem nunca ter recibido um aviso ?    …desde ja , obrigado pela ajuda ! ! !

    • Olá, Guillermo

      Alguns anos atrás, foi criada uma empresa só para realizar cobrança de títulos de clube até de associados que já haviam deixado de pagar a taxa de manutenção há mais de 15 anos.. 

      Na época, um desembargador de São Paulo considerou ilegal a cobrança após anos que o sócio estava inativo. Para ele, o não pagamento das taxas de manutenção implica na renúncia ao status de sócio do clube, portanto, não tinha o que ser cobrado.

      Você pode puxar essa caso na internet e vai encontrar várias notícias.

      Deve procurar o Procon de sua localidade para pedir auxílio de como agir

       

  10. Olá , Uma pessoa comprou alguns produtos meus , divididos em duas vezes, sendo uma dia 10/09/15 e outra 20/09/15.
    Desde entao, nao responde minhas mensagens.
    Tenho uma notinha com o nome, rg, cpf e assinatura dela.
    Ja posso. tomar alguma providencia?
    Devo ir a um cartorio, ou. um advogado?
    Obrigada desde ja

    • Olá, Virginia

      É difícil responder a sua pergunta sem saber detalhes, como: você é pessoa jurídica?; O que é uma “notinha”? É documento fiscal?

      Para cada situação a recomendação é diferente.

      O melhor é você procurar um advogado para te orientar.

  11. Bom dia

     

    Fiz um curso  em 2009, parei no segundo mês do curso, mas somente em junho fiz o cancelamento,

    A faculdade está conbrando todas as parcelas, com juros e "correção de mensalidade" e estes dois ultrapassam o valor do principal da mensalidade.

    Outro detalhe é que a última vez que fui cobrado foi em 29/08/2011 e depois desta só agora.

     

    • Olá, Davi

      É importantíssimo fazer a rescisão contratual ou o trancamento da matrícula quando o aluno optar por desistir no curso, sob pena de ficar inadimplente, como parece ser o seu caso. A formalização tem de ser por escrito e pode ser entregue pessoalmente (devendo o consumidor ficar com uma via do pedido protocolada) ou enviada pelo correio com aviso de recebimento. 

      Portanto, se a faculdade está cobrando os meses em que você não cursou e ainda não tinha feito o pedido de cancelamento, a única saída é tentar renegociar esse débito. Quanto aso valores de juros e correção, leve ao Procon de sua localidade para que confiram o cálculo. 

      Quanto ao direito de cobrar, se a faculdade fez uma cobrança judicial antes de completar 5 anos da dívida, ela não prescreve… pode ser cobrada a qualquer momento. 

    • Olá, Simone

      O prazo de 5 anos é para que seu nome saia do SPC ou Serasa. A dívida continua existindo e você provavelmente será cobrada

       

  12. Sou lojista e estou passando por maus bocados ultimamente por causa da "crise" pois muitos se aproveitam da deixa, se analisar pelas duvidas aqui no post, vai ver que o que o povo mais quer é direito de ficar devendo, sendo que acho que as leis já protegem bastante a inadimplencia, será que nao estaria na hora de mudar isso, onde ja se viu 5 anos tem que limpar o nome do infeliz devedor, que pode fazer um milhao de dividas e 5 anos ta com o nome limpo, sem pagar nada e agora essa nova Lei nº 15.659/2015 só no estado de são paulo promovida por um petista de que so pode inserir o nome no scpc se o cidadão "pilantra" assinar a carta registrada com um custo de mais de 15,00 para o lojista, se nao assinar nao sera incluido mas terei q pagar o valor do mesmo jeito aumentando meu prejuiso, e outra creio que deveria ser retirado somente quando paga-se a divida, dai pensariam melhor antes de faze-la, ja conversei com muitos e dizem sempre a mesma coisa, daqui 5 anos meu nome ta limpo, não são devedores, são golpistas ajudando afundar o país, e o país promovendo leis pra ajudar a ser afundado.

    • Olá Marcos
      Nossa, finalmente um comentário absolutamente sensato e de desabafo sincero. Eu, como lojista há 3 anos, compartilho tbm dessa sua indignação justíssima. Que país de merda é esse que protege de todas as formas aquele que é inadimplente, enquanto a gente aqui que rala e gasta pra ter a mercadoria na nossa loja ficamos simplesmente sem receber e nada se faz para que a coisa se inverta um pouco. Se acontece uma coisa dessas com um banco, vai ver no que dá, vc tem tudo hipotecado. É muito mais interessante para o governo que se mantenha uma instituição financeira funcionando do que uma simples loja. Por mais que o nome do sujeito esteja “sujo” e o impeça de comprar em certos lugares, não muda nada a situação do comerciante, que é a verdadeira vítima, e provavelmente continuará sem receber. Aí vc tem que apelar pra advogado, “executar” o devedor, gastar maior grana pra isso, pra receber muitas vzs uma mixaria, mas que é o seu ganha pão. É como vc disse mesmo Marcos, o devedor quer seguir no “direito” (eu chamaria isso de safadeza, malandragem) de continuar devendo. Faz mil perguntas, se pode isso, isso e aquilo, como se o simples e principal fato de estar devendo já não seja o suficiente pra se preocupar o bastante e procurar pagar o que deve!! Ngm lhe deu a mercadoria, não me saiu de graça, mas o cidadão é assim mesmo, não arca com suas responsabilidades e o outro que se dane. Concordo que a cobrança não deve ser em público, não deve haver constrangimento por parte do credor coisa e tal. Mas e quem DE FATO foi lesado, como é que fica? Cadê uma lei que realmente faça a gente receber por aquilo que vendemos?? Esse país é uma piada!! É exatamente como vc disse, o devedor está blindado por tudo que é lei, enquanto aquele que realmente tá no prejuízo que se dane! Engraçado que em todos os posts que eu havia lido até então, alguém sempre respondia alguma coisa. Mas agora que vc (Marcos) realmente disse umas verdades, todo mundo ficou queto, pois quem cala consente.

    • Gente essas leis são um absurdo! Como vc vai cobrar a criatura? Se de dia ela está no trabalho e vc não pode cobrar no trabalho. E a noite ou final de semana,feriado que é quando ela está em casa , também não pode ser cobrada. Então você não pode cobrar nunca.

  13. Boa tarde, financiei um veículo em nome da minha mãe porém pela primeira vez infelizmente este mês atrasei uma parcela estou com 17 dias de atraso e já enviaram para um escritório de cobrança. Porém ligaram para minha mãe duas vezes já, uma ligaram às 20:00 e na outra ligaram no trabalho dela onde ela teve que atender perto dos colegas de trabalho.Muito constrangimento . Até tentei negociar mas querem me cobrar 180,00 de juros por 17 dias de atraso.O que posso fazer se continuarem ligando fora de horário e no trabalho dela???

    • olá, Claudio

      vc deve denunciar a empresa no Procon de sua localidade. Pode denunciar tanto a empresa credora quanto a de cobrança

      • É só pagar a dívida, que vc para de receber ligação de cobrança e o seu "constrangimento" logo passa.

        Infelizmente na hora de pedir crédito ninguém pensa nisso, só pensa em comprar.

        E a empresa que financiou seu sonho? Quem paga o prejuíso dela? Não é só um cliente inadimplente, são milhares de milhares.

        Já tive o nome em restrição e me envergonhava muito disse, mas conseguir negociar com os crederos e estou pagando minhas dívidas, e se por algum motivo eu atrasar e me ligarem cobrando, não tenho que descontar no atendente pois a culpa é toda minha.

        • O Regina concrdo em tudo que voce disse, possuio uma empresa de cobrança . Como é incrivel algum tratam os consumidores como se fosse uns coitados, massacrados pelos lojista. Os direitos deles eles sabem. Fico muito chatado que ainda tem pesseoas que ainda defendem esses picaretas. Nunca tive o meu nome negativado e recebido qualquer notificação. Se a inadimplencia quebra uma empresa ,imaginam o estrago que faria no pais.

           

  14. Olá boa tarde! 

    eu tranquei meu curso numa certa faculdade, tendo em vista que tudo estava quitado, e agora 2 anos depois, a faculdade me liga e diz que tenho débitos, pode isso? depois de tanto tempo, nunca ligaram para cobrar nada.

    • Olá, Roger

      Você tem os comprovantes de pagamento? Se sim, apresente a eles.

      Esses documentos devem ser guardados por cinco anos (veja em http://www.consumoempauta.com.br/limpando-gaveta-o-ano-mudou-mas-ainda-no-o-momento-de-organizar-a-papelada/)

  15. Fiz um plano de turismo via telefone o qual me arrependi e até hoje eles estão me cobrando. Foi feita em janeiro deste ano tudo via telefone, eles não tem nem mesmo xerox dos meus documentos ou minha assinatura documentada no papel. Tentei diversas vezes anular este plano já que nada foi pago. Para a adesão do plano era necessário pagar o valor de $300 para se associar e mais 12 parcelas de $92 para então poder usufruir do plano. Fiquei desempregada no mesmo mês que o contrátei. Eles podem com apenas uma gravação onde informo meus dados me colocar em restrição? Estão me cobrando uma multa de $600 para o cancelamento.

    • Olá, Lara

      Em compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, porta de casa), o consumidor tem o prazo de sete dias para cancelar.

      Se você não fez isso neste prazo, a empresa pode te cobrar e a prova pode ser a gravação da contratação

  16. Olá….

    Estou em atraso com meu cartão de credito da Caixa, porem liguei varias vezes para negociar e fui informado que meu cadastro foi passado para empresas conveniadas a Caixa e pediram para que aguarda-se o contato "deles"….pra minha surpresa essa semana chegou no endereço da empresa onde trabalho uma carta do SERASA para renogociação da divida e não me mandaram nada para minha residencia …. gostaria de saber que medidas cabiveis eu poderia adotar, pois passei por um constragimento interno e fui até chamado no departamento pessoal para saberem se estava acontecendo alguma coisa em relação a carta recebida.

    desde já agradeço a atenção dispensada.

    Leandro

    • Olá, Leandro

      Pela lei, ninguém pode ser cobrado em locais de trabalho ou em horários de descanso.

      Mas precisa ver qual o endereço de correspondência que você informou no cadastro do cartão.

      Se a Serasa enviou a correspondência para o seu trabalho e porque a empresa credora tinha este endereço.

      A carta que a Serasa envia é justamente para informar que há um débito e se ele não for liquidado no prazo de 10 dias, o CPF será incluso no cadastro de restrição ao crédito. 

  17. Boa noite! 

    Estava com um parcelamento no cartão Itau, até que me veio a oportunidade de pagar o valor integral com desconto. Aceitei o acordo, porém quando fui pagar vieram me cobrar um valor com R$ 110,00 a mais, eu falei que não havia sido esse o valor que me fora passado, e mesmo passando o número de protocolo, a atendente me disse que não estava localizando no sistema. Ou seja, está o dito pelo não dito. Não paguei a fatura pois não foi esse o valor acordado, e agora estou sendo cobrada pelas ligações que me foram feitas (várias ao dia por vários dias) e pela denuncia ao SERASA. Eles podem fazer essa cobrança? Das ligações que me fizeram e pela inclusão do meu nome no SERASA? Ainda estou esperando o retorno do Itau, em todas as ligações falei que não trato mais nada com operador de telemarketing, que quero um responsável que inclusive responda a minha reclamação no site reclame aqui. Desde já agradeço a atenção.

    Att.

    Andreia

    • Olá, Andreia

      Se o acordo não foi assinado, a dívida não foi renegociada ou paga. Mas como já havia feito um acerto, procure o Procon de sua localidade para fazer valer o que já havia sido combinado e retirar seu nome dos cadastros de restrições

  18. tenho loja e gostaria  de saber se quando eu coloco as parcelas  do cliente na cobrança SPC E SERASA,  e o cliente vem paga uma DAS  parcela , somos obrigados a retirar este cliente da inadimplnecia ? sendo que ele ainda não quitou todas as parcelas ?

     COMO SE FAZ  ? FOI ME DITO QUE QIANDO ELE INICIA A ´PAGAR TEMOS QUE RETIRA-LO…

    • Olá, Ana

      Se houve a renegociação da dívida e foram colocados novos vencimentos, tem sim que retirr o nome do consumidor dos cadastros de restriçãao ao crédito, porque a dívida ainda nao venceu. Só se ele atrasar novamente, ´´e que se pode colocar de novo no SPC ou Serasa.

  19. Boa tarde !

    Tudo bem?

    Somente uma duvida.Estava com uma percela de meu transporte atrasada, a mesma venceu no dia 20 e no contrato do transporte esta escrito que tenho até o final do mes para poder utilizado quando se vence e não faz o pagamento.

    eu continuei a utilizar pois fiquei sem dinheito no mes devido a alguns problemas.

    sabia que não poderia ir, porem eu estava indo ainda.

    No onibus que eu vou tem a cordenadora ,porem a mesma é uma aluna do primeiro ano que ficou como cordenadora somente para entrega dos boletos da viação e assim ela não precisa pagar a viação, mais a mesma esta com o nome de inadimplentes em sua mao onde eu acho que é um absurdo isto, pois expoe muitas pessoas ao ridiculo sem que ela não é funcionaria da viação.

    a 5 dias atras foi uma fiscal dentro do onibus e não autorizou o meu transporte devido ao estar atrasado,

    porem ela fez a cobrança perante a todos que estavam ali no onibus e perante as pessoas que estavam no ponto de onibus me fazendo descer e falando que eu não irtia embarcar devido a estar com uma divida do mes de setembro em aberto e so apos o pagamento eu poderei utilziar o transporte e assim fechou a porta do onibus na minha cara.

    o que gostaria de saber é se o artigo 42 do codigo de defesa do consumidor se adequa a este tipo de caso ?

    desde a agradeço peloa ajuda.

     

    Obg.

     

  20. Boa noite, fiz um plano da vivo e com quarenta dias cancelei, e agora a vivo quer cobrar a conta inteira, ja paguei a primeira, mas a segunda tem que ser proporcional, porem nao aceitam e ligam toda hora, inclusive domingod e feriados, e altas horas, esta correto?

  21. Atrasei o pagamento do .eu consórcio do mês de agosto e setembro que era no começo do mês. Entrei no site da empresa do consórcio e pelo site retirei os boletos para os pagamentos em atraso. Os fiz respectivamente dia 17 e 24/09. No mês seguinte tentei tirar o boleto do mês 10. Meu cadastro estava em cobrança. Liguei na empresa e avisei que já havia pago os boleto. Eles demoraram para averiguar e venceu o pagamento do mês 10. Eles me passaram o número da empresa de cobrança por ter atrasado o pagamento, me cobraram os juros e me cobraram honorários advocatícios destes no caso 15 dias de atraso. Nao me deram boleto e mandaram que eu depositasse na conta da empresa para liberar o próximo boleto. Paguei o valor com os encargos na data que me enviaram para pagar, no caso 24/10. Me cobraram junto no depósito 10% do valor de honorários que não paguei por não achar correta a cobrança. Hoje é dia 05/11, o boleto deve vencer dia 08 ou 09/11. Já liguei, falei, enviei reclamação no banco central e nada! Terei de novo de pagar na conta da empresa, com encargos e ser cobrada por honorários advocatícios? Isso pode?

    • Olá, Conceição

      É melhor você levar esse caso ao Procon de sua localidade. Ele poderão calcular os juros e verificarem se está correta o valor de honorários advocatícios

  22. ola levei a claro no procon por contas abusivas e pedi o cancelamento do mesmo como ja tinha duas contas abusivas eles propuseram de pagar um e a outra eles iriam cancela e assim foi feito mais agora descobrir que a claro tv levou meu nome pro spc e serasa fiquei com muita vergonha ao escolher produtos numa loja e descobrir isso o que eu possa esta fazendo nessa situaçao

    • Olá, Maria

      Se você tem prova do acordo que foi feito no Procon, deve procurar o Juizado Especial Cível para eles regularizarem a situação e até solicitar indenização por danos morais

  23. Olá tenho uma dívida em uma loja , como não tô trabalhando não consegui paga ainda , mais a dona da loja fica me cobrando no meio da rua ela me ligou e foi muito graseira e me ofendendo ,e falou que a partir do momento que deve ela pode pé cobrá em aonde ela quiser isso é coreto ?n

    • Olá, Sidmara

      Não, ela não pode cobrar onde ela quiser. Há regras definidas pelo Código de Defesa do Consumidor sobre dívidas, que não podem ser cobradas em horários de descanso ou lazer do inadimplente, no seu local de trabalho nem próximo a terceiros. Tudo isso é considerado constrangimento. O que você deve fazer é denunicar a atitude da empresa no Procon de sua localidade

  24. Boa noite ,como posso proceder contra uma empresa que me liga todos os dias apos as 20hs enclusive sabados e domingos para cobrar ,

    agradeco desde ja .

  25. Ola, tenho um plano dentário no qual a fatura estava em debito automático. Porem debitaram valores a menor. E isso ocorreu durante o primeiro ano de vigência. No segundo cobraram os valores corretos. Porem recentemente mandaram uma carta informando que o plano foi cancelado por inadiplencia. Tendo em vista o erro administrativo . Eles podem me cobrar esses valores que descontaram a menor? O cancelamento é indevido. Mas e a cobrança?

    • Olá, Pamela

      Se foi a empresa que cobrou valores menores, eles não podem cancelar o contrato. A regra de cancelamento por inadimplência é se for acima de 60 dias, corridos ou não. Você deve procurar o Procon de sua localidade  para denunciar essa atitude da empresa

  26. Recebi de uma empresa de cobranca um e-mail com o titulo Notificação extrajudicial, dizendo que posso ter parte da minha renda confiscada e posso ter meus bens confiscados (imóveis, automóveis, etc) se não pagar até um determinado dia essa dívida, isso pra mim foi uma mensagem muito pertubadora, não consigo nem dormir direito nesses últimos dias, pois há mais de 10 anos atrás fiz algumas dívidas nessas grandes lojas de roupas, fiz aqueles cartões que eles nos induzem a fazer e quando vi meu salário já não pagava mais a dívida,  porém quanto tive condições, fui atrás de todas essas empresas e paguei minhas dívidas, mas pode ser que uma ou outra tenha ficado, pois meu nome não se encontra mais no SERASA então não consigo saber se estou ou não devendo. A questão é que essa empresa esta me cobrando, mas não me passou nenhuma informação de valor, e nem os dados do credor, só deixou um número de telefone, que é de outro estado.  Não liguei, pois não sei do que se trata, não posso gastar com isso e nem quero que fiquem com o meu número de telefone registrado, somente retornei o e-mail pedindo os dados cadastrais da empresa de cobrança e do credor, também quero ser informado do valor. Então eu gostaria de saber como proceder diante dessa situção, pois recetemente perdi meu emprego e uma das únicas coisas que me deixava mais tranquilo era o fato de não ter dividas e agora recebo uma informacao dessas, que posso ter até meus bens confiscados a mando de um Juiz.

    Grato pela atenção.

    Marcelo

    • Olá, Marcelo

      Provavelmente, a empresa de cobrança vai entrar novamente em contato com você. Aí tenta pegar todos os detalhes para realizar o pagamento. Só uma coisa: cobrança extrajudicial não é feito pela Justiça e sim por uma empresa cobradora. Só poderão fazer algo mais drástico se fizerem a cobrança por meio da Justiça

  27. Olá, meu marido negociou com o banco sua dívida e está pagando o acordo, porém meu nome tem restrições. Temos uma empresa em sociedade com um conhecido e ele tem outra empresa com um terceiro. Este terceiro foi comprar um veículo e não aprovaram seu crédito por conta do meu marido. Isso pode ser feito? Essa atitude nos constrangeu e também frustrou a outra parte que foi impedida de adquirir o bem. 

    • Olá, Andressa

      Se ele renegociou  a dívida, o nome dele tem de sair dos cadastros de restrição ao crédito. Isso porque a dívida não etá mais em atraso. Vocês podem verificar na Serasa ou no SCPC para verificarem se se o nome dele está registrado lá e se é em razão dessa dívida renegociada. Se for, devem pedir para a empresa retirar seu nome e, caso não o façam, pode entrar com ação no Procon de sua localidade ou no Juizado Especial

  28. Troquei meu plano numa operadora de celular, e no meio dessas greves do correio a fatura da ultima conta do plano antigo não chegou, porém eu sabia que ainda tinha algo para pagar. Quando eu liguei para pedir a segunda via a operadora disse que não existia nenhuma conta em aberto e nada constava no sistema, o que constava era o vencimento para o próximo mês e só. Portanto ela não podia passar a segunda via de uma conta que não existia. Passaram-se dois meses até que agora eles estão me ligando novamente por causa de uma "cobrança em aberto" que é esta conta que agora "apareceu" novamente no sistema deles. Eu inclusive já paguei dois meses seguintes. Eles podem me cobrar uma conta que quando eu fui atrás tinha "sumido" e agora "apareceu" de volta? Obrigada

    • olá, Beatriz

      Podem sim… se o débito está em aberto, eles têm o direito de cobrar, independentemente se voê pediu antes a fatura. 

  29. Boa noite, tenho um acordo judicial com a faculdade que estudava, pago todo mês certo, porém este mês n consegui o dinheiro para pagar e no boleto diz “acordo judicial, não receber após vencimento”. Se eu não pagar na data prevista o que pode acontecer?

    • Olá, Rudney

      A faculdade pode protestar o título e registrar seu nome na Serasa ou no SPC. Procure o credor e tente negociar este valor.

  30. Boa noite.tenho um financiamento de uma moto q está em atraso mas já paguei mais de 30 parcelas de 48 no total a financeira pode vender minha dívida para outra me cobrar?

    • Olá, Diego

      Se a moto foi apreendida, a financeira pode sim vender para cobrir sua dívida. Verifique apenas se o valor que ela for repassada cobre o que você deve. Se não, a empresa poderá ainda cobrar a diferença de você.

      Tente negociar sua dívida em patamares que você pode pagar.

      • Boa noite!

        Minha duvida sobre cobrança é a seguinte:

        trabalho com vendas e o setor de cobrança da empresa onde trabalho esta bloqueando alguns pedidos de clientes com hitoricode bons pagadores, com tititulos 

  31. Boa tarde!!!

    A minha empresa está com um debito em uma distribuidora,fiz um acordo inicial e paguei 4 parcelas e ficou um restante.A mesma me enviou um boleto numa data o qual n pude efetuar o pagamento e pedi para que se possivel colocasse numa nova data,isso foi feito só que a pessoa que repassou o boleto se diz advogado e me informou que o n pagamento deste boleto,n haveria mais acordo e a empresa colocaria em termo de falência.Gostaria de saber o que posso fazer.

    • Olá, Paula

      Você está numa sinuca de bico. Mas a empresa para a qual você deve está correta. Ela já negociou uma nova data, que você aceitou… Agora, você deve cumprir com sua parte.

      A única saída é tentar renegociar essa dívida em patamares que você pode pagar… Explica sua situação.

       

      • estou com o carne de uma loja em atraco por problemas financeiros a loja mandou um rapaz aqui na minha porta mim compra e depois mandou um advogado isso é certo

  32. Eleanderson Manhães on

    Olá… A BV negativou meu nome alegando que eu não paguei uma dívida no valor de R$ 1.533,72 referente a relação de consumo. Gostaria de saber o que essa relação de consumo significa, e se eles podem me negativar por isso?

  33. Maria Madalena Fernandes dos santos on

    Olá,fiz uma compra em uma loja e parcelei em 10 vezes, já paguei nove na última atrasei ,já comuniquem a loja que pode ficar tranqüila que vou pagar, pq se tivesse que sujar meu nome não teria pago nenhuma, mais mesmo assim eles ficam mandando funcionário cobrar na minha casa inclusive aos sábados no dia de descanso,gostaria de saber se esse procedimento está correto?

  34. Bom dia !!

    É correto, por exemplo, o titulo do cliente venceu dia 25 e ja no dia 26 iniciar a cobrança pelo cliente não ter pago ??

     

  35. Boa noite, tenho a seguinte situação : a pessoa possui 4 meses de inadimplência em uma escola , com 3 meses é retirado da turma erroneamente e colocada como inativo no sistema, durante agendamento de pagamento a mãe perguntou a quantidade de faltas da aluna e baseada no sistema foi informada que em até 2 meses já que não se possuia registro, esta mãe foi a escola e exige agora uma retratação financeira por parte da empresa, a equipe de cobranca e secretária chegaram a fazer contato com desculpas e mostrando a mãe o motivo de terem passado as faltas em erro, e até mesmo foi proposto uma nova forma de negociação para ambas partes chegarem a acordo, porém a mãe orientada por terceiros se manteve invicta na retratação financeira, o que fazer ou proceder, já que já houveram pedido de desculpa e até mesmo renegociação? Pode a mãe entrar com alguma alegação?

  36. Olá.
    Estou em débito com o banco Itaú a mais ou menos 55 dias, por dificuldades financeiras. Porém a mais ou menos 1 mês o banco em questão me liga todos os dias, várias vezes ao dia, isso eh um incômodo. Mas o pior eh que já ligaram para uma ex-colega de trabalho, pai, mãe, tia, e até o tio do meu esposo.
    Hoje na última ligação que recebi informei sobre essas ligações e a atendente me disse que esses números estão gravados em sistema pois em algum momento do meu relacionamento com o banco realizei recarga para esses números e nada poderá ser feito. Minha dúvida eh, o banco pode me expor dessa forma?
    Sei que tenho essa dívida e irei quita-la assim que possível, porém não quero que meus familiares saibam da pendência, e recebendo as ligações do banco todos estão sabendo e eu estou me sentindo constrangida.
    O que devo fazer nesse caso???

    Obrigada pela atenção.

  37. eu comprei materias de contruçao no nome do meu pai para fazer um quarto pra ele nos fundos da minha casa,mas ele foi embora pra casa do meu irmao e agora a loja esta cobrando a divida de mim porque  eu ascinei como tutora dele mas nao tenho como pagar mais a divida estou desempregada e eles vem na minha casa toda a hora me ameaçar dizendo que a policia vai envadir minha casa e quebrar a parede para retirar as portas e janelas eles podem fazer isso tomar tudo da minha casa.

  38. Ola, quando uma empresa envia a uma cobradora para efetuar a cobrança, é legal a a inclusão dos onorarios da cobradora na divida? 

     

  39. Vanessa de Andrade on

    Olá, comprei algumas peças (jóias) de um vendedor autónomo, não assinei nota nem me deu recibo algum quando paguei, já faz um tempo q estou devendo mais agora estou pagando no mês de novembro ainda paguei. Mais agora pedi um prazo de apenas uma semana até o dia 11/12 e ele disse q não e se eu não pagar agora no dia 6/12 ele quer as peças de volta. Mais eu dei de presente como vou pedir pra pessoa isso e constrangimento não?

  40. Ana Lucia Vital pereira on

    Ola! estou com meu nome no SPC porque fiz um inscrição de um cursinho vestibular, porem eu so fui dois messes de cursinho e foram pagos. Porem eles ficam me ligando e me cobrando um valor de 2336,40 tanto pelo celular quanto no whatssap gostaria de saber se isso e uma atitude legal? sendo que fui cancelar e eles falaram que td bem, como na epoca era leiga tinha 17 anos acreditei depois começaram a me cobrar e mandar cartas do SPC  e disse que vai protestar as notas promissorias.

     

    ateciosamente

  41. olá estou preocupada ,estou com uma divida com editora mundial ,mas não tem nenhuma negociação,agora recebo uma carta com papel grosso com conta na caixa para receber um valor total da divida para eu pagar com meu decimo terceiro salario e me ameaçou ate com a força policial usando uns artigos que não conheçoartigo:566,execução forçada

    591:pagar com bens futuros.

    662: força policial. o que fazer pode me ajudar? com urgencia !!!!

  42. Ola, comprei um valor x numa loja, paguei 90% do valor da divida e nao consegui pagar o restante ainda, passado 3 meses o proprierario veio em minha casa cobrar o dobro do valor total da divida alegando juros e materiais q foram pegos por terceiros em meu nome pois se tratava de uma construçao e o pedreiro buscava o material quando faltava, gostaria de saber se esta cobrança é legal sendo q nao recebi nenhuma nota fiscal e nem assinei nenhum documento para essa credora

  43. Boa noite,

    Tenho um cliente, de uma empresa, que tem um dívida para com a minha pousada, vai para 6 meses.

    Tenho tentado contatar a pessoa em causa, mas não tenho conseguido, pois não me atende o celular. Pela troca de mensagens que tem havido, promete que vai ligar para resolver a questão, mas nada disso acontece.

    Gostaria de saber qual a forma que tenho para que possa obrigar  a que seja liquidada a dívida em causa.

  44. Boa Tarde, tive uma divida que nem sabia no banco CEF, porem no meu cadastro do Boa Vista SPC uma empresa de cobrança OMNI colocou meu nome no spc serasa,nunca recebi uma ligação ou carta da CEF ou OMNI, a caixa vendeu minha divida, abri um chamado no site da CEF eles dizem que vender antes de cobrar é normal. Gostaria de saber como procede, só fiquei sabendo que sujou meu nome pq entrei no site do Boa Vista serasa…  nunca fui avisado..   Obrigado

  45. Contratamos um adivogado de defesa e este mesno fez uma deves a para duas pessoas em um mesmo papel do valor de 5,000 eu paguei minha parte e o adivogado quem q nois pague a outra sendo q a outra metade cabe a outra pessoa oq posso fazer pois já abriu ordem judicial de bloqueio de bens e a outra pessoa não tem nd mas eu sim tenho fez bloqueio na minha conta bancária e bao sei oq faser pois não quero pagar a dívida de outra pessoa

  46. Bom dia
    Minha dúvida é referente a um cartão de crédito, que vence todo dia 08 do mês, e nao efetuei o pagamento em novembro mandaram uma cartinha avisando que estariam incluindo meu nome no SPC junto com a fatura posterior que venceria no dia 08 de dezembro, paguei as duas no novembro e dezembro no dia 08 de dezembro mas meu nome já estava inserido no dia 06 as duas faturas isso é justo ? Não tinha vencida a de dezembro ainda
    Obrigada !

  47. Bom dia,

    Meu pai tinha uma movimentação bacaria com um determinado banco e o telefone e o endereço de correspondência que ele colocou foi o da minha avó (84 anos); sendo que o mesmo não reside lá mora em um interior e só vem uma vez por mês. Adquiriu uma divida junta a esse banco e o banco liga quase todos os dias cobrando, inclusive foi um gerente da conta dele lá em casa e minha avó já pela idade está desesperada, inclusive após as insistentes ligações e visita adoeceu pois a mesma não compra nada fiado, nem faz emprestimos é super controlada e está super aflita com essa situação incluseve até já adoeceu com essa situação.O que posso fazer?

  48. Tenho uma loja e um funcionário cobrou erroneamente um valor a mais dos produtos (R$ 49 a mais em crédito). O cliente ligou, aceitou retirar outros produtos porém no dia seguinte disse que queria o extorno. Porém a mesma só veio até a loja 1 semana depois e o extorno não foi possível.
    Devolvi em dinheiro para não ter confusão. Mas fiquei na dúvida ? Tenho que devolver valores cobrados erroneamente até quanto tempo depois ? E o cliente tem o direito da devolução em espécie sendo que pagou no crédito ? 

  49. Olá.
    Meu filho estudava em uma creche particular, e por um período eu passei por problemas pessoais e depois eu fiquei sem trabalhar, e não consegui pagar as mensalidades. Agora a dona da escolinha me colocou na justiça, porém ainda não estou trabalhando. Como funciona a parte de negociação, quando a justiça já foi acionada?
    Obrigada.

  50. Ola,

    Faco os pagamentos da mensalidade escolar sempre com antecedência para ter o desconto de 20%, porém no mês de dezembro a data do vencimento foi trocada e perdi o desconto, isso é legal? Posso ir no PROCON exigir o desconto habitual?

  51. jessica Bernarde on

    Olá..
    gostaria de saber até que ponto a empresa de cobrança pode querer saber o motivo que deixei de pagar a conta,por que recebi uma ligaçao e a atendente me deixou constrangida porque ela me questionou o que eu fiz com o dinheiro q eu recebi quando fui dispensada do emprego que nao paguei a conta?.
    Achei isso um absurdo e quero saber se posso procurar meus direitos

  52. Boa noite. Meu irmao é dentista e fez um procedimento em uma senhora de 80 anos e ela nao pagou ate o momento (passado 6 meses). Ha no ordenamento juridico algum impedimento quanto à impossibilidade de se mover acao contra uma pessoa dessa idade? Att. Desde ja agradeço.

  53. Ao contrário do que diz no post, as dívidas também prescrevem mesmo cobradas judicialmente. Quando a empresa entra com a cobrança no judiciário, o tempo de 5 anos começa a contar novamente, prescrevendo ao final de 5 anos. Com relação às pessoas que se aproveitam da lei para inadimplir, neste caso há má fé, dolo, pode até não pagar a dívida, mas pode incorrer em sanção penal (estelionato, ou outro crime).  

  54. Bom dia, a data de vencimento de uma divida minha com o banco era em 30/05/2011, porém meu nome foi incluido do serasa em 22/08/2015, o banco tem o direito a fazer isso??

  55. COMPREI UMA TV PARA MEU CUNHADO EM MEU CPF MAS O MESMO NÃO PAGOU AS PARCELAS DEVIDAS, CONSEQUENTEMENTE MEU NOME FOI PARA O SPC E MESMO APÓS      DOIS ANOS DE RESTRIÇÃO CONTINUO RECEBENDO COBRANÇAS NA PORTA QUERIA SABER SE É CORRETO OU NÃO, SENDO QUE JÁ ESTOU SENDO PENALIZADO POR NÃO PODER MAIS USAR MEU NOME EM COMPRAS FUTURAS?  

  56. Olá gostaria de esclarecer uma duvida.
    Quando fiz uma compra em uma loja por problemas financeiros essa divida não foi paga…Mas quando abri um o crediário eles me pediu 2numeros de pessoas para dar referência…Após algum tempo fui informada que a empresa ligou a elas para esta fazendo esta cobrança…isso é correto ?me senti constrangida…o que devo fazer em relação a loja…

  57. Olá bom dia
    Meio irmão tem um financiamento de um carro no nome de minha mãe, e atrasou a parcela de novembro.. hoje chegou uma notificação do Serasa, porém anotado um valor absurdo.. 70 milhões. Gostaria de saber se caberia um processo. Grata

    • Olá, Sabrina

      Provavelmente houve um erro na informação do valor. Se você quiser entrar com processo terá de provar que o lançamento no valor de R$ 70 milhões lhe causou algum dano financeiro ou moral. A Justiça já julgou processos por erro na anotação  e indeferiu o pedido do consumidor sob a justificativa de que pode haver erro na anotação. É melhor você pedir à Serasa que faça a correção

       

  58. Boa tarde, gostaria de saber o que fazer… tenho um carro financiado que está vencido uma prestação e uma empresa de cobranca me liga desde oitavo dia de vencido. Eu já informei que só poderei pagar no dia 15/01, e solicitei que colocasse no sistema a informação, pois, todos os dias eles me ligam me forçando a pagar na data que eles querem, no caso antes que o mês acabe. Informei novamente a minha indisponibildade para fazer o pagamento e mesmo assim fui ameacada de perder o desconto, além disso eles me ligam todos os dias, de domingo a domingo. Tenho tenho provas, eles dizem que a ligação é gravada e posso solicitar quando eu quiser. O que você me diria nesse caso?

    Grata.

    • Olá, Katia

      Se eles estão te cobrando em dias não permitidos pela legislação, você pode fazer uma denúncia no Procon e até entrar com ação no Juizado Especial Cível. 

  59. Ola Boa Tarde!
    gostaria de saber, que a partir de quantos dias pode cobrar juros apos a data de vencimento? Se é permetido cobrar juros o dia após data de vencimento

  60. ola boa noite vendo roupas,tenho várias lientes em atrasso,mas mesmo assim quando ligo,mando msg,via waths ou facebook tudo no pirvado ninguém me responde se vou na casa nunca estão,tipo sumiram,então posso ir cobrar no local de trabalho desde que eu seja discreta e chame a pessoa para conversar.obrigado

    • Rita

      O consumidor não pode ser cobrado em seu ambiente de trabalho, mesmo que seja de forma discreta. A partir do momento em que você for até o local, alguém pode identificar que você está cobrando. Se a pessoa cobrada quiser, poderá te processar 

  61. Olá para todos….
    Há quinze dias recebi um aviso da Serasa me informando que o meu nome seria negativado a pedido do cartão Hipercard por uma dívida….. pasmem o valor R$ 22.684.765,44(vinte e dois milhões,seiscentos e oitenta e quatro mil, setecentos e sessenta e cinco reais e quarenta e quatro centavos.
    Detalhe: o limite do meu cartão é de R$ 1.200,00.
    Até há poucos dias essa dívida também constava no da Serasa na parte LIMPE SEU NOME, mas agora pelo menos não aparece mais, não tenho débito em atraso.
    Mesmo que eles não me negative cabe algum reparo?
    Obrigado.

  62. O boleto de vencimento do meu condomínio após 30 dias do vencimento vai para uma empresa advocaticia de cobrança, porém desde o dia 22/12 estou tentando fazer o pagamento e a empresa está fechada de recesso e só retorna em 07/01. Ela poderá cobrar juros sob esses dias em que está de recesso?

    • Luciene

      Não deveria. Você tentou pagar e não conseguiu. Se você tiver como provar que tentou efetuar o pagamento, pode negociar com eles. Agora, se eles avisaram que estariam fechados neste período, era de seu conhecimento que não adiantaria tentar fazer o pagamento e aí, terá de negociar com eles

  63. Boa tarde! gostaria de saber se e verdade que tem uma lei para o inadimplente que esta devendo, por exemblo as faturas dos mêses de janeiro a outubro, não pagou nenhuma e a empresa manda um novo boelto a parti de novembro que ele vai pagando normalmente, as que ele não pagou estão invalidas, porque ele pagou estas ultimas?

     

    • Olá, Edna

       

      Isso não existe. As parcelas que ficaram sem quitação serão cobradas independentemente da continuidade do pagamento das próximas faturas

  64. Ha 12 anos,que fiquei com un débito pendente na Loja C&A,e mesmo depois de todo esse tempo,recebi uma cobrança com ameaça de penhora de bens.
    O que posso fazer de imediato?
    Obrigada.

  65. Ola, eu tinha uma pendência no meu cartao de aproximadamente 400 reais provenientes de taxas e juros acumulados pelo atraso da fatura então desde 05/2011 não recebi mais a fatura…até ontem onde chegou uma carta do Serasa cobrando o absurdo de 59 mil reais. E ai?

  66. Olá, sou lojista e devido essa grande crise financeira acabei investindo em muitas mercadorias e não obtive retorno nas vendas. Porém não consegui quitar meus débitos e fiquei em dívida com meus fornecedores. Sim eu quero pagar, até porque sou lojista e não gosto que fiquem me devendo porque fico no prejuízo. Mas acontece que o credor passou para um escritório de cobrança a dívida, sendo que eles só aceitam fazer o acordo em 4 ou 5 vezes e em valores bem altos. Faço minhas propostas e não aceitam, pois não tenho como pagar da forma que eles querem receber no momento. Recebo várias ligações por dia, no trabalho, celular, casa, email….e agora um email comunicando que estão entrando cobrança judicial em 24hs, isso é correto? 

    • Olá, Lívia

      É, infelizmente….. O credor tem direito a usar, dentro dos limites da lei, as ferramentas possíveis para cobrar. Na cobrança judicial, os valores vão subir mais ainda, por isso é bom você tentar fazer algo para quitar esta dívida

  67. Boa Noite,Feliz 2016.
    Bora saber. Tenho um consórcio de Imóvel já contemplado a tempo com 94% já pago restando 4 parcelas, o que ocorre é que sempre venho pagando em atraso, mas com boleto do Banco com os Juros normais, agora está acontecendo que tenho recebido ligação de uma agência cobradora dizendo que tenho que após 5 dias do atraso pagar boleto deles e que o original do banco não seria aceito, mesmo assim continuo pagando o boleto do banco pois se fosse o deles o aumento é abusivo, e o boleto é aceito normalmente, agora falaram que terei mesmo que no fim do consórcio para transferir o Imóvel a mim terei que pagar os custos desse cobrador, porém o banco nao ligou nem enviou nada a respeito disso só a agência cobradora que não escolhe hora pra ligar cobrando, gostam principalmente do horário de almoço. Acha que pode acontecer de ao fim do contrato isso ocorrer??

    • Olá, Kennedy

      O artigo 51, inciso XII, do Código de Defesa do Consumidor, proíbe a trasferência dos custos de cobrança ao consumidor. Neste caso, você pode procurar o Procon de sua localidade para reclamar da empresa.

      Quanto aos juros cobrados por atraso no pagamento também podem ser contestados no Procon, que irá refazer o cálculo para verificar se está sendo cobrado corretamente

  68. Olá
    Estou com uma duvida,

    Fiz um emprestimo com o banco Itaú,
    Passaram se 2 meses e não efetuei o pagamento das parcelas,
    Esse mes iria fazer o acerto das duas,

    Mas recebi uma carta informando que se em 10 dias eu não pagasse o valor das parcelas
    teria o meu nome incluso no SPC, porem o valor esta absurdamente alto

     

    Minha divida não passa de 800,00 e foi me cobrado 340 mil reais,

    Se o meu nome for incluso com esse valor, posso exigir danos morais??

    • Olá, Ton… é melhor você procurar o banco e pedir que ele faça a correção nos valores informados ao SPC e aproveite para negociar seu débito

  69. Olá! Boa tarde!

    Recebi hoje duas cartas do SCPC, dizendo que foi incluso em meu nome as dividas de 81.280,37 e o 3.104.321,91. Liguei no banco para confirmar os numeros de documento e a moça disse que os numeros dos documentos estão corretos mas os valores respectivos e verdadeiros são 1.123,35 e 4.331,78. O que devo fazer com esse absurdo?

  70. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu esposo fez um empréstimo para o pai dele e o mesmo só pagou duas parcelas há cinco anos atrás. Ele fez uma consulta no SPC e SERASA e constava uma restrição no valor de 30, 64, ele foi ao banco e constava o valor de quase nove mil reais . Por que no SPC consta 30,64 e no banco outro valor? Pode me tirar essa dúvida é se ele para o valor q consta no SPC o nome dele fica limpo?

    • Olá, Celma

      No SPC consta o valor da dívida original. No Banco, o valor é atualizado.. Você terá de negociar esse valor com o banco para quitar esta dívida. O banco não irá receber somente o valor4lançado no SPC

  71. sheila cristina on

    Oi Boa Tarde, 

     

    Tenho uma duvida

     

    Passei um cheque com que deveria ser pago dia , 08/12/2015, porem nao tive  como pagar, pois estou desempregada, informei o estabelicemneto que assim que possivel iria tentar arcar, porem eles passaram para o TELECHEQUE, e acontece, que tem uma rapaz  desse telecheque, que liga umas 10 x, no dia no meu celular, e quando nao consegue liga na minha sogra, que foi o tel de referencia que deixei, tipo 07:59 da manha, e 18:30, da noite, varias vezes ao dia, ,….Hj em especifico foi a gota, chinguei e disse para ligar no meu celular, nao na casa da minha sogra…Mas ele disse que iria ligar quantass x, fosse nescessario, onde for ate eu pagar, ISSO É CERTO, que lei posso falar pra ele quando ele ligar, e o que pegar de informação para entrar com uma ação contra a empres…Aguardo Obrigada

    • Sheila

       

      A lei é o Código de Defesa do Consumidor, artigo 42, que diz que o consumidor não pode ser exposto. Veja tambémj http://www.consumoempauta.com.br/pedir-a-gravacao-da-cobranca-de-dividas/

  72. Bom Dia!

    recebi ontem no dia 06/01/2016 a cobrança do meu aluguel e junto com ele estava a cobrança do seguro incêndio,sendo que a data de vencimento é pro dia 10/01/2016 não recebi nenhum aviso previo de que teria essa cobrança e que a tal seria   com o vencimento em menos de 5 dias.não me programei pra isso tentei negociar com a imobiliaria sobre dividir e mudar a data mais foram rigirosos e mau educados não me dando opções.

    Eles podem fazer isso ? me mandar uma cobrança sem aviso previo na qual falta 5 dias pra pagar ??

    • Ola´, Caroline

      Procure o síndico de seu prédio e peça explicações do porquê não houve aviso sobre essa cobrança adicional. Mas, infelizmente, não há muito a se fazer. Você terá de pagar. Tente tamb[em com o síndico a possibilidade de adiar o pagamento ou dividir o valor

  73. Boa tarde, estou sendo cobrada pela financeira Atlantico por uma divída no cartão de um determinado supermercado.A divída foi contraída em 2006, no caso já expirou, só que a financeira continua me cobrando por email, chega me mandar até 4 emails em um dia e me mandou um arquivo dizendo que meu nome foi colocado em cartório.O que devo fazer?

    • Adriana

      Dívida não expira….O que expira é o nome nas listas de inadimplência, como Serasa e SPC.

      Veja isso: 

      As regras de temporalidade (ou prescrição) estão definidas no artigo 206, parágrafo 5º do Novo Código Civil – “prescreve em 5 anos a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular”. Nesse item é bom ficar atento que a empresa pode cobrar a dívida judicialmente e, a partir do momento em que entra com cobrança judicial, a dívida não caduca mais, mesmo que o tempo para a conclusão do processo seja maior que o da prescrição do débito.

       

  74. Minha companheira ficou devendo algumas parcelas de uma compra numa loja. Essa loja descobriu meu facebook e ficou mandando vários recados de cobrança pra ela, e enquanto era inbox eu repassava os recados, e não me incomodava. Ocorre que cada dias os recados foram ficando mais malcriados pra mim, e teve um dia até que postaram numa postagem minha, de forma pública, e aí eu já achei um absurdo. Dei um print na postagem, imprimi e guardei comigo. Feito isso, pedi a conta jurídica da empresa pra eu fazer o pagamento. Fiz os depósitos e agora quero saber como devo proceder para acionar essa empresa, com todos os rigores da lei, pois fui verificar todas a irregularidades que estavam cometendo, e achei absurdo.

    1. Me cobraram de forma agressiva, uma conta que eu não fiz, ou seja. Não tem como provar que eu comprei nada, pois sequer sou casado legalmente. e realmente não sabia, autorizei, ou participei da compra.

    2. Também mandaram mensagem de cobrança pra minha filha no facebook, que também não sabia de nada. E detalhe, ela é menor de idade..

    • Olá, Rubens

      A base legal é o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor. Com as provas que você diz que guardou, procure o Juizado Especial Cível

  75. Olá. Tenho uma dívida com cartão de crédito. Liguei pra empresa pra negociar e disseram que passaram a dívida para outra empresa. Liguei para a empresa que comprou a dívida, mas o valor para negociar é 5x maior que a dívida original e fica insustentável até o parcelamento sem juros. A partir de 12 meses de parcelamento, cobram 2% de juros ao mês. Gostaria de saber se podem cobrar este valor exorbitante e se é verdade que a empresa que comprou minha dívida pode me inscrever no Serasa.

    • Olá, Cleiton

      Sua dívida pode sim ser inscrita na Serasa…. Verifique no site da Serasa ou da Boa Vista se a empresaq que você está inadimplente não tem um acordo para renegociação de dívidas e tente fazer por lá. às vezes é mais vantajoso

  76. juvenal alvarenga on

    tenho um credito imobiliario, com banco bradesco que estou inadimplente a 9meses,

    recebo emails de cobranca e aviso de acao judicial do escritoio de cobranca paschoalotto.

    o problema é que estes emails e sms tb sao copiados a terceiros, familiares (irmaos) sendo que nunca e em nenhum cadastro que fiz com o banco ou com o escritorio mencionei tais meios de contato.

    como se nao bastasse o constrangimento de estar devendo e o constrangimento de estar sendo ameacado de perder a casa, agora tenho tambem que lidar com o constrangimento junto a familia que agora acompanha minha situacao financeira.

    escrevi um email ao escritorio de cobranca pedindo que retirasse do cadastro meu este endereco de email e cel. me responderam que ja procedeu a retirada e que estes meios de contato consta no cadastro deles desde jan de 2011 qdo passei a ter dificuldade com o credito imobiliario, ms que venho honrando do jeito que posso.

    queria saber:

    1- caracteriza quebra de sigilo bancario

    2- poderia entrar com uma acao contra o banco e o escritorio

    3- poderia ser indenizado

    4- qoque preciso fazer e quais serao meis passos pra buscar uma indenizacao pelo constrangimento e exposicao ao menos?

    • Olá, Juvenal

      Pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, o inadimplente não pode ser exposto. Se você tem como provar que a empresa está enviando para familiares sua condição de inadimplência, deve procurar o Procon de sua localidade para orientações e até o Juizado Especial Cível para abrir uma ação.

  77. Prezados,

    Em 2004, tive um momento dificil na minha vida, utilizar todas as formas de crédito possível na minha conta, cheques etc etc

    Hoje recebi uma mensagem em um telefone o qual não tinha na época pedindo para entrar em contato dizendo que teria uma ação judicial.

    entrei em contato o mesmo foi muito rispido dizendo que entraria com uma ação monitória contra a minha pessoa cobrando tudo que eu devia ao banco.

    Isso é possível ? o que devo fazer? estou perdido e desesperado.. em relação a isso.

     

    • Olá, Paulo

      Segundo o Código de Processo Civil: 

      Art. 1.102.a – A ação monitória compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungível ou de determinado bem móvel. 

      Ela é usada para cobrar cheques ou outros títulos (nota promissória, duplicata, etc) prescritos. 

      Mas só cabe se houver prova do negócio que gerou o título. Por exemplo, no caso de cheques, só se tiver um documento (contrato, etc) que diga porque aquele cheque foi dado (nota fiscal de compra, por exemplo, onde consta os dados do cheque). 

      Mesmo assim, o prazo para entrar com a ação monitória é de 5 anos a contar da data de vencimento (data em que deveria ser pago) do título (cheque, nota promissória, duplicata, etc). 

       

  78. A Real Juridica tem me ligado incansavelmente no meu celular e no telefone fixo da Empresa em que trabalho e estou passando por um constrangimento enorme pois quando não é eu que atendo eles ficam mudo e não falam nada, me ligam no final de semana e todos os dias de semana nos horários mais inconvenientes possiveis, gostaria de saber que ação posso tomar contra essa Empresa?

     

    • Olá, Roberto

      Faça denúncia no Procon de sua localidade. Eles têm de respeitar o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor

  79. boa noite gostaria de sabe  se é legal o que fizeram a operadora claro , fiz um plano  no nome da minha mãe para usar a internet. só que depois por dificuldades financeiras informaram que só cancelava o plano se pagasse e só a titular , porque eu estava com uma fatura em aberto tudo bem , fiquei com raiva e disse que iriam ter que cancelar deu  um mes eu ja estav desebailitada e depois uns 3 meses por ai veio cbrando 4 meses de plano nossa fiquei suspresa porque achei no momento que desabilitasse eu não tinha acesso não tinha que cobrar mais  , mas tudo bem liguei informaram que esta certo cobrar e disseram para esperar que iria um boleto para   fazer acordo  , esperei, e veio o  acordo pagando  em 6 ou vezes  eu pagaria a entrada e ficava dando uma valor de  57 reais fiz isso,e informava que a ultima era isenta , gratis pagando antes do vencimento essa ultima era para o dia 11 de 2013 paguei ate outubro e  não veio mais nadade cobranaça ,  eu acreditando no acordo que seria isenta não liguei deixei  pra lá,  porem minha mãe na sexta feira disse que foi no spc serasa e estava seu nome sujo com dividas da claro de 99, 00 e alguns centavos, valor de  4x  de 99,00 ano de  2011 outro de 64,00 não sei de que e outro valor de  57,00  de 11\2013 lembro que foi do acordo de  faturas de 2011  , o pior de tudo que paguei e não guardei nada de boletos e hoje to pasma de tanta cobrança o que faço.

  80. Boa noite! Paguei um boleto da faculdade em março de 2015 e não guardei o comprovante, em dezembro eu recebi uma ligação me cobrando ou seja depois de 9 mêses, e no sistema não tinha débito logo após a ligação apareceu o boleto, sem contar que fui varias vezes no setor fianceiro para pagar a dos outros meses e nunca foi feita essa cobrança, e a minha grade vai ser aberta e não vou poder puxar as matérias por conta desse equívoco e provavelmente não poderei cursa o 5° período se não pagar.Eu sou obrigada a mostrar o comprovante de pagamento para que o seja excluído o débito?

    • Olá, Érika

      Esse tipo de comprovante tem de ser guardado por um período. Se você pagou com cheque ou débito em conta corrente, pode usar esses documentos como comprovantes.

    • Wagner

      Pelo Código de Defesa do Consumidor, nenhum credor pode fazer cobrança em horários de desconso ou de lazer do inadimplente. Faça uma denúncia no Procon de sua localidade

  81. Uma loja de material de construção está me cobrando uma dívida na justiça só q a loja n tem meu cpf,isso é legal ,e abusaram do juros
    Eu sou autônomo ,como devo agir em meio a essa situação.desde de já agradeço e aguardo resposta. .

    • Olá, Silvio

      Se você está devendo, a empresa tem o direito de cobrar. Não é proque eles não teêm seu CPF que vão deixar de tentar receber o que você está devendo. Entre em contato com eles e tente negociar esta dívida

  82. Boa tarde!

    Sou pessoa jurídica e por uns problemas não pude quitar minha dívida com a empresa fornecedora,o valor é de R$:3,050 e recebi um email dia 14/01/2016 no qual dizia para efertuar o pagamento do boleto no valor de R$:12,520 até o dia 15/01/2016 caso contrário irão entrar com advogado para o procedimento judicial.O que faço,estou desesperada.

    • Olá, Adrielly

      O valor que está sendo conbrado depende do tempo em que você está devendo. Sobre o valor da dívida são incluídos juros e correção monetária pelo tempo de atraso. A empresa credora tem o direito de fazer a cobrança de valor não pago e até fazê-la por meio judicial. Procure a empresa e tente negociar este pagamento.

    • Olá, Daniel

      A inscrição é referente a data da parcela que está em atraso. Se você já pagou as outras, não podem negativar com a data da compra

  83. Um guarda roupas foi comprado, mas devido a alguns imprevistos fiquei sem pagar algumas parcelas, e o dono da loja foi na minha casa para levar o guarda roupas informando que eu só posso tirar depois que pagar o restante da divida, me senti constrangida isso pode?

    • Olá, Veldja

      Se não foi pago, o credor pode te cobrar de outras formas, como enviando seu nome para Serasa e SPC, protestando o valor, etc.Constrangimento em cobrança só existe se ele fez isso na frente de outras pessoas, aí você pode abrir processo por danos morais no Juizado Especial Cível

  84. Olá, boa tarde

    eu tenho uma dívida com mais de 5 anos em atraso, sou prestador de serviços e não sei como descobriram o email de um cliente meu, e enviaram um email me cobrando para esse meu cliente que não tem nada a ver comigo. O mesmo não gostou e me enviou a cópia do email. Nesse caso eu tenho direito e entrar com uma ação? Pois eles me expuseram contra um terceiro e o pior um cliente meu.

    • Olá, Elton

      Tem sim direito a entra com ação por danos morais. Se o valor for inferior a 20 salários mínimos, procure o Juizado Especial Cível. Se o valor for entre 20 e 40 salários mínimos, também pode acessar o Juizado Especial, mas aí precisará de advogado

  85. Boa tarde, assinei um combo com uma operadora de tv e internet, instalação feita no dia 31/12/2015 com primeira fatura para o dia 10/02/2016. Desde a data de início que recebo na tv um informativo de que minha conexão será interrompida por falta de pagamento. Liguei 5x para a empresa, que admite não haver débitos, mas que não consegue apagar a mensagem. A tal mensagem me causa constrangimento, pois não devo. Quais providências posso tomar com relação a isso? Obrigada

    • Olá, Elaine

      Se a empresa está realizando cobrança indevidamente, você pode processá-la por danos morais. Para tanto, deve procurar o Juizado Especial e grave uma das conversas de cobrança para ter prova

  86. Ola Efetuei uma compra no cartão de mercado (não é credenciado a banco é de financeira propria) da minha regiao mais menos 3 meses atras, e por mtivo de doença nao pude paga,mais quero negociar e eles estao me ligando dizendo que o valor de 300,00 hj esta em 800,00 eles informaram que o juros é de 18% pedi para dar um desconto para que eu possa negociar eles me falaram que o desconto eles só concedem se eu fizer pagamento a vista e a mocinha que ligou ainda falou vc esta em atraso e ainda quer desconto? Eu disse sim claro porque me interssa pagar. Esse juros de 18 pode ser cobrado?

  87. tenho uma duvida muito grande, estudava em uma universsidade e por motivos de trabalho não pude terminar o semestre, porem esqueci de trancar a matricula,eu só havia estudado os 2 primeiros meses daquele periodo e minha universsidade me cobrou os 4 restantes mesmo eu não tendo estudado e nem se quer ter feito as provas, ja tranquei a matricula, estou na briga com eles pois ao meu ver só me devem cobrar os meses que estudei

    • Olá, Cayque

      A universidade irá fazer a cobrança até o momento em que você fizer o trancamento da matrícula ou informar sobre a desistência do curso. Mesmo que você não tenha feito nada, ainda estava matriculado para a escola.

      Procure o Procon de sua localidade para ver se consegue negociar essa dívida

  88. Boa tarde!
    Estou pagando um apartamento na planta (não o recebi ainda) e, antes da parcela final de reforço vencer, negociei com a construtora para pagar parte dessa parcela; o restante seria transferido para o financiamento na entrega. Dei autorização para a construtora adicionar essa negociação no contrato (minuta), porém, por algum motivo, a empresa não o fez. A dívida venceu e logo em seguida (questão de dias) foi para um escritório de cobrança. A construtora não quer me atender e há registrado no sistema deles informações falsas do tipo "cliente se nega a pagar a renegociação". O que eu me nego (e foi o que eu disse à construtora) é pagar a terceiros por um produto que ainda não recebi, pois certamente fazer uma negociação com uma agência de cobrança não é de graça. Tenho o direito de não pagar a terceiros por um produto que ainda não recebi? Muito obrigado!

    • Olá, Igor

      A questão não é pagar a terceiros o que você ainda não recebeu. Há um contrato de compra do apartamento na planta e uma data para ser entregue. Você se comrpometeu a fazer os pagamentos neste contrato.

      O que pode ser questionado é o fato de ter feito um acordo com eles e este não ter sido cumprido pela construtora. Procure o Procon e sua localidade para questionar a empresa de forma legal pelo não cumprimento do acordo

  89. Chegou uma conta pra mim no momento me encontro desempregada não tenho condições financeira pra pagar faz 5 anos que não consigo nada a empresa mandou uma carta que se eu não paga vai tomar providências judiciais no código civil essa dívida faz 5 anos o valor é 700,00 reais meu deus tão me ameaçando oque eu faço

    • Olá, Sandra

      Tenta negociar com a empresa o pagamento dessa dívida. Veja se tem algo que possa vender para levantar dinheiro e pagar esse débito. A empresa pode entrar com cobrança judicial e aí será mais complicado, porque não será possível negociar o valor.

  90. Boa tarde… Fiz uma compra nas condições de 50% de entrada + 50 % no ato da entrega.

    Porém não recebi a mercadoria e não estou conseguindo a devolução do dinheiro da entrada. 

    Detalhe eu tenho apenas um recibo do valor da entrada assinada pelo vendedor.

    É possível eu cobrar judicialmente apenas com esse recibo?

    Obrigado. 

  91. Ola trabalho numa loja da claro queesta sempre cheia e tenho uma divida que nao consegui pagar pois estava gravida e com risco de perda precisei tomar remédio para segurar minha bebe e era caro tentei negociar com a dona da loja que ia quase todo dia no meu trabalho eu atendendo e ela mesmo assim me cobrava de eu pagar ela no meu décimo ela disseque nao ppdia fazer mais nada ai eu estava no hospital e ela me cobrando todos os dias q eu estava internada ela pos em pequenas causas mas tentei. Negociar com ela o que eu faço agora?

  92. Ola Boa noite, por gentileza tenho que fazer um acerto de uma divida de anos atras, uns nove anos atras, a financeira já me colocou no serasa mais de duas vezes, gostaria de saber como faço para poder saber os valores e se posso pagar em juizo essa divida?

    • Olá, Madalena

      Porcure o Procon de sua localidade que eles fazem o cálculo dos juros. Para pagar em juízo, você deve procurar o Juizado Especial Cível

  93. Olá. Tenho uma duvida URGENTE

    O nome do menor (17 anos) pode ser incluso no spc/serasa após ter ficado maior de idade, tendo em vista que o débito e assinatura do contrato foi feito quando era menor ?
    Obs: No contrato do curso só tem a assinatura do menor.

    Aguardo resposta!

    Obrigada, parabéns pelo trabalho.

    • Oá, Renata… Boa pergunta.

      Quando menor ele não pode ser incluído em cadastros de inadimplentes. Vamos verificar se ganhando a maioridade, pode ser colocado com uma dívida feita quando ainda era menor.

      É considerado relativamente incapaz menor de 16 anos (art.4º, I, do Código Civil). Ao celebrar um negócio jurídico (como um contrato de crédito), deve haver a assintura dos responsáveis (art. 1634, V, do Código Civil).

      A falta da assinatura dos pais não invalida automaticamente a contratação, mas pode ser anulado. Para tanto, deve-se procurar o Juizado Especial Cível.

       

       

  94. Bom Dia. 

    Meu namorado, twm uma conta em atraso no via credi, faz 4 meses, por via do cartão de credito. E veio uma carta judicial para ele, que ele deve quitar a divida em até 5 dias. Gostaria de saber se pode ser feito isso, e o que deve ser feito 

    Obrigada 

    • Olá, Bruna

      A empresa credora pode cobrar judicialmente uma dívida. Ele pode conversar com a empresa e até procurar o Procon da localidade me que mora para verificar o cálculo de juros.

  95. tenho um apartamento e estou alugando o mesmo, porém o sindico tem abordado as pessoas que procuram o apartamento para alugar e menciona que eles podem até alugar, mas não permitirá a entrada pois a unidade está em débito com as taxas condominiais. Ele diz que é procedimento aprovado em assembleia e consta na convenção do condominio pedir o "Nada Consta" da unidade. É possível isso?

    • Olá, Vando

      O que é decidido em assembléia de condomínio não pode infringir leis maiores. Neste caso, o que vale é o Código de Defesa do Consumidor, que determina em seu artigo 42 que nenhum devedor pode ser exposto. Se há débito condominial, só o dono do apartamento pode ser cobrado. Esse é o caso de polícia…. Pode-se registrar Boletim de Ocorrência na delegacia

  96. Boa tarde ! 

     

    tem uma empresa que fechou aqui em salvador onde ficou inadiplente, onde a matriz é em sao paulo mando e-mail, ligo e não tenho reposta sendo assim posso escrever no site dela como reclamação ja que por outros meios nao estou tendo sucesso ?

    • Olá, Neide

      Se houve um espaço para escrever no site, faça isso… Desde que a mensagem seja fechada, ou seja, outras pessoas não tenham acesso ao que está escrito

    • boa tarde,meu nome esta no spc e minha divida esta no valor  de 196,00 fui na loja pagar e a moça falou q devo 600,00 e eu falei q e 196,00 o valor  mas ela falou q era juros .a minha duvida e  qual o valor q tenho q pagar 

      • Olá, Danielle

        Provavelmente, a empresa está cobrando juros e multa do tempo em que este valor está em aberto. Para ter certeza de quanto é a multa e os juros, procure o Procon de sua localidade, leve todos os documentos, que ele fazem o cálculo

  97. Boa tarde

    Como posso me defender da cobrança de boletos com serviços que não contratei? N]ão reconheço o numero da nota fiscal que esta indicando no boleto. A empresa que esta cobrando deve provar o que esta cobrando? 

    • Olá, Inajara

      Sim. Cabe à empresa provar do que se trata essa cobrança. Se não conseguir diretamente com a empresa, procure o Procon

  98. Boa  tarde fiz uma acordo no banco parcelei um divida em 20 X Paguei 18 parcelas me atrasei e agendei  pagamento no banco p dia 20/01 lporem quando fui pagar a conta eles cancelaram o contrato dia 15 sem me comuicar, liguei la eles disseram que o banco cancelou automaticamente pois estava atrasada. estou indignada pois eu agendeio pagamento ou seja eu nao deixei de avisar o banco eu sempre tive boa fe em pagar resumindo a divida voltou c mesmo valor nao sei o que fazer pois ja liguei la e ja fui no banco e eles querem cobrar a divida triplicada o valor fui no procon mas eles nao ajudam em nada me ajude por favor o que eu faco? quero pagar somente o valor que restava q erestava somente 2 parcelas p eu pagar o que eu faco?

  99. Olá!Comprei um carro financiado,sempre paguei no dia certo.Mas há um mês atrás paguei atrasado pq perdi o trabalho e comecei em outro ai não deu pra pagar na data especificada,mas pago o juros como pedem.            Mas a financeira liga várias vezes ao dia até que não me importo,mas eles mandam torpedos no mumero de celular da minha mãe cobrando e falando que vai aprender o veiculo,minha mãe é doente e fica preocupada ela não é financiadora do meu veiculo,mas eles fazem com que ela se preocupe e fique passando mal.Eles podem agir dessa forma?Se não podem o que fazer?Isso é constrangedor,porque eu pago atrassado mas não estou devendo eles.

    • Zack

      Eles não podem enviar torpedo avisando sobre o débito para terceiros. Só para você. Você pode denunciar a empresa na delegacia de polícia, no Procon e até entrar com processo no Juizado Especial por dano moral

  100. Consumidor Anônimo on

    Bom dia.

    Tenho uma divida com uma agência franqueada dos correios, sempre paguei tudo certo de 15 em 15 dias. Mas nos dois últimos faturamentos tive problemas financeiros e não pude pagar e estou esperando entrar valores para pagar assim que possível. Já expliquei isso a gerente mas ela insiste em me ligar para cobrar e como eu ja nem sei oq dizer nem consigo atender mais.

    Ela envia gente na porta de casa para me cobrar verbalmente sendo costrangedor pois as vezes tenho até visita em casa.

    Isso pode? Me sinto mal com isso, pois mandar o entregador deles sem nenhum preparo me cobrar me deixa numa tremenda saia justa e sei que não tenho mais cara de ir lá pois provavelmente já me expôs para todos os funcionários da agência.

    O que posso fazer nesse caso? 

    Falei com ela que iria pagar…até mesmo a menos de um mês atrás paguei 1/5 da dívida e disse que só não podia prometer data porque eu realmente n tinha previsão exata no meu orçamento.

    • Olá,

      Se a cobrança está descumprindo o que determina o Código de Defesa do Consumidor, você deve registrar denúncia no Procon ou na delegacia de polícia

  101. Boa tarde, tenho um financiamento com a BV, com uma prestação em atraso, porém tenho sido importunada após dez dias de atraso, com várias ligações no meu horario de trabalho, sem contar que eles não me enviaram a cópia do contrato como o combinado, o que eu posso fazer com todo esse trantorno?

    • Olá. Gê

       

      O caminho é denunciar a empresa na delegacia de polícia ou no Procon. Mesmo com 10 dias de atraso, há o direito de a emrpesa cobrar, mas deve ser feita a cobrança conforme determina o Código de Defesa do Consumidor;

       

  102. Rosimeire ap. dos reis on

    Minha conta de telefone está com 20 dias de atraso.

    falei para pessoa que esta me cobrando que vou efetuar o pagamento daqui 08 dias 

    Mas mesmo assim ficam me ligando.

    Isso pode 

    • Olá, Rosimeire

      A empresa pode te cobrar dentro das condições estabelecidas em lei, ou sjea, fora do ambiente do trabalho e não no horário de lazer ou de descanso. Isso mesmo que você já tenha informado que irá fazer o pagamento em tal data.

  103. Tenho uma duvida eu tenho net em casa estou com uma atrazada e uma a vencer fui pagar a parcela atrazada e me informaram que tenho que pagar somente no banco bradesco fui ate o banco e o codigo de barras não batia e liguei de novo para net e me informaram que se eu pagar nas casas lotericas terei que esperar cinco dias pra restabelecer o sinal quero cancelar e eles me disseram que eu tenho que esperar 12 meses para cancelar o contrato 

    • Lauro

      Se o código de barras não foi lido pelo leitor óptico, está com algum problema. Peça uma segunda via do boleto à NET para que voc~e possa fazer o pagamento no Bradesco. Quanto a esperar 12 meses para cancelar o contrato, precisa ver se você adquiriu a assinatura com alguma vantagem. Aí, você fica preso à empresa conforme o tempo definido no contrato ou terá de pagar multa rescisória. Quanto a esta situação, você pode procurar o Procon para tentar te ajudar no cancelamento

  104. Boa noite minha esposa compra em loja de roupa q vence todo dia 24 ela pago dia 29 5dias depois uma conta de 8.29 ela pago 15.61 e o carne não marca o q é cobrado a mais

  105. Boa tarde,

    Tenho uma dívida com o banco volksvwagen referente a um veículo e para minha surpresa enviaram um email para minha mãe propondo acordo e informando a dívida. Isso é possível?

    Grata,

    Ediedla

    • Olá, Ediedla

      Conforme o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, isso é proibido. Se você tem prova do envio para a sua mãe, procure o Procon de sua localidade ou o Juizado Especial Cível

  106. Olá !
    Eu peguei jóias de uma moça pra vender só que chegou o dia a moça não veio receber e eu tava precisando do dinheiro acabei gastando e agr ela abriu boletim de ocorrência contra mim oque eu faço? Vai dar ruim pra mim ??

    • Olá, Alexandre

      A dívida não caduca. Ele pode ser cobrada conforme o Código Civil.

      Depois de cinco anos, o que diz o CDC, é que o seu CPF tem de sair dos cadastros de restrição ao crédito, como Serasa, SPC ou SCPC. Mas a empresa pode continuar cobrando

  107. Rafael Rodrigues on

    Tinha uma conta corrente com limite e cartão de crédito.

    A 5 anos aconteceram alguns imprevistos no qual tive que priorizar alguns pagamentos e estou regulazrizando gradativamente.

    Recebi um comunicado informando que minha divida foi transferida para agencia de cobrança e caso não entrasse em contato seria incluso novamente no SPC

    Acredito que é ilegal pois, eu não assinei nenhuma autorização e tenho como provar que não estou agindo de má fé pois estou regularizando uma divida de cada vez.

    Poderia me orientar com gentileza

    • Olá, Rafael

      Uma dívida só pode ser enviada aos cadastros restritivos uma vez. Se mandarem novamente, procure o Procon de sua localidade e denuncie a empresa. Você pode também recorrer ao Juizado Especial Cível para brecar a inclusão e até indenização por danos morais

  108. Devo a uma loja de material de construcao que falio foi dado baixa na empresa, o dono foi embora da cidade. Porém seu irmão com um mercadinho pegou estas notas e mandou pra o Serasa diversas vezes…. Vou lá reclamo ele tira e põe novamente. Ele tem direito de fazer isso se eu nunca comprei com ele???
    Como devo proceder neste caso?

    • Olá, Ana Paula

      A dívida existe, como você mesmo coloca. Não é porque a loja fechou, que a dívida deixa de existir. É possível a venda de uma dívida para outra empresa. O que não pode é enviar o nome de uma pessoa para a Serasa vária vezes da mesma dívida. Você pode procurar a ajuda do Procon de sua localidade com relação ao envio do nome para a Serasa

  109. Boa tarde!
    peguei umas mercadorias pra vender dessas empresas que passa na porta , na data de cobrar o dinheiro eu não tinha , eo cobrador disse que ele não voltaria em outra data que era pra eu dar um jeito e tomar emprestado, no dia 03/01 ele teve na minha casa hás 21:00 e no dia 04:01 ele bateu no portão com muita força a ponto de sacudir e foi me procurar na casa de minha mãe , os vizinhos ficou comentando , estou assustada eles podem vim cobrar com essa atidude e esse horário?

    • Olá, Bruna

      Pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, a cobrança não pode ser feita de forma vexatória, nem no horário de lazer ou no trabalho, tampouco comentar sobre a dívida com outras pessoas. 

  110. Ola,meu namorado juntamente com a ex foi a uma loja comprar moveis..lá foi feito um tal pacote onde o dono da loja pegou xerox dos documentos dele e ele assinou varios papeis e juntamemte com o dono da loja foi a um banco abrir conta e ele ta depositando 110 todo mês numa conta onde consta o próprio nome dele.em 60 vezes o que me estranha e que e numa conta com o nome dele e porque não em um carnê…ele so sabe que e 60 vezes e ta depositando nessa conta que tem o nome dele porém nao tem o cartão.Isso e permitido ou tão usando de ma fé dele?

  111. José Claudio Russo on

    Temos uma loja de roupa, vendemos marcando em fichas, confiando no pagamento, a maioria tem pago corretamente, mas, há alguns clientes devendo, se não podemos cobra-lo nos horarios de descanço (sabado, domingo, feriados e a noite), nem no trabalho, sendo que por telefone, celular, facebook (messenger)  wattzapp não esta resolvendo, como então contata-los para propor um acorde de pagamento?

    Concordo que a lei que devende os direitos do consumidores, também sou, mas, e dos credores? 

    A pessoa vem ao nosso estabelicimento, faz a compra, não paga, e depois não pode ser cobrada, porque nos dias de descanço ou a noite e em seu trabalho a lei não permite, então, pergunto, qual o horario para cobra-las,

    Me desculpe pelo desabavo, mas, as vezes não entendo as leis desse país.

     

    Obrigado,

     

    José Claudio Russo

    • Olá, José Claudio

      A empresa tem vários caminhos para fazer a cobrança que podem ser feitas fora do horário de trabalho ou de descanso, como enviando carta (que não mencione no envelope que é cobrança), inserindo o nome nos cadastros restritivos como a Serasa, o SCPC, ou SPC, enviando título ao cartório….. Só que tem de ter documento comprovando essas dívidas, que não podem ser as fichas…..

      • Olá, meu nome é Izabel.

        No ano de 2009 comecei um curso, porém fiz até o final do segundo módulo, paguei os meses referente e tranquei o curso por motivos financeiro.
        Agora em 2016, foi um oficial de justiça na casa de parente falar que estava em débito com essa escola.
        A instituição nunca me ligou durante esse anos,nunca recebi boleto de cartório e ném um comunicado qualquer que seja.
        Agora o oficial me informar que a audiência já foi marcada.
        Já tem mais de seis anos que foi trancado o curso,porém eu guardei o carne a um ano atrás,ou seja guardei até cinco anos.
        Pelo que me informou a escola esperou mais de quatro anos para entrar com a ação.
        Entraram no no mês de novembro de 2014.
        E só agora depois de um ano que recebi o comunicado.
        Foi agora em maio de 2016.
        Gostaria de saber, o que eu faço porque o carne eu guardei por cinco anos,como tem mais de cinco acabei jogando fora.
        Desde já agradeço.

        • consumoempauta on

          Izabel

          Se sim, na audiência peça que a empresa mostre. É bom vc consultar um advogado para ver como se defender nesta audiência. Pode até procurar orientação no Procon

  112. Bom dia ! 

    Estou passando uma fase muito difícil da minha vida. estou endividado e buscando alternativas para quitação. Só que ultimamente vem chegando no endereço do meu trabalho cartas de cobrança do Serasa de algumas empresas credoras. Isto é correto ? o que posso fazer para resolver ?

    Muito grato.

    Juarez

    • Olá, Juarez

      Se quando você fez a dívida colocou como endereço o de trabalho, vai chegar as cartas de cobrança neste endereço. Se não, você pode denunciar a empresa credora no Procon e até abrir processo no Juizado Especial Cível, uma vez que o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor não permite a cobrança em ambiente de trabalho

  113. Fernando Rodrigues Teixeira on

    Boa Noite

    Estou a ponto de explodir que absurdo a minha fatura de telefone está 19 dias atrasada …. e só hoje já recebi 11 ligações da VIVO falei para a atende isso é um absurdo tortura psicológica, mas nada adianta ja reclamei no departamento de cobrança da  vivo não sei mais o que fazer sinceramente.

    • Olá, Fernando

      Procure a Ouvidoria da Vivo (precisa do número do protocolo de quando você reclamou no departamento de cobrança) ou denuncie no Procon de sua localidade

  114. Olá!
    A Claro me ofereceu um plano no dia 8 de dezembro, eu aceitei, mas 72h depois eu liguei cancelando o plano pois o valor ainda não tinha entrado no meu número. Uma semana depois veio um chip pro meu endereço, mas como eu havia cancelado, desconsiderei. Dia 14 de janeiro veio uma fatura com o valor do plano, cobrando este pelo número do chip que eu desconsiderei. Ou seja, veio um uma cobrança de um chip que nem ativo está. Ele ta guardado e lacrado. No mesmo dia entrei em contato com a operadora, e mais outras 3 vezes pra que seja desconsiderada a fatura. Eles ficam pedindo prazo de 5 depois mais 30 dias pra resolver. Até que hoje veio a carta da operadora pedindo pagamento imediato ou meu nome vai pro spc. Isso gera processo jurídico? O que devo fazer? Estou sendo cobrada pelo que não devo.
    Agradeço!

    • Olá, Aline

      A compra foi realizada por telefone? Se sim, pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor você tem direito a cancelá-la no prazo do 7 dias.

      Qnaod você solicitou o cancelamento, anotou o número do protocolo? Com ele você pode denuncair a emrpesa na Anatel

  115. Olá. Eu fiz uma cobrança ontem.
    Mas a pessoa quem eu fiz negócio falou na minha cara que não vai mas me pagar. É eu ameacei em me ter uma bala na cabeça dele. Eu tava puto demais qua do foi mas tarde ele mandou a cópia do b.o afirmando Constrangimento ilegal e ameaça! Como que é levado essa situação? Ele alegou que eu estava armado sendo que eu não estava

  116. Boa noite.

    Então se o credor comprar um celular no seu cartão, mais o inadiplente deixou de pagar duas prestação, isso já faz mais ou menos dois anos,e só de juros o credor fala que ta 4 mil,mais o inadiplente não assinou nenhum documento.

    o que o credor pode fazer com o inadimplente?

    Sendo que o credor ameaça, cobra em público, cobra a família, chega a influenciar pessoas da família a tirar o limite de seus cartões para pagar a dívida do inadimplente, liga várias vezes pró inadimplente, pra família, constrange em público,vai ao trabalho, segue a pessoa,e cobra aonde estiver.Nesse caso o que o inadimplente pode fazer?

    • Olá, Jordânia

      O inadimplente é o dono do cartão ou quem comprou. veja esse texto http://www.consumoempauta.com.br/inadimplencia/

  117. david de almeida guarnieri on

    oi bom dia . Eu devia 4 valores para a claro tv juntando os 4 valores davam um total de 172 reais e uns quebrado eu paguei esse valor dia 8 de janeiro . E meu nome saiu do spc serasa . depois de um mes chegou uma conta dizendo que é o juros do valor que eu paguei dia 8 de janeiro . Mais nao cobraram no dia que eu paguei isso é certo devo pagar esse juros ?

    • Olá, David

      Foi a Claro que te informou o valor a ser pago? Se sim, ela já deveria ter calculado os juros. Se não, você terá de pagar a diferença

  118. Ola,bom dia ,
    Moro em um município no interior de manus. Aqui tudo e absudo os preços ,fiz uma compra de guarda roupa que saiu duas vezes mas cara do em uma loja em Manaus. Sempre paguei em dias ou ate antes do prazo,porém meu marido foi despedido e atrazou algumas contas,dentre elas as duas ultimas prestacoes.O dono da loja e estupido dmas,manda recados por terceiros, diz que vai tomar o objeto de volta,fala qe vai me por no juiz. Bate na minha casa horário de almoço. E ai o que devo fazer. Estou me esforçando pra pagar..

    • Olá, Cleide

       

      Se há cobrança em horários não permitidos pelo Código de Defesa do Consumidor ou se o credor manda recado por terceiros, você precisa denunciá-lo no Procon de sua localidade

  119. hoje fui surpreendida logo pela manha com uma amiga vizinha que veio me avisar que as lojas renner entrou em contato com ela pedindo para ela me avisar pra entrar em contato urgente com a loja no prazo de 2 dias fiquei muito mal com isso pois a pessoa sabe da minha atual situaçao financeira e ja deduz q e cobranca como devo proceder? obrigado

  120. Boa tarde.

    Tenho um cartão de crédito Mastercado pelo Itaú, que tem como data de vencimento todo dia 7. este mês paguei com atraso (dia 17/02) e paguei um valor maior que o mínimo devido a um imprevisto.

    Pois bem, recebi na data de hoje um e-mail do Itaucard informando que tenho pendência. entrei em contato com a central que, através de uma gravação de voz, confirma o pagamento do valor que eu efetuei.

    O atendente informa que a financeira está me enviando e-mails pois fiquei com um valor em aberto, que seria a diferença do que eu paguei.

    Pelo que sei, minha fatura foi paga e, quando é pago valor mínimo ou mais, sem ser a fatura integral, o restante é re-financiado. 

    Minha dúvida é? A financeira, pode me enviar e-mails, sms e ligações cobrando esse valor que será agrupado na fatura do mês seguinte a vencer?

    Grata!

    • Olá, Karin

      Se você pagou acima do valor mínimo informado na fatura, não tem de ter cobrança. Pelo seu relato, ficamos na dúvida se é cobrança ou informação sobre o valor pago.  

      • Foi pagamento. A fatura tinha um total de R$524,00 e paguei 0 valor de R$224,00, ficando para o próximo mês o valor de R$300,00.

        Recebi um e-mail de pendência do banco e quando liguei para saber do que se tratava, o atendente me informou que eu estava devendo os R$300,00.

         

        • Karin

          Nos parece que foi um comunicado, não uma cobrança.. Caso você continua recebendo notificações sobre o valor em aberto, recomendamos que entre em contato com a administradora e questine a razão pela qual estão enviando esse tipo de notificação se você não está em atraso

  121. Kennedy Soares da Silva on

    Estou inadiplente em uma loja minha mae que também é cliente da loja foi tentar comprar um guarda roupa mas foi comunicada que devido em tá em debito A loja não poderia vender à crédito para nenhuma pessoa de minha família isso pode

    • Olá, Kennedy

      Nenhuma empresa pode se recusar a vender desde que a pessoa tenha condições para pagar. Quanto a negativa proque você está devendo, a empresa descumpriu o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe constrangimento ao devedor e pode ser denunciada no Procon ou na Delegacia de Polícia

  122. Boa tarde,

    meu boleto bancário de aluguel venceu, e mesmo assim foi pago na agência bancária so que no caixa não foi cobrado a multa por atraso, me ligaram da imobiliária falando em tom indelicado me cobrando a diferença que seria a multa, eu informei que o mesmo eu poderia depositar na conta da imobiliária e se recusaram a receber dizendo que se fosse depositada, seria devolvida e me intimaram a comparecer na imobiliária. como proceder?

    • Olá, Eduardo

      A imobiliária está te convocando provavelmente para acertar o valor em aberto dos juros. Se você não tiver como ir, negocie com eles a inclusão do valor na próxima cobrança ou continue insistindo no depósito, mas é bol que seja “identificado” para você ter um comprovante do pagamento

  123. Boa tarde!

    Faço parte de uma associação de estudantes e todos os meses temos que realizar cobranças, por conta de de alguns alunos que não fazem sua parte naturalmente, e com isso, acabamos barrando a entrada destes nos ônibus. Ao barrarmos a entrada deles, configuraria constragimento ou alguma infração no CDC, ou seria mais uma relação de "Obrigações e Deveres"?

    Obrigado!

    Obrigado!

    • Caio,

      Precisa ver se associação de estudantes é uma relação de consumo. O CDC só trata de questões que tenham a ver com fornecedor e consumidor. É o caso de vocês?

  124. Vânia Cristina de Oliveira on

    Olá!

    Tenho um plano da GVT, no começo, eles sempre enviavam a fatura pelos correios, mas agora, só enviam para o meu email, obrigando-me a imprimir o documento em impressáo que não é lida pelos leitores de código de barras. Tenho muita dificuldade para efetuar o pagamento, pois, muitos lugares, não aceitam digitar o código de barras. Enfim, na minha pressa de imprimir a minha fatura referente ao mês de fevereiro/2016, acabei imprimindo e pagando a do mês de janeiro/2016, ficando com pagamento em duplicidade no mês de janeiro e sem pagamento no mês de fevereiro. A empresa está me cobrando, todos os dias, inclusive no meu local de trabalho. Já enviei o comprovante do pagamento, mas nada adiantou.Isso já ocorreu uma outra vez e eles, disseram que o erro foi meu e eu tive que pagar a fatura do mês em aberto e ainda me cobraram juros na fatura do mês seguinte, sendo que eu estava com crédito na empresa.

    Gostaria de saber se está correta esta cobrança e se eles podem me cobrar os juros.

    Obrigada!

  125. Olá! O meu esposo fez um desses emprestimos solidários, com mais duas amigas. Quando atrasam alguns dias da data do pagamento ( que fio parcelado em 10X) a agente de credito sempre procura pra marcar uma reunião com o grupo. O problema é que ela está indo fazer isso no MEU emprego, no emprego do ESPOSO de uma das meninas e no salão da terceira pessoa do grupo. Quando reclamamos ela disse que não havia nada de mais em fazer isso porque  ela nao estava "cobrando" era apenas pra marcar uma reunião para saber as causas do atraso.

    Isso tem embasamento legal? O que devemos fazer? 

    • Olá, Maria

      Se é cobrança, não pode realizar no ambiente de trabalho. Converse com a pessoa para que este contato seja feito por outro canal

  126. Bom dia, estou sendo cobrado por um escritório de advocacia uma dívida de cartão de crédito, só que está dividida é de 1994, sendo que eu paguei na época a dívida e não usei mais usei o cartão (cancelei), e agora pra minha surpresa vem essa cobrança. Como devo proceder?

    • Olá, Raul

      Veja neste link o tempo em que se deve guardar comprovantes de pagamento http://www.consumoempauta.com.br/limpando-gaveta-o-ano-mudou-mas-ainda-no-o-momento-de-organizar-a-papelada/

  127. fiquei devendo em uma loja,na qual fui chamado nas pequenas causas.fiz o acordo e pagei em doze veses direto na loja ,so que quando eu pagava ele apenas anotava o valor pago, e que me devolveria as promissorias apos o pag total.enfim paguei tudo e na ultima o funcionario falou que tinha que dar baixa no forum ,agora depois de 13 anos apareceu estas promissorias na loja ,e que so posso comprar no crediario se eu as quitals o que eu faço?

    • Jesom

      Foi dado baixa no fórum? Você tem documento que comprovando isso? Ele pode ser a prova que você quitou a dívida.

  128. Ola

    Tenho um comercio e estou vendendo o comercio. Tenho creditos a receber que estao atrazados a algum tempo.

    A lei permite que a proximo comprador compre estes creditos e faca estas cobrancas, junto aos devedores?

    Qual o procedimento indicado neste caso.

    Grata

  129. Tenho contrato de aluguel com uma imobiliaria, quando atraso o aluguel pago multa de 10% + juros, agora a imobiliaria antes de dar 30 dias de atraso encaminham a cobrança pra uma empresa terceirizada que cobra media de 10% do valor da cobraça, e quando ligo na imobiliaria solicitando o boleto falam q tenho q tratar com a empresa de cobrança resumindo tenho q pagar 10%multa + juros + 10% honorarios de cobrança.
    Gostaria de saber se podem fazer isso, e se tem prazo de tolerancia antes que possam encaminhar a cobrança pra empresa de terceiros.

    • André,

      não tem prazo de tolerância. O credor pode iniciar o processo de cobrança no dia seguinte ao vencimento da dívida.

  130. Olá,

    Tenho uma dúvida, no qual fui declarado como inadimplente.

    Utilizo de um ônibus para o transporte escolar, onde pago um valor "X" mensal, entretanto no mês de fevereiro recebi o boleto no dia 25/02 com o vencimento para o dia 29/02, porém efetuei o pagamento no dia 01/03 (dia seguinte ao vencimento), entretanto haveria uma votação para definição do coordenador do ônibus e eu não pude me candidatar por estar "inadimplente", gostaria de saber se há uma data ou uma quantidade de dias que a pessoa é considerada um inadimplente como no meu caso??

    Grato desde já.

  131. Tenho uma dívida de cartão de crédito à 2 anos,que hoje está em 18 mil Reais,e não tenho como pagar,ja passaram a dívida para uma empresa de cobranças onde me avisaram que irão me processar,não tenho nada no meu nome,o porém é que tenho meu nome em uma empresa que é de meu primo esta empresa tem um carro,podem penhorar este carro?E podem também penhorar moveis e utencílios em minha residência?

    • consumoempauta on

      Carlos

      Veja o que não pode ser penhorado

      Além dos salários e do imóvel único de família, segundo o artigo 649 do Código de Processo Civil, modificado pela Lei 11.382/06, que entrou em vigor dia 21 de janeiro de 2007 e alterou dispositivos relativos ao processo de execução e a outros assuntos, são os seguintes os bens absolutamente impenhoráveis: 

      I – os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução; 

      II – os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; 

      III – os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor; 

      IV – os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo; 

      V – os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão; 

      VI – o seguro de vida; 

      VII – os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas; 

      VIII – a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família; 

      IX – os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social; 

      X – até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança. 

      § 1o A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem. 

      § 2o O disposto no inciso IV do caput deste artigo não se aplica no caso de penhora para pagamento de prestação alimentícia.

  132. OLA

    ASSINEI UMA NOTA PROMISSORIA, MAIS ACABEI NAO

    PAGANDO O VALOR QUE EU TEVO

    O VENDEDOR TA AMEACANDO EU ,ELE FALA QUE VAI VIM AQUI ONDE EU TRABALHO E COBRA O RESPONSAVEL DA LOJA. QUANDO ELE VEIO OFERECER O PRODUTO EU TAVA TRABALHANDO E ACABEI ACEITANDO O PRODUTO, MAIS POREM N CONSEGUIR VENDER O VALOR TOTAL ,ELE N QUER  ACEITAR A DEVOLUCAO 

    ELE FALOU QUE SE EU NAO PAGAR O RESPONDSAVEL DA LOJA VAI TER QUE PAGAR , EU QUERIA SABER SE ISSO TA CORRETO 

    EU ACHO QUE N 

    OBRIG

    • Dani

      quem compropu o produto foi você ou a loja que você trabalha?

      Se foi você, o credor não pode cobrar de outra pessoa. Você pode denunciá-lo na Delegacia de Polícia e até abrir ação no Juizado Especial Cível

  133. Patrícia Ribeiro on

    Bom dia.
    Esses dias fui tentar fazer um financiamento em uma loja de móveis.
    Porém acabei de receber através do app whatsApp prints da vendedora da loja que mandou mensagem para minha cunhada as 21 hs da noite de domingo (ontem) informando a ela que o financiamento não havia sido aprovado e pedindo para fazê-lo em seu nome, msgs essas onde ela inclusive diz que ainda não entrou em contato conosco, portanto não estávamos sabendo
    Essa vendedora pegou o telefone do cadastro e ligou, divulgando uma situação que deveria ser privada, antes mesmo de nos avisar.

    Estou incrédula com a situação e gostaria de saber que providências posso tomar.

    Acredito que essa situação não devia ter sido exposta a mais ninguém além de nós, e o fato de pedir por app para um parente utilizar o nome para financiar um produto que ele nem sabia da existência foi de extrema falta de ética pessoal e acredito que pessoal também.

    Por favor… Me mostre o caminho que devo seguir, pois estou tão incomodada que não estou conseguindo pensar

    Grata Patrícia

    • Patricia

      Isso é absurdo mesmo.

      Procure o SAC ou a Ouvidoria da loja para denunciar o comportamento da vendedora.

      Você pode até entrar com ação por dano moral no Juizado Especial Cível.

  134. Boa tarde , estou comuma divida o qual nao consegui quitar ainda so que as casas bahia me liga e da recado em meu serviço o qual me constrange muito eu tendo o dia e a hora que eles me ligaram eu posso fazer alguma coisa pois ja estou muito constrangida no meu serviço para pedir uma testemunha .E me expor mais o que faço

    • Rivania

      Pelo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, não pode haver constragimento na cobrança de dívidas nem fazer a cobrança no trabalho. Você pode denunciar a empresa no Procon e até entrar com ação no Juizado Especial Cível por danos morais

    • Olá, Jonathan

      Não há nada que determine quantas vezes se pode receber ligações de cobrançã. Isso tem de ficar no razoável. 

      A empresa tem direito de fazer a cobrança, mas se você considerar que a empresa está te importunando, vale procurar o SAC e até a Ouvidoria para expressar sua insatisfação quanto ao números de ligações.

  135. Rafael Cezarino on

    Bom Dia !

    Estou sendo cobrado por uma recuperadora de crédito ZANC, esta empresa está me enviando cobrança no meu endereço de e-mail do trabalho, não sei como conseguiram.

    Sendo  que estão cobrando algo que já caducou, uma cobrança do itaú.

    Fiquei em uma situação vergonhosa pois os e-mails que recebemos no endereço empresarial são rastreados pela diretoria e eu sou gerente comercial.

    Esta empresa está me cobrando algo que nem devo e muito menos a ZANC.

    O conteúdo do e-mail é enganoso levando a pessoa crer que poderá ser prejudicada por algo quem nem tem como mais fazer ação judicial, segue o conteúdo do e-mails à baixo:

    NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

     

    Não tendo VSª aproveitado as oportunidades concedidas para liquidação amigável do débito de sua responsabilidade perante ao Banco Itaú, a assessoria Zanc vem pela presente COMUNICÁ-LO como de fato comunicado fica, a comparecer em nosso escritório ou contatar-nos por meio telefônico no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a contar do recebimento desta, para solucionar, ainda em fase conciliatória a pendência em questão, evitando assim, que sejam adotadas medidas cabíveis.

     

    Cumpre-nos ainda alertar que, o atendimento desta, no prazo fixado evitará propositura de Ação Judicial que poderá culminar na consequência abaixo, prevista no Código de Processo Civil.

     

    “Art. 652. O executado será citado para, no prazo de 3 (três) dias, efetuar o pagamento da dívida.

     

    “Art. 659. A penhora deverá incidir em tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, juros, custas e honorários advocatícios”

     

     O não atendimento à presente notificação, será por nós interpretado como falta de interesse para um acordo amigável.

    Posso entrar com processo de danos morais com base no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que diz: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.” ???

    • Olá, Rafael

       

      Pode, sim, entrar com processo.

      Agora, você precisa ver quanto a esta dívida….Pode ser que não tenha caducada se está num escritório de cobrança

  136. NatieliOliveira on

    em 11/12/15 recebi uma ligação da editora net alpha ,efetuada por uma atendente de nome Bruna .AMESMA ME PROPOS OS SERVIÇOS PRESTADOS POR TAL EDITORA A INSERÇÃO DO NOME DA MINHA EMPRESA NA LISTA TELEFONICA REGIONAL.

    EU DISSE QUE NAO TINHA INTERESSE, dai a atendente disse que ligou só para correção dos dados ,perguntei se esse serviço era cobrado e a mesma respondeu que não e que eu já pagava por iso na conta de telefone e que vinha discriminado como outros serviços .que esse custo era de 210,00 divido em 12 meses .

    Me ligou várias vezes e me precionou que disse que tinha prazo e que está me aguardando para mandar para a grafica …Bom…dai imprimi o contrato …anotei meus dados e escanei de volta com a minha assinatura .

    eis que 11/02/2016 o departamento da net alpha me ligou perguntando porque na paguei o boleto,da primeira e segunda parcela no valor 210,00 cada ….

    Assustei ao ouvir que eu estava em débito ,pedi que me explicasse melhor .A PESOA DISSE QUE DEVO 12 PARCELAS DE 210,00 .INDIGNADA COM O QUE ESTAVA ME DIZENDO ,e ainda por cima disse que seu eu não pagar vão prostetar meu nome e da empresa e suspender meu cnpj .

    Apos isso peguei o contrato no qual assinei e constatei em letras miudas e borradas o tal débito.Na pressão eocorreria não li o contrato e acreditei no que foi me dito por telefone .

    Estou me sentindo uma "burra" passada para trás .

    o que eu faço agora diante dessa situção ? 

    Acabo de verificar na internet dados sobre tal empresa que estão dando este tipo de golpe em várias pessoas com a mesma história .

    Como sair dessa ? como agir ????

    • Olá, Natieli

      Você errou ao não ler o contrato.

      Essa empresa precisa ser denunciada no Ministério Público do Consumidor.

  137. Me ajuda, eu perdi um chip a um tempo atras e liguei na operadora pra cancelar eu achei que eles realment tinham cancelado só que agr chegou um papel do Serasa o que fazer?

    • Olá, Natalia

      Veja com a operadora se esta cobrança que está na Serasa é realmente desse chip que voc~e perdeu.

      Você tem um númro de protocolo quando da solicitação do cancelamento? Isso é sempre bom marcar e guardar, para casos omo esse.

      Você pode recorrer ao Procon de sua localidade

    • Olá, Mariluce

      Se você assinou um contrato com eles e não comunicou a rescisão desse contrato, podem sim. Procure a academia e formalize a desistência.

  138. Bom dia!

    Em 2012 efetuei uma compra no valor de $ 500 reais e paguei 2 parcelas de $100, logo depois fiquei desempregada e não conseguir pagar, porém já tentei negociar com a loja e ela não aceita acordos..enfim quero pagar pq usufruir do bem e não devido ao apontamento…fiz uma proposta hj para quitar a dívida pagando 350,00 e quito, mas eles não aceitam querem 600,00 e não tenho condição, como devo proceder? posso fazer um deposito em juízo?

    • consumoempauta on

      Laisa, procure o Procon de sua localilde e peça para que calculem o valor real da dívida. Feito isso, apresente ao credor a informação passa pelo Procon

  139. Boa Tarde , Não fui informado de um debito na faculdade , e nem foi disponivel pra mim no portal aonde e meu unico acesso as boletas , e recebi um comunicado de mãos de vizinhos com endereço COMPLETAMENTE incorreto ao meu , informando que meu nome iria para o SPC , a carta estava violada . oque fazer ? 

  140. marcela de França on

    Olá. .meu marido compro uma mesa numa lojae não pode pagar ainda, porém a loja ligou e disse q esta nos mandando pea judicial e q vai vir um oficial de justiça trazer uma íntimacao pra ele se apresenta cm um advogado em audiência …enfim. .a loja pode fazer isso? ?

  141. Boa Tarde!  Estou com uma dúvida.

     

    No mes de FEV/2016 não paguei uma fatura no valor de 456,00.

    Logo em MAR/2016 A fatura aumentou o valor chegando a 1000,50.

     

    Porque havia compras parceladas, que se uniram ao juros.

     

    Vendo que o valor estava fora de controle, Entrei em contato em FEV, e solicitei o parcelamento total do meu cartão. A atendente informou que a DACASA FINANCEIRA só negocia dividas com 60 dias de atraso.

    Esperei FEV, E no dia de hoje 15/03. Entrei novamente em contato.

    E fui informada que hoje só fazem 34 dias de atraso.

    E por isso não consigo efetuar a negociação.

     

    Com isso os juros vão continuar correndo .

     

    E fui informada que o parcelamento só podera ser pago quando eu tiver uma entrada de 25% do valor , e as restantes parcelas serão ao mês…

     

    A minha dúvida é o seguinte : Como consumidora que quer pagar a divida e não ser mais inadiplente ,Eu sou obrigada a negociar a divida só em 60 dias?

     

    Não posso negociar o saldo do cartão agora ?

    Eu sou obrigada a pagar o juros dos 60 dias , mais os juros do parcelamento?

     

    Aguardo.

    Obrigada!

    • consumoempauta on

      Kezia

      as empresas costumam usar deste expediente de só aceitar negociação após um deteminado tempo. Procure o Procon de sua localidade para que eles façam esta intermedicação sobre o pagamento

  142. ola sou a maiara.eu  adiquiri  um pacote de banho para meu cao mas nao me pediram para assinar nada no caso nunca fizeram nota promissoria que eu estava devendo nada, mas no final de cada mes passava e acertava tudo com a dona do pet shop  exigi recibo mas nunca me deram e agora estao me cobrando os meses que ja paguei.o que fazer?

    • consumoempauta on

      Maiara

      É dever da empresa entregar comprovante de pagamento. Você deveria ter se recusado a pagar porque não te entregaram o recibo. Agora, você não tem como provar o pagamento, a não ser que tenha testemunhas, Aí, pode recorrer ao Procon de sua localidade

  143. EMERSON BRANDONI on

    Senhores eu  sou aposentado,  e  precisei contiruar a trabalhar para complementar minha renda.

    Más fiquei com problemas de mobilidade me afastei para] tratamento, eu sou registrado nessa empresa, más não pude receber auxilio doença por ser aposentado mas o INSS foi descontado no meu contra cheque. Como minha complemantação não tive mais, minhas dividas subiram a valores que hoje por mais que eu tentei negociar não foi aceito, sem contar o constrangimento de receber cobrança no sabado 8 horas da manha, e diariamente no meu celular sms, agora recebo sms todo dia que vao bloquear minha aposentadoria. Estou ficnado louco, nunca passei por tanto constrangimento e estou em estado depressivo mas eles não aceitam negociar  estao cobrando juros sobre juros. O que eu posso fazer para sair desse pezxadelo  e viver.?

  144. Boa noite comprei um carro e o acordo era pagar em serviço ai quando peguei o carro o ex dono no caso meu patrao pediu uns cheque emprestado como forma de pagamento para fazer dinheiro e falou ki eu teria servico ate o final dos vencimento do cheque em menoa d um mes ele mi dispensou alegando falta de servico ai paguei alguns dos cheques mi virando esse mes nao tinha mais da onde tirar dinheiri estou tres meses parado e cancelei o cheque agora ele ta mi ligando falando que o cara ki ele troco ta querendo dinheiro e que a manhã sem falta e ki ele tem un conhecido ki cobra por ele e nao sai sem o dinheiro como quem queria mi ameacar sab u que eu posso fazer?

    • consumoempauta on

      Karina

      Uma vez que você assinopu os cheques, a responsabilidade pelo pagamento é seu. Se houver ameaças em razão do cheque, você pode chamar a polícia

  145. Bom Dia

    Comprei um portão e paguei em 5 parcelas com cheque pré.

    foram pagas duas parcelas, porem devido alguns problemas nao consegui honrar 

    as 3 parcelas restantes.

    liguei para a serralheria e estou tentando ganhar prazo para quitar o debito,

    mas ele disse q vai retirar o portão.

    ele pode fazer isso?

    uma vesz q nao estou me negando a pagar, mas sim pedindo um novo prazo.

  146. oi gostaria de saber se o credor pode vir na minha casa todos os dias me cobrar uma conta q eu no momento fiquei desempregada e nao posso pagar e disse q assim que tiver o dinheiro eu pago, mais todos os dias manda funcionarios vir ate minha resdencia onde moro com meus pais?

  147. Olá meus bons povo de Portugal meu nome é Maria da Silva de Lisboa Portugal desde 2013 i foram à procura de empréstimo para pagar a minha dívida e minha taxa de escola as crianças desde que eu perdi o meu marido desde 2013 i ter sido golpe de empréstimo empresa diferente em internet, mas eu não tenho nenhuma escolha a não ser continuar tentando porque eu sei que o Deus i certamente servir irá enviar um ajudante para me localizar um dia, quando as pessoas são que você está em más condições por favor, não desista nunca de agradecer ao Senhor, porque ele é o único que nos mostra o caminho a seguir para que um dia eu tente pesquisar na internet para pedir um empréstimo depois de eu ter sido golpe de empresa diferente eu vi um post que há uma empresa chamada Sra Stella Rene empresa de empréstimo eu vi o e-mail abaixo {mrsstellareneloanfirm1@hotmail.com} i tentar procurar, mas eu vi muitas testemunho para que eu entre em contato com o e-mail na rede assim que eu solicitou um empréstimo de 100.000,00 euros a partir desta empresa empréstimo bom, mas a minha maior surpresa eu tenho o meu empréstimo de não menos do que 40 minutos em minha conta e então eu acho que talvez eu estou sonhando, porque tem sido um longo tempo i foram à procura de um empréstimo desde 2013 e para este ano de 2016 eu só receberá um e-mail que a minha conta foram creditados com a soma de 100.000,00 euros de modo que era como eu descontado do empréstimo i pagar a minha taxa de escola as crianças e então eu iniciar um pequeno negócio aqui é Lisboa Portugal e hoje eu estou muito feliz que eu tenho um empréstimo deste empréstimo firma-lo por boas pessoas sempre que você está em dívida e precisam de empréstimos entre em contato com e-mail abaixo {mrsstellareneloanfirm1@hotmail.com} porque eu tenho encontrar uma empresa real e verdadeiro isto é real não há nada para você se preocupar com apenas fazer e tomar qualquer passo que ela lhe pedir e considerar o empréstimo feito porque hoje eu estou aqui feliz vivendo minha vida com meus filhos e todos os mensais recebi o subsídio janela cada mês que é muito suficiente para eu estar pagando o pagamento mensal do empréstimo e hoje estou muito feliz com meus 3 filhos por isso, se conectar com esta empresa de empréstimo real e ter a chance de obter o seu empréstimo hoje obrigado e ficar abençoe porque hoje minha vida ter mudado de história para glória dou graças ao meu Senhor por este grande milagre .

    Maria da Silva
    de Lisboa Portugal

  148. Empresa de tv a cabo pode cobrar através de mensagens na tela da televisão? E se você estiver com uma visita na sala não é constrangimento?

  149. Boa tarde, comprei pares de sapatos e roupas de uma visinha, onde ela dividiu em 5 vezes, mas tive alguns problemas financeiro e fiquei sem passar o valor a ela, mas ainda não tinha vencido a data para a quitação da divida. Viajei e a pessoa não me encontrando em casa procurou a minha visinha ao lado e comentou sobre o meu debito. Pergunta Ela poderia ter feito comentarios da minha divida? Expliquei a ela sobre os meus problemas, mas mesmo assim ela ela foi ao poder judiciario e chegou pra mim um mandato chamado de Citação de Penhor e avaliação-Extrajudicial. o que não entendi mais nada, porque nunca me neguei a pagar.

  150. Oi procurei o banco bradesco para fazer um acordo de um empréstimo q fiz . De1500 reais dei uma entrada de. 490 reais. E mais 12 meses de 108.por que não podia abaixar o valor. Depois de uns dias. Uma empresa tercerizada me manda uma proposta de. 245 reais a vista. Para quitação da dívida. Quais são os meus direitos?

  151. Jocelaine Ramos on

    Bom dia,

    estou com o pagamento da minha fatura atrasada e do dia 11 de março até hoje 24/03, já recebi 114 ligações do Banco Itaú. Eles me ligam várias vezes ao dia, ligam para meu marido procurando por mim e ligam após às 20hs. Sempre paguei minha fatura em dia ór 5 anos, mas me enrolei um pouco nos últimos meses, oque faz com que atrasasse o pagamento desta. É correto que eles façam isso? Posso tomar alguma ação contra eles a esse respeito?

    Se puder me ajudar. 

  152. olá tenho uma loja, não sou associada ao scpc, gostaria de saber se posso contratar alguém pra fazer cobranças pra mim? gostaria de saber se essa pessoa precisa ter um preparo especial pra fazer isso.

    • consumoempauta on

      Lucia

      O SCPC não fez cobrança, apenas registra os nomes de quem está devendo.

      Você pode contrtar alguém para fazer a cobrança, mas ele precisa trabalhar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso contrário você poderá ter problemas com reclamações no Procon e ações na Justiça

  153. Minha  situação e a seguinte .

    Aluguei uams maquinas para uma pessoa  em meu nome , devolvi algumas , e ficaram duas  sem devolver , bom  entaram com uma açaono juizado civil , teve as audiencias e tal , e a juiza  mandou eu pagar o valor da divida  , e devolver as outras duas maquinas  , que totalizam um valor de  ( vinte e um mil reais ) eu não tenho como pagar , e nem devolver as duas maquinas  porque sumiram com elas  , eu não sei o que fazer  . Se puderem  me dar uma dica agradeço ,  me enviaram  a inimação para fazer o pagamento  , e deram , dez dias para recorrer da sentença neste caso contam somente os dias úteis , ou dias corridos .

    OBS  : Antes passaram  a divida , para uma empresa de cobrança , o representante veio aqui em casa , eu não estava  e meu irmão falou que, eu tinha vendido as maquinas  , o que não e verdade , o represente foi na delgacia e fez uma ocorrencia , de apropiação indebita .Se puderem me ajudar ,agradeço , obrigado .

    • consumoempauta on

      Vander

      Quanto ao fato de seu irmão ter dito que você vendeu as máquinas, você tem como provar que isso não é verdade caso seja convocado para uma audiência

      Quanto a decisão no Juizado Civil, você deveria ter solicitado o parcelamento da dívida. 

  154. O contrato de aluguel contém CPF errado do proprietário. A imobiliaria se recusa informar o CPF correto, como faço pois nitidamente ambos estão querendo que eu não declare, e supostamente sonegar o devido imposto.

  155. Boa tarde, tenho um financiamento de veículo e atrasei as 2 últimas parcelas e a cobradora manda umas 10 mensagem por dia colocando leis eles podem fazer isso?

    • consumoempauta on

      Christiano

      Se eles estão enviando as mensagens só para você, infelizmente, podem.,

      Agora, atraso em financiamento de veículos não é muito bom. O carro pode ser apreendido

  156. Por favor, estou c uma dívida de quase 5 anos no banco Itaú, quero pagar, porém eles não querem me informar dados como valor inicial e tbm valores q já paguei, pq já tentei liquidar várias vezes mas não conseguí. Isto está correto? Como devo agir?

  157. Boa noite, estou com um grande problema com a operadora VIVO, e queria uma ajuda, sempre que atraso a minha conta de telefone, a Vivo me liga pelo menos umas 20 vezes ao dia me informando que a conta está atrasada, posso pagar atrasado mas pago com multa e juros. Eles não tem controle algum sobre suas ligações, e ficam ligando o dia inteiro, agora não sei como acharam o número de meu celular e ficam ligando incessantemente para o meu celular, o que poderia fazer para acabar com esse tormento?.

    • consumoempauta on

      Marcelo,

       

      As empresas pode iniciar a cobrança de uma conta não paga imediatamente após o vencimento. Claro que não deveriam ligar tantas vezes. Se isso está te importunando, denuncie a empresa no |Procon de sua localidade

  158. Ola, boa noite
    Estou inadimplente no banco Itaú, que ate então é um valor baixo, este que foi para um uma empresa de cobrança, a mesma mandou uma mensagem via SMS no meu numero e para o numero da minha mãe também com a seguintes informações – “CONFORME ART 652 DO COD DE PROCESSO CIVIL EVITE POSSIVEL AJUIZAMENTO E PENHORA DE BENS.DRA MARIANE OAB 30.264/RS-PARA SABER MAIS LIGUE 08006043001″ — “SEU CONTRATO SERA AJUIZADO PERANTE O AFORO REGIONAL DE SP.NEGOCIE ANTES DA CITACAO DO OFICIAL DE JUSTICA.LIGUE 08006043001″. O período da inadimplência tem mais ou menos 6 meses.
    Referente as informações acima, isto procede?

    Agradeço pela atenção.

    • consumoempauta on

      Felipe,

      as empresas de cobrança costumam usar de expediente de informar que haverá penhora de bens para deixar os inadimplentes assustados.

      Sendo os credores instituições financeiras (bancos, cartões de crédito, financeiras, etc) eles não costumam entrar com ações de cobrança na justiça, somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis, veículos e outros bens (que podem ser penhorados pois estão em garantia da dívida. Assim eles podem entrar com ações de busca e apreensão destes bens), ou se não for este caso, somente se as dívidas forem altas e quando os credores têm certeza que o devedor tem dinheiro ou bens suficientes para saldar a dívida. 

      Se você não se enquadra em nenhuma destas situações, as chances de receber a visita de um oficial de justiça em sua porta é muito pequena. 

      Assim, é muito mais eficiente e econômico para estes credores contratar empresas de cobrança que ficam ligando dia e noite para o devedor, fazendo ameaças de penhora e venda de bens, apavorando-os e fazendo com que muitos, que desconhecem seus direitos, corram para vender bens, pegar outros empréstimos e fazer todo o tipo de negócio para quitar a dívida, com medo do que pode acontecer. 

      No caso do credor realmente mover uma ação judicial de cobrança ou execução da dívida, vamos deixar bem claro o que não pode ser penhorado para pagar dívidas

      Primeiro de tudo é o salário (incluindo no termo “salário” toda renda que venha do trabalho). O salário não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas, salvo em caso de pensão alimentícia. 

      Também não pode ser penhorado o imóvel único de família, conforme determina a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990: 

      “Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.” 

      O imóvel único de família somente poderá ser penhorado em casos específicos que a lei determina, como por exemplo: dívidas que sejam do próprio imóvel (financiamento, condomínio, IPTU, hipoteca), pensão alimentícia, quando o imóvel tenha sido dado em garantia (escrita e assinada) à uma dívida (fiança em locação e outros casos) ou por dívidas com trabalhadores domésticos da própria residência. 
      Além dos salários e do imóvel único de família, segundo o artigo 649 do Código de Processo Civil, modificado pela Lei 11.382/06, que entrou em vigor dia 21 de janeiro de 2007 e alterou dispositivos relativos ao processo de execução e a outros assuntos, são os seguintes os bens absolutamente impenhoráveis: 

      I – os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução; 

      II – os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; 

      III – os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor; 

      IV – os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo; 

      V – os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão; 

      VI – o seguro de vida; 

      VII – os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas; 

      VIII – a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família; 

      IX – os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social; 

      X – até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança. 

      § 1o A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem. 

      § 2o O disposto no inciso IV do caput deste artigo não se aplica no caso de penhora para pagamento de prestação alimentícia. 

      Se você sofrer a penhora de algum destes bens procure um advogado de sua confiança ou a defensoria pública para defender os seus direitos..  

      • Esse caso de cobrança ameaçando penhora de bens via SMS, sem que exista a respectiva ação de execução, configura dano moral? Pode haver, também, enquadramento nos termos dos artigos 66 ou 71 do CDC? O que o devedor pode fazer diante disso, levando em conta que, em que pese a dívida exista, configura certo constrangimento e até abuso por parte do credor?

        • consumoempauta on

          Igor

          Configura dano moral se a cobrança for feita a outras pessoas, que não seja o devedor.

          Precisa verificar no Código Civil se a sua dívida possibilita penhora de bens….

  159. Olá, bom dia.

    Comprei um notebook em uma loja, e logo fiquei desempregado, a loja começou a vim cobrar umas 3 vezes por semana por inadimplência, até ai tudo bem.

    Até que um dia veio o gerente, ele me disse que me levaria no fórum se não pagasse e me deu a opção de devolver o produto.

    Após uns 3 dias fui a loja negociar a devolução, acontece que queriam que eu pagasse a desvalorização do notebook, eles iriam avaliar o produto é ficaria entre 150 a 200 reais.

    Voltei pra casa e decidi não fazer a devolução, até porque não tinha dinheiro.

    A passar 1 semana mais ou menos o gerente veio novamente até minha casa, disse que veio buscar o produto, eu disse a ele que precisava formatar antes para apagar meus dados, ele não aceitou, ele disse que faria isso na loja eles mesmos e me pediu para ir até a loja depois assinar. Eu achei que a loja poderia fazer isso e entreguei o notebook.

    Entretanto não fui assinar como me pediu. Passou 1 mês e eles voltaram aqui em casa, dessa vez para devolver o dinheiro que dei de entrada no valor de 100 reais, e me deram um cupom não fiscal da devolução do dinheiro para assinar e eu assinei. Mas achei estranho, pois antes eles estavam cobrando a desvalorização do produto e agora vieram devolver a entrada que paguei.

    Gostaria de saber se cabe algum processo por danos morais e até matérias por eles ter levado o produto de volta sem autorização da justiça, mesmo que com meu concedimento, pois só aceitei porque achei que eles poderiam fazer isso.

    E na sua opinião, se eu entrar com um processo no juizado especial com esse caso, será que eu ganho? Pois não entendo muito dessas coisas, não sei nem como devo proceder. Se puder me ajudar, agradeço muito, até mais!

    • consumoempauta on

      Charles

      Pelo que entendi, você devolveu o computador e a dívida se encerrou aí, certo? Não estão te cobrando nada. Pq você quer entrar com uma ação contra eles? Com base em que? 

      Outra coisa: se eles tivessem entrado com ação na Justiça, você receberia a convoção para a audiência da Justiça. Não existe isso de ele te pegar e levar no fórum

  160. Olá tenho uma dívida pendente com o Santander, porém eles ficam ligando o tempo todo no meu serviço eu já pedi , e agora para piorar enviaram um carta judicial na casa da minha tia que mora em outra cidade, a qual abriu e leu e colocou dentro de um envelope e enviou para minha mãe , ou seja a cobrança passou por duas pessoas a qual fui muito exposta na minha família e também criticada por ser enviado em endereço no qual não resido, me expondo muito.

  161. loquei uma casa pela imobiliaria e ela pediu fiador mais um mes de adiantamento do primeiro aluguel concordei isto foi em dezembro  entrei na casa dia 29/12/2015 o dinheiro do adiantamento foi dia 21/12 meu contrato foi batido dia 01/01/2015 com meus pais fiadores.chegando no mes de fevereiro paguei o aluguel no dia 2/02 pq meu marido ia mudar de emprego em 26/02 e nao queria passar apertada logo de cara com o aluguel pra pagar dia 01/03 Certo chegando dia 07/03 a imobiliaria ligou dizendo q eu estava com meu aluguel atrasado mandaram um monte de msgs pelo whatsapp falei q NAO ESTAVA COM O ALUGUEL EM ATRASO PQ TINHA DADO O PRIMEIRO MES DE ADIANTAMENTO .Eles  disseram q nao q o mes de adiantamento so pode ser usado no ultimo mes q vou ficar na casa ou seja como causao mesmo eu tendo fiador,,De tanto eles me enxerem o saco pelo aplicativo whatsap dei  400 reais dia 28/03 nao satisfeito foram la na casa dos fiadores dizer q eu estava com o aluguel em atraso Fiquei nervosa nervosa fui na imobiliaria exigi meu comprovante de 400 q eles nao tinha me dado e a copia do contrato E eles ainda disseram q estou devendo 430,00 pq sofri multa de 10% e mais juros de  mora de 10% ao mes ou fracionado ou seja disseram q atrasei 34 dias por isto este valor 680,00 aluguel +68 de multa +10% de juros=830,00.Achei um absurdo e me recusei a pagar .POSSO USAR OS 400,00 PRO MES DE ABRIL Q VENCEU DIA 01/04?TENHO COMPROVANTE DE TUDO Q PAGUEI PRA ELE .ELE PODE ME OBRIGAR A PAGAR O MES DE MARÇO?

    • consumoempauta on

      Nanci

      Precisa ver o que está estipulado no contrato. Se nele haver uma cláusula de que o adiantamento de um mês só poderá ser usado no fim do contrato, então você está mesmo devedora de um mês. 

       

    • Estou devendo 230 reais do aluguel do mês passado e agora dia 01 de maio venceu outro a imobiliária diz que levou pro setor judiciario mas todo dia o dono da imobiliária vai na casa do fiador na parte da manhã e fica gritando seu nome e batendo no portão ele (fiador)trabalha a noite as 17 e 30 até as 06 e 30 da manhã de vigia noturno mas esta ficando com seu psicológico afetado na hora q começa a dormir chega esse Carlos dono da imobiliária e faz esses escarceu .Sem contar q o suposto advogado não quer falar comigo sobre a dívida só com o fiador agora eu não entendo EU moro na casa a dívida é MINHA e ele não quer falar dela comigo como assim…prefere ir na casa do fiador ao invés de negociar a divida comigo.Ele disse q entrou com ação de despejo agora ele não deve aguardar oficio da ordem de despejo sair ao inves de ficar pertubando o fiador todo o dia pela manhã???Ou mesmo com essa ordem ele pode continuar indo cobrar o fiador.

      • consumoempauta on

        Nancy

        O seu caso não é de relação de consumo. Aluguel tem legislação própria. Você deve verificar esta legislação para ver se isso que está ocorrendo é correto ou não

  162. boa tarde! gostaria de saber se o setor de cobrança pode ligar varias vezes ao dia  inclusive a noite e alem de ligarem varias vezes nao falam nada e desligam isso acontece todo dia  quando atendo dsligam na minha cara as vezes eu falo com a pessoa agendo um possivel pagamento mesmo assim no dia seguinte as ligaçoes continuam, chega ser irritante .

    • consumoempauta on

      Candida

      Muitas empresas de cobrança utilizam de sistemas tecnológicos para fazer a discagem para o número do devedor. Quando você atender e nada falare, desligue. Quanto à ligações várias vezes ao dia, podem, sim….. Mas não nos horários de descanso do devedor.

  163. Olá

    Estou desempregado a quase 2 anos, passando por inumeras dificuldades, entre elas, divesas dividas vencidas, junto a bancos, convênio médico dentre outras.

    Há um banco em especial que veem cobrando de forma abusiva, ligam para o celular da minha esposa e dos meus filhos, enviam mensagens informando que enviarão um fulano a nossa casa para avaliar o que tem dentro para poder retira-las como parte de pagamento, dentre outros absurdos.

    Em diversas oportunidades, já disse que o único numero de contato é o meu e que os demais numeros que eles estão utilizado pertencem aos meus familiares que nada tem a haver com as minhas dividas.

    Já informei por diversas vezes que estou desempregado e mesmo assim as ameaças cotinuam.

    Existe algo que eu possa fazer para que a minha família seja poupada destas ameaças?

    Existe amparo legal para que estas empresas de cobrança façam esta cobrança aos meus familiares?

    Caso eu morra a minha familia terá que aturar para sempre esta cobrança, sendo que eles não tem nada a haver com as minhas dividas?

    Por favor, se pouder me dar alguma orientação, agradeço, pois já basta estar desempregado há quase 2 anos, dependendo de favores para sobreviver.

  164. Sai de um curso e não consegui pagar, porém nesse tempo, casei e fui morar em outra cidade e o celular que eu tinha foi roubado, ou seja, não tinha nenhum tipo de contato com a empresa, hoje recebi a ligação de uma assessoria juridica no meu trabalho, me causando constrangimento, e eles informando que precisava marcar um encontro comigo, e com um certo tom"ameaçador", informando que estava eu estava num processo, do qual eles tinha permissão para me convocar pelo meu trabalho sim e assim vai..

    Pode isso? Me contatar no trabalho, e ainda me tratar dessa maneira, como se eu fosse criminosa?

  165. oi ostaria de uma resposta uma  vendedora de uma loinha na vila aonde eu moro me prossesou dia 29 eu tenho aldiencia mais ela nao tem firma rejistrada dessa loinha e so por fichinha e nao ficou com documentos meu e para conpletar a minha falecida sora ficou de paar mais eu acabei nao sabendo se ela paou ou nao a divida e 95 reais  e ela me prossesou sem eu saberde nada o que devo faser

    • consumoempauta on

      Priscila

      Como você soube do processo? Recebeu alguma notificação? Se sim, você terá de ir à audiência para pagar ou contestar a cobrança

  166. Boa tarde, Gostaria de saber uma informação. Apesar que eu estou em meu serviço e não lembro se assinei algum contrato, mas o fato é: Realizei uma compra de um notebok em uma empresa e fiz a forma de pagamento em 10 veses no carne onde no mesmo já são colocados todas as cobranças de percentual de venda a prazo e infelizmente não consegui pagar a fatura que venceu no dia 06/03 e irei pagar a mesma agora no dia 20/04 e o pessoal da cobrança desta empresa já me ligou e disse que como eu não conseguiria pagar a mesma que está em atraso até amanhã e vão colocar o meu nome no SPC, só que resolvi conferir e realmente já colocaram sendo que até aí tudo bem, porém o valor que está no SPC não é o que eu devo pois eles somaram todos os valores que ainda irão vencer. Minha pergunta é que se podem fazer isto pois o valor está incorreto do que eu devo e não estou negando o fato.

    Por gentileza me oriente sobre está questão. obrigado

    • consumoempauta on

      Olá, Alexandre

      Eles podem colocar apenas o valor que está em atraso. Se as demais parcelas ainda não venceram, não podem fazer isso. Vale denúncia no Procon de sua localiade

  167. Olá, Tenho uma empresa de cobrança e sou muito questionada referente ao tempo que as empresas me encaminham as dividas. Falam: "Mas já está na empresa de cobrança?". Entendo que após o vencimento da dívida, esta pode ser encaminhada no dia seguinte a empresa de cobrança. Geralmente as empresas dão um prazo até que encaminhem a empresa de cobrança, porém isso é critério de cada empresa.Correto? Existe algum entendimento judicial? Algum artigo, algo em possa me respaldar sobre o assunto? Muito Obrigada, fico no aguardo.

     

  168. Estou desempregado estou com uma di vida de 1 mil reais com o braseiro, eles me ligam TODOS dias para cobrar através de uma administradora, eu já cansei de explicar que não tenho como pagar agora, me ligaram ontem 7:30 da manhã.

    • consumoempauta on

      Cleber

      A empresa para a qual você deve tem o direito de fazer a cobrança. Ela precisa somente observar os dias e os horários em que faz isso. Se estão cobrando fora do horário comercial, em fins de semana ou informando sobre a dívida para outras pessoas, pode denunciá-la no Procon de sua localidade

  169. Washington Luís Cavalcanti on

    A empresa de cobrança pode bloquear parte do meu salário para quitar a dívida? Pois recebi uma mensagem me alertando que eles iriam fazer isso.

  170. Fiz um seguro de automóvel com o cartão de crédito em 2008, não paguei o cartão na época, sendo que agora estam cobrando valor que daria hoje para comprar um carro zero. Como não efetuei o pagamento me enviaram uma carta informando que meu nome seria protestado caso não efetuasse o pagamento da dívida que hoje está em 145.349.18. Enviaram uma proposta de pagamento no valor de 1.400.00 para quitação do débito. Estou com muito medo, o que devo fazer???

    • consumoempauta on

      Cristiane

      Eles reduziram a dívida a R$ 1.400,00? Verifica se a proposta é mesmo desta dívida e tente pagar. Se tiver insegura, leve esta proposta no Procon de sua localidade que eles fazem uma nálise para você.

  171. Eduardo Franco on

    Bom dia!

    Sou proprietário de um apartamento e estou com o condomínio em atrasos algusn meses e já está na justiça, eu já entrou nessa nova regra de cobrança? No meu condomínio é cobrança garantida. me ajudem! essa nova regra o réu tem três dias pra quitar a divida a partir que recebe a Intimação..

    • consumoempauta on

      Eduardo

      A novao regra está no novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor no dia 18 de março. Dívida de condomínio passa a ter natureza de título executivo extrajudicial.

      Ou seja, a cobrança aos inadimplentes na Justiça 

      Os condôminos inadimplentes irão receber uma ordem de pagamento da dívida, expedida por juiz, com prazo de três dias para quitação sob pena de ter bens penhorados, inclusive, o próprio imóvel. Mas o inadimplente poderá parcelar o valor da dívida.

      Vamos produzir matéria sobre a cotas que não foram pagas antes da entra do CPC… No momento, não saberia dizer se eleas já entrarão neste novo modelo de cobrança

  172. Robson Vargas de Oliveira on

    Ola, bom dia.

    Estou renegociando uma dívida com a minha antiga faculdade Unifin em POA RS, minha dívida está na faixa de R$ 5.000,00 mil reais, me cologuei a disposição para negociar daria uma entrada de R$ 1.000,00 e parcelaria o saldo em boletos para 30 dias.

    Instituição não parcela no boleto, somente cartão de credito em até 7 vezes e no cheque em até 3 vezes, respondi a eles que não tenho cartão de credito e não trabalho com cheque, a resposta da instituição e que este é o modelo de trabalho deles e agora o que eu faço preciso limpar meu nome pois estou vendendo meu imóvel e pagar avista não consigo poir o comprador não me deu nem um arras para providenciar estas pendencias minhas.

    Se poder me ajudar tenho urgencia neste assunto.

     

    • consumoempauta on

      Robson

      Um lado vai ter de se submeter ao que o outro pode fazer. Neste caso, acho que vai ter de ser você, afinal, é seu interesse quitar esta dívida.  Você não tem conta em banco? Não é possível pegar cheques para fazer o pagamento? 

      • Olá.Eu comprei uma moto pela empresa RECON em 30 parcelas,ou seja.Uma entrada de R$ 1,000.00.E ficou 29 nos valores entre R$ 219.00. e 204.00.Paguei 28 parcelas incluindo os R$ 1,000.00 que dei de entra.Mesmo desempregado eu mantive as minhas parcelas em dia.Só que a Recon parou de mandar as faturas pro meu endereço,eu enviei vários e-mails para que me mandasse as faturas,mas ninguém me respondia.Mas depois de uns 3 mezes me ligam de uma empresa de cobrança por nome de RM Cobranças e Soluções.E já com ameaças,porque me disseram que minha dívida foi comprada por eles e que estava no valor de R$ 956,00.Eu falei como assim?Só devo 2 parcelas de R$ 204,00.e não vou pagar esse absurdo,porque a culpa é da Recon que não me mandaram mais as faturas.E a atendente disse-me que são 3 em atraso,e que eu não saisse de casa porque estaria mandando um oficial vir pegar o bem.Eu falei que podia vim pegar a moto.Porque eu sei que eles não podem fazer isso.E ainda mais com as duas ultimas em atraso por culpa da Recon.Então ela começou a falar meio mundo de desaforos que eu só fui entender depois que ouví a gravação no meu celular.E em todo momento eu avisava que estava gravando tudo,mesmo assim ela não acreditou.E por mais 3 dias seguidos continuou e me torturar,falou."Agora aumentou,e eu só posso fazer o seguinte,divido a sua dívida em 3,mas vai ficar o valor de cada parcela entre R$ 380,00 à 450,00. Mandei um e-mail pra recon e falei do acontecido,e até mesmo a recon duvidou que eu teria gravado,e me pediu as gravações,eu falei que eles pegasse com a empresa que eles venderam o meu nome.E continuaram exigindo que eu mandasse porque assim ouvia os dois lados.Eu mandei.Não sei o que conversaram entre eles,mas a RM Cobrança me ligou propondo um acordo.Acordo esse que eu pagaria 3 parcelas.Eu já estava com a lavagem cerebral que teria recebido nas ligações anteriores e aceite.Só que me mandaram um boleto de R$ 330.80.Vencimento em 10/02/2016.Eu e enviei o comprovante como eles me pediram para marcar a data da próxima.Só que ninguém me respondeu.Enviei 5 emails pra o Moura,dono da RM Cobrança,e nada de resposta.Passou-se o restante de Fevereiro e o mês de Março.No final de Abril recebí uma mensagem via WhatsApp.Dizendo que eu não cumprí com o acordo e que estava mandando uma pessoa na minha residencia pra apreender a moto.Eu respostei falando que quem não cunpriu foram eles.E também não queria mas conversa porque iria procurar meus direitos.Dia 04 de Maio recebí mais uma ameaça,e quando eu estava respondendo me ligaram.E na mesma tecla,dizendo que eu teria que cumprir com minhas obrigações e mais um monte desaforos.Eu falei que não queria que eles me ligassem mais porque eu iria passar o número de um Advogado pra eles falarem o que quisessem.No dia seguinte,ou seja dia 05 de Maio recebo outra mensagem falando que eu não saisse na moto porque etaria mandando uma equipe vir buscar. E que estaria deixando bem claro que com a apreensão da moto,não me isenta da inadimplencia que eu tenho com eles.Eu quero dizer também que tenho todas as gravações e mensagens.Peço desculpas pelo tamanho do texto,mas é que eu ví aí um Lojistas chamando todo mundo de pilantra.Pilantra são aqueles que quando querem vender,inventa todo tipo de conversa bonita e o produto nem se quer é tão bom quanto eles falam,e depois de qualquer problema tiram o deles da reta.Isso sim,é um Pilantra.No dia que voce ficar se humilhando pra pagar uma dívida sua e a loja nem sequer manda te dizer nada,aí você vai mudar seu contexto.
        (Obs) O Banco só recebe mediante a fatura.

        O que eu vou apresentar na Justiça,isso que estou falando aqui não soma nem 10% do que eu passei.

        Duas parcelas de R$ 204,00 eles querem que eu pague esse absurdo.

  173. Gostaria de saber se quando devemos algo e fazemos o combinado de ir pagar todo mês e do nada o dono da loja fala que vc tem que pagar tudo de uma vez está certo ? Além de tudo ainda querer ir no serviço pra pegar o dinheiro ?

  174. Olá
    Renegociei uma divida atrasada e fiz o acordo de ir pagando todo mês, ai quando fui lá pra dar mais um pouco a empresa me pediu pra que eu pagasse tudo . Esta correto ?

  175. Olá, estou com uma dívida (fatura cartão de crédito) com aproximadamente 430 dias de atraso. Como estava endividada, fui aconselhada a quitar as demais contas e deixar a de valor mais alto para negociar. Porém nesse meio tempo fiquei desempregada e não consigo quitar essa dívida. Do valor de R$1100 estão me cobrando R$4200. Numa das ligações me ofereceram a quitação por R$1600, o que seria bem justo em relação ao valor devido. Porém sem emprego não estou conseguindo juntar para negociar a dívida. Recebi uma ligação informando que a empresa poderia entrar com uma ação judicial. O que implica essa ação? Não possuo bens em meu nome. Em quanto tempo a empresa pode entrar com uma ação contra mim? Obrigada.

  176. Olá, muito obrigada pelos esclar

    Uma dívida de 10 anos no banco, prescrita, nome fora do SPC/SERASA, pode ser enviada para cobrança em cartório e consequentemente ser protestada? 

    Se não, qual o procedimento a seguir?

    Desde já, agradeço.

  177. Estou com um boleto em atraso, hoje completa 30 dias em debito.

    Entrei em contato com a central para poder pagar e enviaram uma cobrança com valor muito elevado,questionei o porque do valor e me informaram taxas de custos extrajudiciais e honorarios.Em momento algum eles informaram a respeitos dessas taxas e nem de um possivel processo. Como devo agir neste caso?

    Obrigado.

  178. Tenho dois cartões de crédito do mesmo banco, no entanto com bandeiras diferentes. Estou passando por dificuldades financeiras e provavelmente não poderei pagar um deles. Posso continuar usando o outro normalmente? Eles podem penhorar meu carro? O que faço?

  179. Boa tarde! Sou vendedora da Herbalife, iniciei a pouco tempo, por isso não estava aceitando cartão na época que vendi, na palavra, alguns produtos a uma pessoa. Venda em janeiro com a proposta de receber em fevereiro e março. A cidadã não pagou as parcelas com a desculpa que o marido bateu o carro da empresa (NET) e que a empresa está descontando do salário do marido. Tenho apenas conversas no wats referente a venda, os produtos, o valor e a informação que não pagará até que a empresa pare de descontar. O que posso fazer?! Cabe um processo de danos morais, já que estou com problemas com a falta deste pagamento. Grata.

  180. ola boa noite, eu estudo o ensino superior pelo FIES, sendo que neste semestre a faculdade mim cobrou uma carga horaria que se excedeu de 141,87$ vinha pagando ja a tres meses, quando foi neste mes dia 08 de abril recebir uma mensagem dizendo que deveria procurar o financeir para paga uma carga horaria excedente de 234$ sendo que ja  vinha pagando de 141,87$, em imedianto procurei a secretaria da faculdade, e uns dos funcionarios disse que eu nem  deveria ta pagando isso, e diante disso olhou minha carga horaria constou que estava exata e que iria devolver o dinherio que ja tinha pago. diante gostaria de saber o que deveria fazer?

  181. Olá. Eu tenho uma dívida com valor alto em um banco. Na época, eu já estava desempregado por causa dessa crise e então tentei negociar a metade à vista, mas não quiseram me ouvir. Hoje, o banco vendeu minha dívida à uma empresa e eles querem negociar o mesmo valor que ofereci nas época, só que hoje tenho somente 1/3 do valor total que eu devo, para pagar à vista. Eu devo esperar um pouco mais para ver se eles me cobram um valor menor ou tento negociar com o que tenho? O detalhe é que eles não tem o meu endereço e não quero ser importunado porque sei que eles irão me encher a paciência se eu passar algum contato. Sinceramente, estou segurando esse valor que ainda tenho pasta poder negociar. O problema é que hoje não consigo ter qualquer tipo de renda para pagar essa dívida por causa da situação atual no país.

  182. olá boa tarde , comprei algumas semi joias como uma revendedora  sempre paguei direitinho agora não estou conseguindo pagar porque não estou ganhando bem porque a parcela q tenho q dar é muito alta e quero renegociar a divida para os valores de parcelas ficarem menores e aumenta as parcelas  e ela não aceita q devo fazer.

  183. Vendi um projeto a uma Empresa a 6 meses e recebi só a metade do pagamento , como posso proceder para receber o q ainda falta? Desde já agradeço .!

  184. Prezados Drs. Boa tarde.

    Tenho uma dúvida e gostaria de esclarecimentos.

    Meu pai hoje foi até um posto Serasa aqui na cidade de SP, onde residimos, pois não está conseguindo concretizar um negócio devido a uma pendência.

    Chegando lá na Serasa, foi informado de que consta apontammento no SPC, de uma dívida de AES Eletropaulo, do ano de 2015, porém esta dívida foi negativada pela CDL de Salvador, conforme demonstrativoque ele recebeu.

    Pois bem, sabemos que no estad o de SP, desde agosto de 2015 foi implementada a lei da negativação com AR  e meu pai não recebeu em tempo algum nenhuma carta do SPC informando sobre a negativação.

    Minha dúvida é, uma empresa com sede em SP, que ofereceu um serviço aqui nesta mesma cidade, pode negativar um devedor residente e domiciliado em SP, em outro estado, para fugir da nova lei de negativação?

    Em caso negativtivo, qual proceidmento devemos tomar mediante esta situação?

     

    Obrigada. Karin Murched

  185.   Bom dia, tenho um protesto de 11/2013 e ja liguei na empressa para acertar, mas querem me cobrar mais que 3 x do valor que devo. Isso pode? 

    • consumoempauta on

      Jackson

      Procura o Procon de sua localidade e peça para que façam o cálculo do valor dos juros e correção

  186. Tenho uma divida com um banco é so hoje eles me ligaram mais de 10 vezes informei q já tinha entrado em contato e mesmo assim dizer q enquanto ñ regularizar vão continuar ligando independente de ser no mesmo dia o q faço?

    • consumoempauta on

      Olá, Vanessa

      Se as ligações estiverem sendo feitas em horário e dias que não podem fazer cobrança, faça denúncia contra a empresa na Delegacia de Polícia

  187. andressa sousa on

    Olá…. peguei um kit de batom com uma impresa de outra cidade,o vendedor me deu um prazo de de um mes para vender,mas ele nao veio no dia marcado e nem me ligou para dizer o motivo,sem contar que liguei para o vendedor mas so dava desligado.Fiquei desempregada e tive q gastar o dinheiro nesse periodo.Depois de um mes e dias ele apareceu.qrendo o dinheiro,dei mais da metade pra ele e marquei um dia para ele vim buscar o resto,mas nao consegui,liguei pra ele pra dizer, no entanto, gritou comigo e disse q era pra me dar mais 20 reais pra colocar na gasolina qnd ele viesse e vinha msm sabendo q n tenho dinheiro….queria marcar no final do mes so q o vendedor nao quer…o que faço?….

  188. Em 2001, emprestei algumas folhas de cheques ao dono de um programa de televisão para pagar a empresa que gravava o programa, onde eu trabalhava como contra regra, e como o dono do programa não conseguiu continuar com o programa no ar após 1 ano o programa parou e como ele não tinha dinheiro para pagar a empresa que gravava o programa eu sustei o pagamentos dos cheques caução que emprestei pro dono do programa no Banco. E a pessoa que gravava o programa não conseguindo receber os cheques do dono do programa ele moveu uma ação de estelionato contra mim só que esta ação foi julgada pelo Juiz como improcedente porque consegui provar que os cheques era caução e foi que emprestei, pois os diretores do programa testemunharam a meu favor que os cheques eram emprestados e eu estava de laranja nesta ação porque eu não devia nada para quem gravava o programa, mas ele moveu uma ação civil paralela e quer me cobrar um valor absurdo, pois o valor dos cheques eram 9.000,00 reais e agora já está em 50.000,00. E depois de quase 12 anos eu sofri um bloqueio na minha conta corrente no Bradesco e retiraram 1.200,00 reais sem eu saber de nada, não recebi nem um comunicado do Juiz e nem uma intimação sendo que no processo tinha o endereço do meu e de minha residência. O pior é que comprei um carro financiado pelo Banco Itaú e como as prestações estavam muito altas resolveram passar o carro para outra pessoa que se comprometeu em pagar o restante das parcelas e até hoje não transferiu o carro, pois ele não conseguiu porque surgiu um bloqueio no carro que deu até busca e apreensão e foi por causa destes cheques que emprestei, mas eu não sei onde está o carro e perdi o endereço do rapaz que me comprou o carro. O pior que não pagou as prestações do carro porque eu ia pegar o carro de volta e devolver para o Banco, porque se eu continuar pagando o carro quando eu quitar o carro o Helio que moveu a ação contra mim vai me tomar o carro então o meu advogado me orientou para eu não mais pagar as prestações do carro e devolver o carro para o Banco, mas não sei onde anda o carro, pois o cara que me comprou o carro sumiu. Gostaria de saber se eu tenho condições de eliminar esta ação dos cheques para limpara meu nome pois já vai fazer 15 anos  porque ai eu possa voltar a pagar o carro e seu eu encontrar o carro que eu não sei onde estará este carro seu achar vou devolvê-lo para o Banco e tentar limpar o meu nome.    

     

    • consumoempauta on

      Noel, sua história é bem confusa….. Se você tem advogado, converese com ele como pode resolver tudo isso

  189. Thamires Ramos on

    Bom dia!
    Estou sendo cobrada por uma pessoa física que não tem como provar que comprei algo dela (e realmente não comprei) , recebendo ameaças e sendo exposta ao ridículo por e-mail e WhatsApp . Que providências posso tomar nesse caso?

    • consumoempauta on

      Olá, Thamires

      Se você sabe quem é a pessoa que está fazendo a cobrança, registre Boletim na delegacia de polícia

  190. Gostaria de fazer uma pergunta,meu nome esta sujo em uma escola de cursos,consultei meu cpf e consta uma divida de 800,00 reais no spc mas quando ligo pra fazer acordo a divida e 3,000 mil ate falei que no spc nao era esse valor mas ele nao quer saber posso ate parcela porem querem uma entrada de 1,000 mil nao consigo fazer um acordo eles podem me cobrar um valor tao alto assim ja que incliram com um valor mais baixo no spc?

    • consumoempauta on

      Alessandra,

      O valor lançado no SCP é o da sua dívida. Em cima deste valor tem juros e correção monetária. Procure o Procon de sua localidade para que eles façam o cálculo e a intermediação na negociação da dívida

  191. Boa noite,

    Em 2011 tive uma dívida com meu cartão de crédito e logo após ter o meu nome incluído no SPC, me ofereci a negociar a dívida. Neste momento, o Banco foi irredutível e falou que eu só poderia quitar a dívida à vista (R$ 9.800,00), valor este que eu não tinha naquele momento. Com isso, decidi por aceitar a dívida e ter o meu nome negativado até que eu tivesse condições de realizar o pagamento. Em 2013, após 2 anos de nome negativado, o banco repassou a dívida para uma empresa de cobrança e o prazo com nome negativado foi zerado, ou seja, é como se meu nome tivesse sido incluso no SPC em 2013.  Pelos meus cálculos, em 2016 o meu nome ja deveria estar limpo, o que não ocorreu. Eles agiram de forma correta? Isso é legal? O que devo fazer?

  192. Olá , tenho uma dívida no cartão de crédito do Santander a 6 meses , fatura na qual atrasei por 20 dias , a fatura tinha total de 560 reais , paguei com atraso de 20 dias o total . porém a próxima fatura veio no valor de 1800 reais obs a fatura tinha compras parceladas mesmo assim achei abusivo o valor cobrado entrei em contato com o banco falaram que é por causa dos juros e que quando efetuei o pagamento após os 20 dias de atraso fatura já estava fechada aí o sistema não registrou por isso gerou esse valor a atendente falou que fizesse o pagamento de 1800 reais que na próxima fatura seria compensado como crédito , falei que não tinha condições de pagar esse valor no momento que possivelmente entraria em contato com eles em setembro para negociar o pagamento a partir daí fatura foi gerando valores cada vez mais altos e agora se encontra por volta de 3000 reais . enfim estou recebendo várias ligações diárias pois já passaram para a empresa cobradora . minha dúvida é sobre a cobrança judicial e penhora de bens como veículo e imóvel se podem ser confiscados ou não ? E se posso procurar o procom para possivel correção de juros . Obg desde já .

    • consumoempauta on

      Olá, Jeverson

      Você deve procurar o Procon para o cálculo da dívida e para pedir que façam a intermediação na negociação com o Santander. 

      Pode usar também como recurso o site http://www.consumidor.gov.br, que é da Senacon, do Ministério da Justiça, e eles enviam para o Santander dar uma resposta

  193. Olá boa noite, tinha uma dívida na prefeitura a qual já foi quitada a mais de 2 anos, estava no fórum em processo e me informaram q demoraria para sair do mesmo pago, somente com advogado, pois bem como não estava precisando do meu nome resolvi esperar, só q consegui tirar do fórum, no começo do ano, e para minha surpresa o nome da minha empresa está constando no Serasa, fui hj na prefeitura pedir para tirar e a funcionária me deu um papel o qual não devo nada, mas disse q eu q tenho que ir no Serasa para dar baixa no meu nome, sendo q já liguei no Serasa e eles me informaram q quem sujou o nome da minha empresa q tem q enviar q eu já paguei. Tô confusa, como devo proceder. Agradeço.

    • consumoempauta on

      Marilene

      Você deve procurar a empresa que negativou o nome e solicitar a retirada da Serasa. Se não fizerem isso, você pode entrar com ação nop Juizado Especial Civel pedindo a retirada e até requerer indenização por dano moral

  194. Boa noite!
    Tenho uma dívida negociada com parcela vencida há 11 dias. Hoje, no 11° dia a empresa começou a me cobrar pelo atraso. Só hoje ligaram 19 vezes, aproximadamente de 20 em 20 minutos. Isso é correto?

    • consumoempauta on

      Michele

      É considerado atraso no pagamento já no dia seguinte ao vencimento da parcela. As empresas podem fazer ligações de cobrança, desde que não seja nos horários de descanso ou nos dia de descanso e lazer.

  195. Gostaria saber.eu estou inadimplente no banco Santander aí sempre recebi em cheque .pois a empresa digitou um comunicado e assinou a gerência e colou no livro de ocorrência eu mais dois estamos devendo banco Santander .pois ele diz a empresa tal está dando prazo de 6 mês para funcionário em débito com banco Santander regularize .porque não iremos pagar mais em cheque nem espécie .senti me coagido pois tal gerente nem trabalha no banco pra me espor a gente a pagar divida eu quero saber se poço entrar com ação judicial danos morais ação indireta pois todos funcionários lêem o livro e sabe que nos três vem recendo em cheque porque deve banco eu até abro mais em outro nesse não quero arriscar aí ele espoe nos a pramim está obrigando pagar ainda resalta a partir mês maio 2016

    • consumoempauta on

      Olá, Nivaldo

      Você está com problemas com seu empregador? Isso é problema da legislação trabalhista. Aqui tratamos de relações de consumo

  196. O boleto se venceu dia 07/05 e hoje 12/05 recebi uma cobraça de um setor de advocacia, ou seja, uma cobrança por acessoria jurídica. Na verdade me enviaram um mensagem de texto informando que meu beneficio já estava disponivel, com isso entrei em contato para verificar qual beneficio, com isso a ligação foi para uma empresa de advogaos e ai perguntaram qual o prazo para pagamento, enfim, realizaram uma cobrança. Esse período de 5 dias de atraso após o vencimento é legal que seja realizado esse tipo de cobrança, dessa forma? Obrigado!

    • consumoempauta on

      Olá, Rafael

      As empresas de cobrança têm departamento jurídico e usam deste termo para pressionar o consumidor a pagar seu débito. Mas isso não é uma cobrança judicial..

      As empresas podem começar a efetuar a cobrança a partir do dia seguinte ao vencimento de um boleto, caso não tenha sido pago. 

  197. Ola, tenho uma divida de tres parcelas de 116,00 que nao paguei porque a empresa não me pagou e fechou, agora estou trabalhando em outra empresa e entrei em contato com o estabelecimento para o qual eu devo por facebook ja que em momento algum eles entraram em contato comigo, e o numero que eles mandaram na carta do spc nao estava correto, enfim tentei renegociar parcelando, mas eles não aceitam, so querem se for em dinheiro a vista. O que faço?

    • consumoempauta on

      Regina

      Infelizmente, a empresa credora pode determinar a forma com a qual quer receber os atrasados. Tente negociar via o Procon de sua localidade

  198. Estou com debito no banco HSBC e estou sem condiçoes efetuar o pagto me ligam todo dia  nao estou me negando a pagar mas todo dia recebo ligação informo estou desempregada ha 2 anos sem rendimento algum pra efetuar o pagto é correto issso quando nao estou em casa ligam pra minha mae.  Todo dia  ta correto se enquadra no artigo CDC 71?

  199. Jussara Oliveira on

    Devido a problemas financeiros ano passado não consegui pagar escola dos meus filhos, este ano para renovar a matrícula deveria quitar o débito, porém consegui fazer um acordo e paguei 20% do débito e dei um cheque calção assegurando o pagamento integral no mês de abril, mas a empresa para qual presto serviços não realizou o pagamento é eu não pude cumprir com o acordo. Me ligaram expliquei e informei que assim que entrar o dinheiro na conta realizo a transferência para a escola. Eles depositaram meu cheque duas vezes para me prejudicar e não bastasse segurou o boletim da minha filha. Este ano as mensalidades estão em dia. Eles podem fazer isto? Estava trabalhando e minha avisou que o boletim está preso, achei um absurdo mais antes de tomar qualquer providência quero instrução do que fazer. Muito obrigada.

  200. Comprei um terreno a 4 meses.. foram 100 parcelas de 89,90, com vencimento todo dia 20… recebi o carne com todas as 100 parcelas.. infelizmente atrasei uma parcela e não tinha observado o valor da multa por atraso e nem dos juros por dia de atraso.. a multa é de 32,00 e os juros de 2,50 por dia de atraso.. isso pode ser considerado juros abusivo? ACHO MUITO ALTA A MULTA E OS JUROS .. pq esta totalmente fora do que as financeiras e bancos praticam. que medidas devo tomar?

  201. Preciso receber um deposito de pagamento referente a um produto porém estou com uma divida com o banco referente eles podem reter esse dinheiro?

  202. Bom dia! Comprei umas blusas de tricô na porta. Parcelei em 3x, fui mandada embora e a credora já começou a me cobrar antes mesmo de vencer. Não paguei a primeira parcela e combinei de pagar td de uma vez. Venceu dia 20 agora só que o pagamento do meu marido ainda não caiu na conta. .. e desde o dia 13 ela me conra de 30 em 30 min. Pelo whatsapp, celular e telefone fixo.
    Qdo de fato minha prestação atrazada se torna uma dívida? Quanto tempo tenho de prazo para uma conta relativamente atrazada?

    Obrigada

  203. Boa tarde. Perdi um processo judicial (imobiliário) no valor de R$18 mil. Ainda não paguei pois não tenho como. Mas, independente disso, para minha surpresa, recebi uma carta do Serasa/SPC com um apontamento do exequente no valor de R$85 mil. O exequente pode colocar meu nome nos órgãos de restrição a crédito assim, no valor que ele achar que deve e não o valor estipulado pelo juiz no processo? Obrigada.

    • consumoempauta on

      Claudia,

      o valor que deve ser informado aos cadastros de inadimplentes é o da dívida. Você pode exigir que os cadastros modifiquem o valor

  204. Boa Tarde !

      Uma empresa de cobrança pode mandar mensagens de texto para os telefones celulares das pessoas que foram informadas como referência? Com as seguinte mensagem: "Fulano, apos varias tentativas de negociacao nao foi atestado interesse, possivel PROCESSO JUDICIAL agendado. Ligue: 0800 XXX XXXX.

      Além disso, uma dessas pessoas que recebeu a mensagem, ligou para o número para saber do que se tratava a mensagem e foi informado para ela que se tratava de uma dívida com um banco. Quais ações que poderiam ser tomadas? Visto que as tentativas de acordo só são uma boa opção para o banco e não para o devedor (juros abusivos). o banco tem os contatos do devedor mas outras pessoas que não ele estão recebendo essas mensagens e telefonemas.

    • consumoempauta on

      Leandro

      Só o devedor pode ser cobrado, conforme artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor. Você pode entrar com ação na Justiça contra a empresa

  205. bom dia

     

    tenho uma divida de juros de conta corrente em aberto com um banco proximo de 5 anos o qual esses juros foram se acumulando e a divida ficou grande demais, o banco enviava cartas para renegociar no entanto nao tinha como pagar o valor pedido, estou desempregado a mais de 1 ano e agora me chega uma notificaçao judicial dizendo que enviara um oficial de justiça para pegar meus bens para leiloar e quitar a divida. Nao tenho nenhum bem, poderao levar algum pertece que nao seja meu? Pois moro com meus pais.

  206. Boa noite, tenho uma empresa. Por motivos financeiros estou devendo para um ex fornecedor o valor de 700,00. Estou tentando quitar o mesmo porém não estou conseguindo. Não me nego em pagar, estou pagando como posso, porém o fornecedor estar me enviando mensagens no whats me ameaçando, dizendo que se eu não pagar até amanhã ela irá no.meu estabelicimento cobrar e caso não pague irá pegar o valor devido em mercadorias. Isso é legal?? O que posso fazer??

    • consumoempauta on

      Olá, Sarah

      Como a dívida é da empresa, não está sob o Código de Defesa do Consumidor, cuja legislação é especificamente para relações de consumo entre consumidor e empresa

  207. Cicero Rogério on

    Bom dia!

     

    Entrei em um caixa com colegas de trabalho. Só que fui demitido é a empresa mandou eu procurar meus direitos na justiça, sai sem ter direito a fgts e seguro desemprego. Fiquei devendo o ultimo valor a ser pago.  Agora o marido dela está me cobrando ameaçando vim em minha casa. O problema é que eu no momento estou sem receber nenhum valor para poder pagar a dívida. Pode o marido dela me cobrar com ameaças?

  208. Tenho uma divida de 4 anos estou desempregada com uma filha para criar estou de favor na minha mae e agora estao me cobrando . O que faço nessa situaçao . O que explico para a advogada da loja ?

    • consumoempauta on

      Olá, Ruti

      Se vocêr não tem como pagar, converse com o credor.

      Você pode procurar também o núcleo de endividados do Procon de sua localidade para te ajudar na negociação

  209. Olá, tudo bem!

    Gostei do artigo. Tirou algumas dúvidas!

    Mas, gostaria de saber, se depois de cincos anos ou mais… A empresa pode continuar cobrando a dívida? Agora judicialmente?

  210. Boa tarde! Tenho uma dívida com uma pessoa mas nunca assinei nada, pagava um valor e como aconteceram algumas coisas estou pagando um valor menor, mas ela fica constantemente querendo saber onde eu trabalho e fica mandando várias mensagens pelo whatsapp, dizendo que vai procurar pessoas conhecidas pra saber da minha vida! Isso já está me afetando psicológicamente. O que eu posso fazer?

    • consumoempauta on

      Vanessa

      Essa “pessoa” é empresa?

      se não, a legislação do consumidor não pode ser usada.

      A única saída é registrar BGO na delegacia se você se sentir ameaçada

  211. Boa tarde. Duas dúvidas, tenho uma dívida com o Banco do Brasil há uns 14 anos. Pocurei o banco assim que pude para negociar, eles me dissera que já tinha passado o prazo e não constava nada mais. Ocorre que desde então venho sendo constantemente procurada e ameaçada pelas empresas que comprar títulos "podres" de bancos. Eles podem me prejudicar? Cobram valores abusivos que não tenho como pagar. Outra dúvida é referente à ASE Eletropaulo. Tenho 2 contas em atraso, ainda não venceu a terceia, porém hoje recebi um SMS em tom ameaçador, dizendo meu nome já está no SPC e tenho 3 dias para pagar senão o fornecimento será interrompido. Eles podem me negativar sem mandar aviso prévio, e antes de 65 dias de atraso?

    • consumoempauta on

      Guiomar

      Você deve checar isso com quem escreve sobre condomínio. Aqui é sobre direito do consumidor.

      Só para adiantar (depois você pesquisa mais) o novo Código Civil estabeleceu que após três dias de atraso do condomínio já pode ser feita a cobrança, inclusive pedido de penhora do imóvel

  212. Olá adquiri um produto a uns 20 anos atras paguei 10 parcelas e ficaram 2,pois quando fui pagar restante a loja mudou e como nao tinha boleto em mãos ficou em atraso só agora vieram a colocar meu nome no Serasa me impedindo de usar cheques de outros bancos ,sou obrigado a pagar por essa dívida? E estão em seu direito fazer isso ?

    • consumoempauta on

      Ol[a, Claudio

      Veja no link http://www.consumoempauta.com.br/fique-ligado-quanto-tempo-se-deve-guardar-documentos/ o tempo em que se deve guardar comprovantes de pagamentos.

      Veja também http://www.consumoempauta.com.br/nome-sujo-quanto-tempo-fica-em-cadastros/ 

      http://www.consumoempauta.com.br/manter-nome-sujo-comeca-a-contar-apos-vencimento-da-divida/

      Neste último link há a informação de que o nome deve permanecer na Seraa por 5 anos, tempo contado a partir do dia seguinte ao vencimento.

      No seu caso, passou bastante…. Você deve entrar com ação no Juizado Especial Cível para que o nome seja retirado do cadastro

  213. Boa noite,

    Fiz uma negociação financeira ano
    Passado, aonde paguei um saldo devedor a vista em conta corrente. Hj estou sente ok cobrada novamente, só possuo o comprovante de pagamento, com código de barras, e a empresa me informou que ñ vai reconhecer o pagamento sem boleto. Sou obrigada a apresentar o boleto? Somente o recibo ñ basta?? Obrigada

    • consumoempauta on

      Nathalia,

      se pelo recibo puder ser identificado que o pagamento é mesmo desta cobrança que estão te fazendo, ele é válido. Você pode recorrer ao Procon de sua localidade para fazer a intermediação dessa situação. Verifique se o Procon de sua localidade atende de forma online e registre a queixa.

      Outra possibilidade é registrar a queixa no site http://www.consumidor.gov.br. Só precisa verificar se a empresa está cadastrada lá. 

  214. estou com 2 parcelas de um carro atrasado, cobradores ligão mais de 4 vezes por dia mesmo eu atendendo e explicando a impossibilidade , sendo que passo o dia que sera pago. ou seja se na primeira ligação do dia explico tudo aos cobradores da situação a proxima ligação não teria que ser no dia seguinte? pq tenho que repetir tudo em todas as ligações do dia. a divida esta no nome do meu pai mas sou eu que pago, eles pedem para falar com meu pai ou comigo. estao ameaçando ir para juridico mas sei que carro é 3 meses apos o atraso, é no banco do brasil, pago 815 por mes e estou no vermelho sem falar que o carro foi capotado e não tenho dinheiro nem para o conserto. eu quero pagar…., eles não querem parcelar. ja paguei 40 parcelas das 60 em que foi feito, sera que o banco acha que quero perde tudo que ja paguei? 

    • consumoempauta on

      Olá, Fábio

      Se o número de ligações de cobrança está excessivo, você pode procurar o Procon de sua localidade e fazer a denúncia e até entrar no site http://www.consumidor.gov.br e verificar se o banco está lá e registrar uma queixa por este canal contra a cobrança excessiva e até para tentar renegociar a dívida.

      Outra possibilidade para renegociar a dívida via o site da Boa Vista. O endereço eletrônico é http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/acertando-suas-contas/

       

       

  215. Comprei um celular nas casas bahia mais nao posso mais pagar. Tem como devolver o aparelho e quitar a divida ? A compra foi nk carne e os jutros sao abusivos.

    • consumoempauta on

      O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor garante o arrependimento na compra somente se ela for feita em lojas em sites, por telefone ou na porta de casa. E o prazo é de 7 dias do recebimento do produto.

      Se este não é o seu caso, não há direito de devolução. Você terá de arcar com as prestações.

  216. Boa noite

    Tenho uma divida com meu cartão de crédito do Bradesco,não consegui pagar e estão me ligando muito.Mas ao invés de ligarem para meu celular ou meu fixo não sei como descobriram o de minha sogra, ligam às vezes 7:30 ,8:00 da manhã. Não moro com ela ,já liguei para o 0800 deles disseque se quiserem ligar para me cobrar que liguem para meus telefones mas não adianta só ligam para ela. Já estão se tornando inconvenientes pois é uma senhora de mais de 80 anos e ligam de meia em meia hora.O que posso fazer?

    • consumoempauta on

      Olá, Luciana

      Se você já falou com eles e de nada adiantou, encaminhe uma carta, com Aviso de Recebimento (AR) solicitando formalmente que parem de fazer a cobrança pelo telefone de sua sogra. Se ainda assim não resolver, com este documento você pode registrar reclamação no Procon e até fazer BO na delegacia de polícia. Pode, ainda, abrir uma ação no Juizado Especial Cível conforme o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor

  217. Boa noite!

    Fiz compras em uma loja que eu tenho conta. Esse mês tenho uma parcela para ser paga, porém dia 15/06 já ligaram no meu trabalho me cobrando duas vezes, e hoje o dono da loja ligou no meu trabalho, eu tive que parar de atender uma cliente para atender o telefone. Ele gritou comigo falando que eu ainda não passei lá acerta a prestação desse mês, e disse que amanhã vai no meu trabalho conversar com minha patroa. O que eu faço? Nem acabou mês ainda. Queria saber que medidas posso tomar. Desde já muito obrigada!

    • consumoempauta on

      Samara

      Se a prestação está vencida, o credor pode começar a cobrar no dia seguinte ao vencimento, se não foi paga.

      Mas ele não pode fazer isso no seu trabalho (artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor). Você pode denunciá-lo ao Procon de sua localidade ou na delegacia de polícia

  218. Olha a loja veio me cobrar no sabado pela segunda vez sendo qui na primeira a moça veio nao me encontrou e falou tudo sobre a minha divida para minha sogra…e quando veio no sábado nao me encontrou tambem e fez ameaças dizendo qui se eu nao pagasse iria dar policia e me acusou de estelionato como assim ?? Isso pode ??

    • consumoempauta on

      Michelle

      Só quem dee é que pode ser cobrado. 

      No seu caso é preciso saber quem é essa moça, é de alguma empresa?

      Se sim, vale denúncia no Procon de sua localidade e até na Delegacia de Polícia.

      Mas se for pessoa física, não está sob a lei do consumidor

  219. Márcio Valério on

    Boa noite!
    Contratei os serviços de internwt de uma empresa, porém quando eles foram à minha residência para realizar a instalação, ele não quiseram instalar porque o morador abterio da casa em que moro, no caso o meu irmão, utilizava os serviços da emoresa e ainda está em débito com ela. Eles disseram que não fazem instalação em “endereços que estão em débito” com a empresa e que para eu utilizar os serviços da empresa, eu teria que fazer o meu irmão pagar a dívida dele ou me mudar de endereço.
    Eu gostaria de saber:
    Eles podem relacionar a dívida do meu irmão comigo?
    Eles estão certos em pedir que eu medie a relação deles com o meu irmão?
    Esta atitude da empresa é correta?
    Se não, o que eu devo ou posso fazer quanto a isso?
    Desde já agradeço e parabéns pelo site!

    • consumoempauta on

      Olá, Márcio

      A empresa deveria ter negado a assinatura no ato da contratação e não na instalação. 

      Quanto à negativa, especificamente, cada empresa tem suas próprias regras para aceitar assinantes. Mas você pode contestá-las.

      O caminho é o Procon de sua localidade. Pode utilizar também o http://www.consumidor.gov.br. Verifique se a empresa está lá e faça o relato. É interessante este caminho porque o consumidor.gov é da Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao ministério da Justiça, e faz um acompanhamento do que é postado ali.

       

  220. Olá. Meu cunhado tem uma divida com um senhor (divida entre 2 pessoas físicas) e o cobrador vem na minha casa, que não tenho nada a ver com isso, faz cobranças e ameaças ao meu cunhado, mas ele não mora com nós. Alem disso, já me deixou cópia da dívida, me informou valor e tudo. Esta certo fazer isso?

  221. Tenho uma duvida, estou em débito com um cartão de credito no qual estão entrando em contato por um numero de celular que não é meu,e nunca foi fornecido para cadastro,me causando total constrangimento… Eles tem direito de fazer isso ? sendo que ja foi pedido para tirtar o numero do cadastro ?

    • consumoempauta on

      Lais, envia uma carta, registrada, para a empresa solicitando a retirada do número que não lhe pertence. Se mesmo assim a situação não for resolvida, com o comprovante da entrega da carta e com a cópia da carta, procure um órgão de defesa do consumidor (Procon). Você pode também registrar a reclamação no http://www.consumidor.gov.br. Veja se a administradora do cartão está lá. A resposta, por este caminho, é bem rápida

  222. Ronald Sacramento Pantoja on

    A empresa pode exigir que eu devolva a mercadoria (cama e 2 ventiladores) por atraso de pagamento de parcelas?
    Já foram pagas 3 parcelas, se eu devolver a mercadoria posso exigir que que a mesma retire meu nome do SPC?

    • consumoempauta on

      Ronald

      A empresa tem direito de receber o que ela vendeu e negociar com os devedores formas de resolver as pendências com seus clientes. Se ela está propondo a devolução e você aceitar, ela terá de retirar seu nome do SPC porque a dívida não existe mais.

  223. ola,  tenho uma duvida.

    comprei umas roupas de uma fabrica  no boleto vendi algumas mas nao recebi o dinheiro e nao tenho condiçoes de pagar os boletos pq estou desempregado e a representante a fabrica esta me cobrando constatemente . nesse caso  eu posso exigir uma negociaçao

    • consumoempauta on

      Olá, Sergio

      A negociação de dívidas é sempre um bom caminho. Tente com a fábrica, embora aí não se aplica o Código de Defesa do Consumidor, porque o produto não foi comprado para utilização final, e sim para revenda

  224. prestei servicos para uma empresa em um periodo de seis meses corridos ja fazem quinze anos posso entrar na justica contra esta empresa ou ja prescreveu a divida

    • consumoempauta on

      Olá, Amilton

      Me parece que seu caso é trabalhista. Você deve procurar informações quem escreve sobre trabalho

  225. Eu se não tenho dinheiro não faço dívida
    Passo diversas vontades mas não devo pra ninguém
    Acho que falta vergonha na cara e bom senso em algumas pessoas

  226. Olá!!

    Eu sou uma Micro Empreendedora Individual

    Gostaria de saber em que momento o inadimplente pode ser cobrado?

    Porque não podemos cobrar no trabalho sendo que é o lugar onde se fica a maior parte do dia! Aí diz que podemos ligar, mas sabemos que quem deve normalmente não atende nossa ligação! E ressaltando que não podemos ligar muitas vezes ao dia.

    Aí, também não podemos cobrar nem a noite nem de final de semana nem de feriado, que seria o dia que provavelmente acharíamos a pessoa em casa!

    Não podemos cobrar perto das pessoas

    E se fizermos qualquer uma dessas coisas corremos o risco de ser presos e pagar multa!!

    Enquanto o inadimplente se não pagar a dívida apenas tem o seu nome negativado no SPC Serasa

     

    Que país é esse em que vivemos? Que leis são estas?

    É por isso que não vai pra frente! 

    Definitivamente é o País que defende o inadimplente e o credor  que se vire!

     

    att.

  227. A empresa onde atrazei o pagento da minha conta enviou uma carta de cobrança para casa de uma tia da minha esposa quais são meus direitos nesse caso?
    Obrigada

    • consumoempauta on

      Olá, Leonardo

      Pelo artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, nenhum devedor deve ser exposto. Você pode registrar Boletim na delegacia de polícia e até entrar com ação no Juizado Especial Civil por danos morais

  228. Oi tenho 16 anos e alguns meses atrás minha mãe fez uma compra no meu nome assinei e tudo mais ela não pagou e a mulher vive me ligando, mandando magia, dia e noite. Não tem dia e não tem hora. Hoje eu não moro mais com meus pais. O que eu faço sou obrigada a pagar? Me explique por favor

  229. Faz muito tempo que estou cobrando uma pessoa e ela nao quer pagar e hoje sem pensar coloquei o nome dela na parede com o valor da divida. E ala tirou uma foto e na mesma hora tirei o papel e agora o que faço.

    • consumoempauta on

      Olá, Elizangela

      Agora é esperar para ver o que ela vai fazer. Pelo Código de Defesa do Consumidor (artigo 73), nenhum devedor pode ser exposto

  230. tenho uma maquina de recarga de celular da loguim expres. estou devendo a trita dias dois boletos um de 480reais e o outro de 150reais ,etamos atrasados desde o dia 6 de junhoeles me ligaram dizendoque vao colocar o nomo do meu marido no SPC.  eu disse pra eles que so posso pagarno dia 25de julHO  ele memo assim disse que vai colocar o nome do meu marido noSPC    .   ELES  TEM ESTE direito

     

  231. oi no site do serasaconsumidor esta cobrando um valor ,,tentei renegociar com o banco e eles estão me cobrando outro valor

  232. Olá

    Em 2014, meu irmão recebeu uma ligação do comercial de uma empresa oferecendo curso de pós graduação em física e livros de física.Ele aceitou receber os produtos e lhe foi enviado a sua casa, livros que nada tinham a ver com física. Tratavam-se de enciclopédia e livros de geografia e português. Neste período ele recém chegava no interior do Estado com sua mulher, um filho de 4 anos e 1 de um mês. Meu irmão não pagou o produto e nem tomou providencia para devolve-lo, só anunciou que o produto não correspondia ao que permitiu envio, quando feita cobradnça de pagamento pela empresa, via contato telefônico. Nesse momento ele pediu pra devolver e disse que não tinha pedido aquele, mas a empresa nem aceitou a devoluução e ainda colocou o nome dele no SPC ainda em 2014. Volta e meia faz cobranças por telefon e pra sanar a má fé de envio de produto nada a ver com o interesse dele como professor eles propõem acordo de mais de R$1500,00. Eles tem direito a fazerem essas cobranças depois de terem colocado o nome dele no spc? Até qdo?

    • consumoempauta on

      Olá, Ana Lívia

      A empresa pode cobrar, sim, mesmo depois de ter colocado o nome dele no SPC. A dívida continua.

      Ele deveria ter devolvido os produtos no prazo de sete dias do recebimenhto dos livros, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Como não fez isso, é responsável pela dívida

  233. Alexandre Vieira on

    Fui assaltado e pedi para bloquar o cartão por perda ou roubo e emitir a segunda via porem eu não tinha pago a fatura ainda e após o bloqueio não consegui emitir outra, a fatura venceu dia 9 deste mês e já recebi diversas ligações de cobrança, no dia 25 recebi 13 ligações e um delas as 10:50 da noite hoje (27/07) recebi apenas 3 a ultima as 9:44 da noite, tenho algum direito nesse caso? eu já atendi algumas delas já expliquei o caso e mesmo assim insistem 

    • consumoempauta on

      Olá, Alexandre

      Você quer pagar? Então peça a fatura. Quanto às inúmeras ligações de cobrança, você pode registrar reclamação no SAC ou na Ouvidoria da empresa

  234. Bom dia,

    meu carro está atrasado a 15 dias e uma empresa de cobrança liga em média 40 vezes ao dia, sendo que na segunda dia (25/07) ela ligou 72 vezes, essas ligações começam as 7:20 da manhã e vão até as 22:00, o que eu posso fazer com relação a isso?

    • consumoempauta on

      Olá, Carlos

      A empresa pode fazer cobranças, mas se você estão ligando inúmeras vezes por dia, registre uma reclamação no SAC ou na Ouvidoria da empresa

  235. Tenho um apto, não moro nele, ele está alugado. Surgiu uma taxa extra, que é de resposabilidade minha (próprietária) mas não fui comunicada. Hoje recebi um e-mail da empresa que administra as taxas do prédio informando que estou com inadiplência de 4 meses. Vinheram me cobrar os atrasos mas em nenhum momento anterior vinheram me comunicar do surgimento das taxas ou sequer me enviaram boletos. Sou obrigada a pagar?

    • consumoempauta on

      Olá, Miiam

      Você deve ver estas informações com que atua na área de condomínio. Aqui tratamos de relações de consumo.

  236. Peguei um emprestimo de valor pequeno no banco, e não consegui pagar. Quando tentei renegociar a divida, o valor estava absurdamente maior, enão não aceitei a renegociação e não assinei nada.

    Isso já faz 8 anos, porem nestes ultimos meseseles descobriram meus dados cadastrais e tenho recebido cobranças de uma terceirizada deste banco que se intitula escritorio de advocacia alguma coisa. Eles podem me enviar estas cobrança diarias como tem feito? Se já houive a prescrição da divida, hoje eles podem entrar com alguma ação?

  237. ola tinha uma empresa no meu nome no qual eu havia vendido, entao o atual dono comprou mercadorias em meu nome e nao pagou os boletos, agora as empresas estao em cima de mim pra eu pagar, so q eu alem de nao ter comprado nada tambem nao assinei nada entao a divida é minha ppela empresa estar no meu nome ou é do atual dono q comprou e assinou os boleto

     

     

     

    • consumoempauta on

      Luana

      É melhor você procurar orfientgação de um advogado. O seu caso não é relação de consumo, assunto que trata este site

  238. Atrasei a prestação do meu carro,e estão ligando para o celular da minha filha toda hora na sala de aula,no serviço e no curso e até em finais de semanas eles tem direito de fazer isso ? 

  239. Estou com uma divida de tv no meu nome , tenho  4 faturas que não pude pagar quando venceu , meu contrato esta encerrado, eu só preciso que parcelem a divida como todas as outras empresas fizeram para mim poder limpar meu nome de imediato,mas a empresa de telefonia esta dizendo que não parcela e nem da desconto.Fora o mal atendimento,me jogaram pra umas 10 acessorias,no minimo,que diziam não encontrar meu contrato,que estava empresa de telefonia,e quando eu retornava eles só me passavam pra outra e outra acessoria,até hoje cedo que eu disse se me passassem pra mais uma acessoria que não encontrasse meu cadastro eu irir procurar o procon,dai sim me passaram pra esta ultima,onde a atendente foi super grosseira e me disse que nao pode fazer parcelamento.Eu preciso limpar meu nome,e tenho que pagar parcelado pois nao tenho o dinheiro de todas as faturas..tenho direito??o que posso fazer???

    • Olá, Carla

       

      Parcelamento de dívida é a empresa que decide. Nada obriga ela a fazer renegociação.

      Você pode tentar esta negociação pelo serviço Acertando suas Contas, da Boa Vista SCPC. Entre em http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/acertando-suas-contas/

      Outra possibilidade é com a Serasa, no programa Limpa Nome . Entre no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/

      Boa sorte

  240. Boa tarde, contratei um advogado para entrar com uma ação.

    Seus honorários ficou estabelecido em contrato. Nesse contrato informa os valores e % que eu deveria pagar. 

    Eu paguei da seguinte forma: 30% a vista em dinheiro, e o restante conforme ele ia me pedido ate finalizar o valo. Esses pagamentos sempre eram pagos em sue escritorio. Ele não me dava os recibos e eu nunca pedid visto que ele ia marcando em suas anotações e guardava junto com o meu processo. Eu não ganhei a ação. mesmo assim paguei tudo direitinho. 

    Se passaram 2 anos, e agora para meu espanto o mesmo mandou cobrança bancária no email da minha mae copbrando o valor integral de seus honorários. O boleto vence daqui 4 dis (15/08/2016). Me ajude o que devo fazer. Grata

    • Olá, Mari

      Você deveria ter exigido os recibos. A única saída é fazer uma denúncia contra ele na Ordem dos Advogados do Brasil. Seria bom você ter testemunha de que realizou os pagamentos. Se pagou com cheque e este foi nominal, pode ser uma prova. 

  241. Ola, recebei um boleto depois do vencimento no mes 07 da empresa de condominio do meu predio, ai  estavamos com duvida sobre umas taxas e acabou que nao pagamos,. esse mes, o boleto do mes 08 veio sem codigo de barras, eles disseram que mandram so pra conhecimento e que so vao madar cobraça regular depois que pagar o mes 07, pedimos o boleto do mes 07 mas eles querem colocar juros sendo que a taxa veio atrasada. Nao questiono nem o o juros do mes ste, mas a empres pode impedir a gente de pagar os meses seguintes? eles podem fazer essa manobra? 

    • Priscila

      Questões de condomínio tem lei própria. Você deve verificar no sistes que tratam deste tema. Aqui, nosso trabalho é sobre relações de consumo e defesa do consumidor

  242. Bom dia, eu fiz um acordo de debitos com uma escola de profissões, porem o boleto de acordo venceu mas nele tem as multas e juros diarios que posso pagar até no maximo 90 dias, eles podem cancelar o codigo de barra do boleto mesmo eu pagando em breve com os juros e multa, pois me passaram mensagem ameaçando sobre. Obrigado pela atenção e bom trabalho

    • Olá, Felipe

       

      Geralmente, quando se faz um renegociação de dívidas, as empresas esperam o pagamento da data agendada, sob pena de cancelarem o acordo. Você precisa ver com a empresa se a renegociação está mantida.

  243. Luiz Yukio Takiy on

    Fiz um contrato com uma empresa de softwere para emissão do cupom fiscal, como a situação como a situação da empresa decaiu muito fiquei sem pagar algumas mensalidades, mas após dez dias de atraso da primeira mensalidade não pude mais acessar o softer pois foi bloqueado estou tentando negociar com a empresa mas eles querem que eu pague todos os meses atrasados mesmo sem ter usado o softwere, é isso mesmo?

    • Olá, Luiz

      Se o contrato estabelecia pagamento mensal, você deveria ter solicitado a suspensão no período em que não utilizou. Se não fez isso, a empresa tem direito de cobrar. Verifique se o contrato era com pagamento mensal e, se sim, tente negociar com a empresa os valores pendentes

  244. Olá, gostaria de saber se a empresa pode inserir parcela por parcela do financiamento. Por exemplo, um empréstimo feito em 96 parcelas a empresa incluiu meu nome 80 vezes, cada uma referente a uma parcela. Gostaria de saber se isso não é expor ao ridículo… 

    • Olá, Alberto

      A empresa deve fazer uma inclusão com o valor total da dívida. Procure a empresa que detém o cadastro negativo e questione eles sobre as 80 inclusões. Denuncie também no Procon de sua localidade

  245. Bom dia… estou com uma dúvida!
    Por ter ficado um bom tempo desempregado não efetuei o pagamento de 2 cartões de crédito que havia com a Porto Seguro Cartões, onde meu nome está negativado e recebendo cobranças dos valores devidos. Meu é segurado pela Porto no caso de sinistro (furto, roubo, perda total) a Porto pode fazer o desconto dos valores devidos e fazer o pagamento do restante?
    Até onde eu entendo são empresas distintas dentro do grupo e mesmo porque as cobranças dos cartões estão sendo feitas por empresa de cobrança. O que pode acontecer?

    • Dênis

      A empresa poderá entrar com ação judicial de cobrança e você poderá ter bens penhorados, caso não feche o um acordo de pagamento. 

  246. ola eu fiz um emprestimo no banco no valor de 8 mil reais e depois vi que foi para mais de 23 mil reais ,muito abusivo, se eu deixar colocarem meu nome no serasa,para que possa ser feito propostas, eles ja podem de cara entrar com processo de penhorar bens,ou é só no caso de eu não pagar a divida, ,eu quero pagar mas espero pagar um preço justo mesmo com juros, tenho carro no nome e ja me disseram pra tirar do nome que vao tomar, então se entenderam onde quero chegar, se tiver no serasa e tal quanto tempo eles podem pedir penhora de bens,e se deve na verdade ter propostas e algum acordo,e somente se eu não querer pagar é que podem pedir por penhora, grato se puderem responder,pois ainda estou por fora das leis que possam proteger o consumidor.

    • Júlio

      A penhora de bens é feita via Justiça e não pela Serasa. A empresa tem de entrar com açõa judicial de cobrança na Justiça e antes de pedir a penhora voce será convocado para tentar um acordo para o pagamento da dívida. Se não houver possibilidade de pagamento, a empresa terá de entrar com ação de penhora de bens e, aí, sim, seu carro pode ser um item a ser confiscado para pagar a dívida.

  247. RAFAELLA CRISTINA on

    prezados, bom dai! tenho um financeamento de carro no SANTADER porém estou com 3 parcelas em atraso, eles me disseram que só posso pagar duas de uma vez. Se nao meu carro vai para busca e apreensão ,isso é valido?

    obrigada,

    • Rafaela

      Deve ser porque com três parcelas em atraso o veículo deve ir para busca e apreensão. Tente renegociar com o banco

  248. Boa tarde. Tenho uma grande duvida e gostaria que pudessse me auxiliar. Passei roupas para uma mulher revender, nisso ela assinou comigo uma promissoria no valor total das peças deixadas com ela. No dia do acerto ela devolveu x valor em peças que não foram vendidas e não pagou nada das peças que vendeu. Fui até o lugar onde protesta a promissória e a protestei no valor total, porém ai vem minha duvida, mesmo com o nome dela restrito ela não me procurou para quitar essa divida e agora quero entrar na justiça de pequenas causas, porém como protestei o valor total da promissória e ela me deve apenas uma parte desse valor quero saber se terá algum problema pra mim em relação a isso. Ou se consigo arrumar o valor protestado ou algo assim antes de entrar na justiça contra ela. Obrigada

    • Aline, 

      você deveria ter protestado apenas o valor que a pessoa te deve. Verifique no cartório de protesto se é possível mexer no valor

  249. Boa ite,

    Paguei todas as duplicatas que devia a meu fornecedor que estavam em atraso no começo do ano, agora este fornecedor me aparece com mais uma duplicata do ano de 2013 dizendo que  havia esquecido de incluir esta.Sou obrigado a paga-la? obrigado

  250. tenho uma pergunta fui surpreendido por um colega de trabalho que recebeu uma mensagem via sms em seu celular em meu nome que tinha um processo tempestivo contra mim.sei que estou devendo, o banco pode fazer isso ja pago um consignado que e quase um terço do meu salario por isso nao pude honrar com o outro emprestimo.

    • Ronaldo,

      se você conseguir provar que um terceiro recebeu a informação de sua situação de inadimplência, entre com processo no Juizado Especial Cível por danos, com base no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor

  251. Bom dia por gentileza gostaria que vcs me tira-se uma duvida eu tenho uma divida junto a loja Elmo estou ciente desta divida mas como estou desempregado e infelizmente não tive condiçoes para pagar a divida so que tem um fimanceira Credisten me cobrando a divida eles me liga cerca de umas 20 vezes por dia cobrando isto quando não liga pra casa do meu irmão e também do meu sobrinho já atende os telefonemas deles ja expliquei a situação ja disse que assim que eu tiver o dinheiro eu os procuro para fazer tal pagamento mas eles me fala que meu nome vai ficar sujo que é pra mim fazer um emprestimo com parente para quitar a divida eu ja falei que não vou fazer isto pq ao invez de esta resolvendo um poblema eu estou criando outro então a pessoa digo o cobrador me fala se eu sabia que não tinha codiçoes de fazer a compra pq eu fiz se sabia que eu não ia pagar usando de tons ameassadores e querendo que eu de a eles satisfaçoes da minha vida particular o que vcs me orienta a fazer pois eu não estou negando a divida pretendo pagar mas como estou desempregado e não tenho outra fonte renda eu faço alguns bicos que mal da pra pagar luz e agua ja estou entrando em disispero pois numca fiquei tanto tempo desempregado espero resposta o que devo fazer para ele para de me liga 

    desde ja eu agradeço 

    • Olá, Paulo Roberto

      Quem está te cobrando é uma empresa de cobrança, cuja dívida deve ter sido repassada pela Loja Elmo.

      Se você não tem condições de pagar, o aconselhável é que diga a eles que não tem condições financeiras de quitar o valor. Se continuarem insistindio, ignore as ligações de cobrança. 

  252. Bom dia, Tinha um boleto em atraso da minha empresa e entrei em contato c meu fornecedor e ele pediu que fizesse um deposito do valor na conta da empresa que eles anulariam o boleto.Fiz o deposito mas agora recebi uma carta do cartorio dizendo que se eu nao pagar ate essa sexta serei protestado.Falei novamente com meu fornecedor o msm disse que terei que pagar no cartorio e que o o dinhero que ja  depositei ficara em credito para futura compra,mas eu naão quero. Sou obrigado a pagar duas vezes a mesma divida? 

    • Olá, Tiago

      Não é obrigado a pagar duas vezes a mesma dívida. Se você tem o comprovante que garante o pagamento da dívida, a empresa deve retirar o título do cartório. Você pode procurfar o cartório, com o comprovante, e provar que já foi pago.

  253. Bom dia,tenho uma divida com a faculdade que estudei e eles entraram com execução de titulo , porem o valor com juros ja esta imenso e fora das mihas possisibilidades de pagar , meu nome ficou negativo em cartorio por cinco anos e agora protestaram novmanete em cartorio apos caducar , oadvogado da instituição me disse que isso e legal pois houve uma nova lei no cpc que da esse direito ao protesto novamente, isso procde? outra coisa eu ja tentei acordo porem eles nunc aceitam , eu posso pedir ao juiz pra julgar minhas condicoes e determinar o valor mensal que eu possa pagar? esse tipo de processo de exução de titulo no caso a penhora nao precreve nunca? nem apos cinco anos da entrada do processo?

    • Laís

      Não pode ser protestada duas vezes. Procure o Procon de sua localidade para te auxiliar.

      Leia http://www.consumoempauta.com.br/conheca-as-regras-para-cobranca-de-dividas/

  254.  OLA… Bom Diaa

    Fiz uma compra em uma loja de moveis, mas acabei ficando despregado e não comsegui cumprir com minhas obrigaçoes, estive na loja e comversei com o gerente, expliquei minha situasão, inclusive por telefone tambem foi explicado , mesmo assim todos os dias me ligam pra cobrar com ameaças de busca e apreenção, em momento algum disse que não iria pagar, só pedi que tivesem um pouco de pasciencia ate que eu consiga o dinheiro pra efetuar o pagamento, o q devo fazer neste caso?, eles realmente podem efetuar a retirada da mercadoria?

    • Vagner

      Eles não podem retirar a mercadoria, só com decisão Judicial.

      E cobrança extrajudicial não é cobrança judicial.

      Entenda melhor lendo este texto: http://www.consumoempauta.com.br/conheca-as-regras-para-cobranca-de-dividas/

  255. Bom dia,

    Tinha 4 dividas de 2010 com o Banco Santander, quando do peguei uma rescisão de uma empresa que trabalhei, fui ao Banco para quitar minha dívida o Banco me informou o nome e o telefone da empresa que tinha comprado a dívida. Entrei em contato com a empresa e  a mesma me mandou o boleto e o contrato para quitação, paguei o boleto e meu nome ficou sem restrição por 1 ano e meio, até que um belo dia foi adicionado novamente uma restrição, fui ver do que se tratava, para minha surpresa eram dividas do Santander novamente, dívidas estas que não fui informado na época que tinha como pagá-las, porém faltavam 5 meses para prescrever, por que a divida original já estava completando os 5 anos. Bom, prescreveu, e desde então a empresa Recovery me cobra incansávelmente, e agora está dizendo que vai entrar com ação extrajudicial, eles podem fazer isso? Posso fazer algo em relação ao assunto, já que só fui informado destas dívidas depois que fiz os acordos e não tenho mais condições de pagar. A dívida original é de 2010

  256. Óla, eu tenho uma divida que ja prescreveu..tanto que meu nome ja saiu dos serviços de protecao ao credito (spc/serasa).
     Só que recentemente uma empresa de cobranca tem me ligado, mandado mensagens constrangedoras de cobranca..a ultima mensagem dizia que eles haviam feito um pré agendamento e iriam ate meu endereco cadastrado. Gostaria de saber se eles podem fazer isso? e quais sao os meus direitos?

    • Olá, Aline

      Há diferença entre dívida prescrita e a saída do nome dos serviços de proteção ao crédito. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o nome só pode ficar 5 anos nestas listas de devedores. Isso não significa que a dívida prescreveu. Para você entender melhor, veja as informações neste link: http://www.consumoempauta.com.br/conheca-as-regras-para-cobranca-de-dividas/

  257. Boa Noite! tenho uma duvida. Minha esposa deve uma editora, e agora eles ligam falando que o nome dela será protestado, e que ela terá que ir a São Paulo para poder negociar a divida. A questão é, que ela está desempregada, e que não tenho condições de honrar com este compromisso, pois faço as despesas de casa sozinho. Eles podem fazer isto? Obrigado.

    • Olá, Daniel

      Eles podem sim protestar. Se a dívida não é paga, a empresa pode utilizar dos meios legais (protesto, inclusão do nome no SPC, Serasa, ação judicial) para receber.

      Veja algumas dicas de como agir neste link: http://www.consumoempauta.com.br/conheca-as-regras-para-cobranca-de-dividas/

  258. Olá!

     

    Recebi desta cobrença inumeros e-mails com este teor. Minha dívida presceveu há mais de cinco anos e foi comprada por esta empresa com quem não tenho contrato assinado. É correto e lagalizado eese tipo de informação que me trazem? A dívida é legítima com eles e em seus termos?

     

    Grata, segue abaixo.

     

    Lilian

     

     

    Comunicamos que seu(s) débito(s) na presente, realizado inicialmente junto à instituição Caixa Econômica foi(foram) cedido(s) e transferido(s) a FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITORIOS NÃO PADRONIZADOS NPL 1 (FIDC NPL1) tornando-se legítimo credor de seu(s) débito(s).

    Não tendo V.sa. aproveitado as inúmeras oportunidades concedidas para liquidação de seu débito, que se encontra em cobrança em nosso escritório vimos COMUNICÁ-LO, para que, entre em contato conosco no telefone abaixo, a fim de solucionar sua pendência em fase conciliatória. Caso não seja efetuado qualquer contato em até 72 horas do recebimento do presente comunicado, serão adotadas medidas judiciais previstas no Código Civil Brasileiro:

    Art. 394 – Considera-se em mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.

    Art. 395 – Responde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorário de advogado.

    Desse modo, o não atendimento ao presente comunicado, será por nós interpretado como falta de interesse no acordo amigável.

  259. boa tarde.

    minha dúvia é a seguite: estava com a fatura de um cartão em atraso, no dia 25 do mes liguei pra administradora do cartão e fiz um acordo, ficou ajustado que até dia 10 do outro mes eu pagaria um valor de 100,00 reais referente a entrada desse acordo, e mais 4 parcelas iguais e sucessivas referente ao resto da dívida. acontece que, mesmo após a admiistradora de cartão celebrar esse acordo comigo, no intervalo entre o dia 25 (dia em que fiz a renegociação da dívida) e o dia 10 do outro mes (data estipulada para o pagameto da etrada do acordo) a administradora de cartão negativou meu nome. a empresa agiu corretamete?

    • Hiago,

      a empresa agiu errado. Se você tem como provar que o acordo foi feito, pode acionar a empresa no Procon de sua localidade ou no Juizado Especial Cível

  260. Boa noite

    tenho uma divida pela empresa onde não consegui pagar… a instituição credora informou que se não houver acordo amigavel  será feito cobrança judicial com bloqueio de conta no banco para pagamento da divida. Isso procede? eles podem fazer isso?

  261. Boa tarde! Estava pesquisando sobre direitos, pois fiquei indignado com uma situação que estou passando. Por questões de crise financeira passei um tempo sem pagar meu condominio. Agora entrei em contato para negociar a quitação em um só pagamento. Foi então que descobri a metodologia abusiva de calculo de dívida deles (Pró Síndico). Eles cobram:

    Taxa do condominio (normal)

    Multa de 2% sobra a taxa – e aqui começa

    Correção de 1%/mes sobre taxa+multa

    Juros de 1%/mes sobre taxa+multa+correção

    Honorários de 1%/mês sobre taxa+multa+correção+juros

     

    Fiz os cálculos e descobri que em menos de um ano e meio, o s valores excedente somados ultrapassam mais de 50% do valor das taxas. Isso é um roubo. Principalmente porque o valor de honorários já vem incluso no valor do condominio. O que se pode fazer? como proceder?

    • Olá, Ítalo

      Você precisa checar isso no novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março.

      No site Consumo em Pauta tratamos só do Código de Defesa do Consumidor, que não abrange relações de condomínio.

      Veja no site SindicoNET se você consegue estas informações. o endereço deles é https://www.sindiconet.com.br

  262. Maria Aparecida Vieira on

    Boa tarde,
    Fiz um emprestimo consignado no banco  BMG, atualmente ITAU/BMG. Ocorre que recebi uma ligação de cobrança que não entendi muito bem e fiquei constrangida quando perguntei o nome do funcionario e ele se negou a identificar-se (ome completo), utilizando-se do nome de guerra: moreno. Gostaria que me informasse se existe respaldo legal  na afirmação do suposto fufncionario.

  263. Meu pai foi fazer um refinanciamento consignado pelo INSS no Banco do Brasil no começo do ano e a funcionária errou 3 vezes nos calculos enviados para o INSS, fazendo que esse empréstimo consignado fosse excluido pelo INSS.Após isso, o Banco do Brasil colocou o nome do meu pai no SPC/Serasa e passou essa divida para empresas tercerizadas como se fosse emprestimo pessoal,e meu pai sabendo que o erro foi da funcionária má qualificada,entrou no advogado, e o processo está andando no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo Indenização por Dano Moral. Só que continuam ligando em casa todos os dias, chega a ser constrangedor,e a pergunta que eu faço é: Podem cobrar aqui em casa com o processo em andamento na justiça? 

    • Gabriel

      Se não houve o empréstimo, não pode haver cobrança nem inclusão do nome no SPC ou Serasa

      Como vocês já estão com processo na Justiça, faça provas dessas cobranças para anexar ao processo. Você pode gravar as cobranças

    • Olá, Ordilei

      Pode, sim, fazer cobrança com apenas um dia após o vencimento. Não há lei que determine prazos para cobrança

  264. Oi, Meu esposo recebeu um mandado de execuçã- Juizado Especial no local de trabalho dele, foi chato pois todos os colegas ficaram curiosos querendo saber o que havia ocorrido, e o patrão dele chamou ele em particular para perguntar o ue estava havendo. Isso pode é certo? Pois e ainda o oficial disse que se ele nao acomparecer na audiencia de conciliaçao ele ia buscar ele para levar la para dar uma satifação, isso pode ocorrer no local de trabalho dele? Tudo isso é por causa de uma divida numa loja de roupas que ele emprestou o nome para o pai dele e ele nunca pagou. e no caso fica em outra cidade a 300km da minha e ele nao teve como ir á sessão de conciliação por falta de dinheiro, quanto mais vai ter dinheiro para pagar uma divida que não é dele. Mas no caso de penhora de bens, não tem nada pra tirarem de nós, pois moramos de aluguel e a casa ja era mobiliada nada é nosso. o que ocorrerar se não tiver nenhum jeito de ser paga essa divida??

    • Juliane

      Se não for paga, a dívida vai ser executada. Se não há nada em nome de vocês, provavelmente não terão como receber o valor.

       

  265. Boa noite, 

    Loquei um apto em meu nome, porém pedi separação e meu ex-marido não quer sair do mesmo.

    A imobiliária está me cobrado por email, ok, porém duas pessoas de minha família são minhas fiadoras,e como já ameaçaram registrar meu nome no spc gostaria de saber se podem incluí-las no spc instantaneamente junto ao meu, tanto que com 10 dias de atraso já mandou email a minhas fiadoras….

    Outra coisa, de que forma posso proceder com meu ex marido para ele sair do apto, temos filha pequena e por meio de minhas cobranças ele não está aceitando….

    • Camila,

      A situação que você está vivendo é pautada pelo Código de Processo Civil. 

      O site Consumo em Pauta trata apenas da legislção do Código de Defesa do Consumidor.

      Recomendamos que procure orientações com um advogado

  266. Tenho um cartão de crédito de um banco com limite de 2.800 reais. Acabei emprestando a um irmão que passou a usá-lo e administrar as compras e pagamentos. Porém ele acabou exptrapolando em muito o uso gastando mais de 100 mil reais. Minha duvida é quanto ao limite: Se é de 2.800 reais , como a administradora permitiu que fosse usado crédito de mais de 20 vezes  do limite?

    De alguma forma eu posso contestar isso, em PROCOM ou mesmo na justiça?

     

    • Olá, Vanio

      Em primeirio lugar, não se empresta cartão de crédito. A dívida será sempre de responsabilidade de quem é o dono.

      Quanto ao valor gasto, procure, sin, o Procon ou o Juizado para que eles expliquem como liberaram compras com valor que superam o limite. 

  267. Ola! Fiquei desempregada e sem condições de pagar meu cartão de credito. Já recebi a carta do SPC, o banco continua me ligando, inclusive fim de semana e fora do horário devido, quero tomar as medidas cabíveis só que quando o banco me liga, eles não falam nada e desligam logo em seguida, não me dão o protocolo quando peço ou mesmo o nome da atendente. Tenho apenas os dias e os horários das ligações. Isso serve como prova?

    • Olá, Fernanda

      Você quer tomar medidas quanto às ligações de cobrança fora do horário estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor? É isso? Anotações de dia e horários das ligações não prova nada na Justiça. Se não falam nada, como você sabe que são eles? O juiz pode te perguntar isso. 

      Quando falarem algo, tente gravar como prova.

  268. Ola,

    tenho  um boleto com  25 dias de atraso, liguei para pedir a atualizacao informarm que ja ta no escritorio de cobranca. sendo que ainda nao tem nem um mes de vencido e o boleto fl que aceita depois do vencimento pagando o juros.Gostaria de saber quanto tempo pelo codigo e permitido enviar para uma emrpesa de cobranca.

    • Larissa,

      Não existe legislação que determina isso. Mas se o boleto constar informação que pode ser recebido pelos agentes bancários até tal data, neste período você teria direito de ainda pagar sem escritório de cobrança. Caso contrário, a empresa pode definir quando encaminhar ao escritório

  269. Raquel Cristina Mello on

    Ola, bom dia

    Tenho uma divida em uma cooperativa de credito que trabalha como um banco. Existe um fiador nesta divida. Atrasei algumas parcelas devido a desemprego. Acontece que funcionarios estao indo ate o endereço do fiador e falando que caso nao haja pagamento da divida a cobranca vai para o depto. judiciario da cooperativa, ate ai tudo bem, mas tambem dizendo que isso o ira prejudicar no emprego. Visto que ele e funcionario municipal, gostaria de saber se realmente isso e possivel.

    • Olá, Raquel

      Algumas empresas não contratam funcionários que têm o nome sujo. É bom você ver esta pendência ou o fiador terá de pagar.

  270. Bom dia!

    Fiz a solicitação de um orçamento de peças a um fornecedor, onde fui prontamente atendida, me enviaram um boleto para pagamento à vista. Somente após a confirmação do pagamento, a fábrica me informou que o pedido não seria liberado, pelo fato de constar débitos de um pedido anterior.

    Minha dúvida é: Pode se negar venda à vista, quando há pendências de pagamento no fornecedor? O que me deixou chateada foi o fato de somente após o pagamento é que fui informada do bloqueio de compras.

    Inclusive o dinhero que fiz o pagamento à vista, foi repassado pelo meu cliente para agilizar o envio das peças e a minha intenção seria, após a finalização do serviço, negociar o débito junto à fábrica.

    Agora não sei como resolver, poque o forncedor não liberou o pedido e como no momento não tenho como pagar o débito, preciso atender o meu cliente.

    Agradeço retorno!

  271. CRISTIANE OLIVEIRA on

    Boa tarde. Se atraso o pagamento da Vivo, recebo mais de 20 ligações de cobranca de várias localidades à noite e aos sábados, que iniciam as 8 até as 21 horas. Muitas vezes são mensagens eletronicas.

    Outro fato são sms que recebo da AES Eletropaulo, direcionadas a um tal de José, isso há anos. Não conheço nenhum José e quando entro em contato, os atendentes pedem para que eu aguarde um contato para resolver e até hoje recebo essas mensagens. O que posso fazer nesses dois casos? obrigada

    • Cristiane

      Se você já falou com o SAC das duas empresas e tem número de protocolo, registre reclamação na Ouvidoria destas empresas

  272. Olá, boa tarde. Estudei na Estácio há muitos anos, tranquei a matricula e saí. Isso foi no final de 2010. Até hoje me fazem uma cobrança sobre um último boleto que não foi pago antes de eu trancar. Na secretaria foi conversado que não havia a necessidade de pagar este boleto e ponto final. Infelizmente no momento não pensei em ter algo por escrito e ficou apenas o conversado na secretaria. O boleto vencia no começo do mês vigente e o trancamento ocorreu próximo do fim do mesmo, onde nem aula eu assisti neste período e devido a isso foi acordado que eu não precisaria pagar o boleto.Cerca de dois anos depois, em 2012, resolveram me cobrar por este esse boleto e cobram até hoje.

    Já estive na instituição algumas vezes para conversar sobre o assunto (há anos isso) mas só sabem empurrar o problema pra outro setor e na real apenas ignoram. O setor financeiro insiste em me cobrar e já informei por diversas vezes que o que foi conversado na secretaria era de que eu não precisaria pagar este último boleto.

    Como fica meu caso nessa situação? É uma cobrança de 2010. Já vamos entrar em 2017. Nunca me foi falado nada sobre spc/serasa nem nada disso. Apenas sobre renegociação de débito, na qual eu não pretendo pagar pois me foi acordado que eu não precisaria pagar.

    Obrigado.

    • Olá, Maurício

      Você não tem nem testemunhas que comprovem o acordo? Se sim, poderá usá-la.

      Do contrário, se não tem comprovante do pagamento (e você não pagou), provavelmente as cobrança continuarão

      • De testemunhas, só os envolvidos. No caso, a pessoa que atendeu na secretaria e a pessoa que ela foi analisar o caso dentro da secretaria. Tanto um, quanto outro, nem faço mais ideia de nome. E ainda assim, além do tempo que se faz esquecer, jamais iriam depor contra o local que trabalha/trabalhou.

        A cobrança continuará sendo feita. Pois não pagarei. É injusto. Mas esta situação, no futuro, poderá implicar em algo contra mim?

        Obrigado pela resposta.

        • Maurício,

          No futuro poderá ter problemas caso a faculdade decida fazer cobrança via judicial. Ou inserir seu CPF nos cadastros de restrição ao crédito (Serasa, SPC ou SCPC)

  273. Boa noite.

    Preciso muito de uma orientação: Estou devendo dois cartões de crédito, ambos do Banco do Brasil, que terceirizou a cobrança. A divida está por volta de R$.4.000,00. Essa empresa de cobrança tem me passado mensagens no celular e eu já entrei em contato com ela por três vezes para tentar negociar, mas o acordo que me oferecem eu não tenho condições de pagar. Mesmo assim continuam passando mensagens. No Serasa consta dívida vencida, mas ainda não negativada. Hoje me passaram uma mensagem às 18:25h dizendo que eu poderia ser notificada por um oficial de justiça até às 19h por falta de acordo. Isso não caracteriza ameaça mediante uma mentira, uma vez que sequer existe um processo judicial? Me sinto consternada por estar devendo e agora extremamente preocupada com essas cobranças. Comprei um apartamento financiado há 1 ano, que é meu único bem e onde moro, corro o risco de perdê-lo? Desde já agradeço a sua atenção. Obrigada.

     

    • consumoempauta on