Clínicas médicas populares: veja onde reclamar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Problemas com clínicas médicas populares podem ser resolvidos no Procon

Quem enfrentar problemas nas clínicas médicas populares pode recorrer ao Procon, à ANS ou ao CRM, dependendo da situação. 

Nas situações de problemas com as clínicas médicas populares, o cidadão deve registrar reclamação no Procon, na  ANS ou no Conselho Regional de Medicina (CRM). “O Procon tratará das questões relativas às infrações ao Código de Defesa do Consumidor;  a ANS e o CRM vão apurar infrações relativas a própria atividade clínica e médica, notadamente, de cunho ético e normativo, aplicando sanções previstas nas normas desse segmento”, explica a dra. Maria Aparecida Menezes Silva, mestre em Direito e sócia do escritório Menezes Advogados, especialista em relações de consumo e responsabilidade civil.



Mas se o cidadão tiver dificuldade para saber onde faz a reclamação contra as clínicas médicas populares, a dra. Lívia Coelho, advogada da Proteste Associação de Consumidores, recomenda a procurar um órgão público ou civil de defesa do consumidor, podendo ser o Procon ou a própria Proteste, caso seja associado. “Isso porque cada caso precisa ser analisado para se verificar se a questão é de prestação de serviço (defesa do consumidor) ou médica (CRM).”

Há ainda a possibilidade de contratação de um advogado para representar o cidadão na situação de conflito com as clínicas médicas populares, conforme recomendação da advogada Maria Aparecida. "É importante se houver algum prejuízo decorrente do serviço e/ou de um eventual erro médico, omissão do serviço contratado, entre outros. O advogado irá orientar adequadamente o cidadão, inclusive, no âmbito judicial e criminal”.

Por Angela Crespo

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta
 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

26 respostas

  1. Boa tarde!
    Quero me informar sobre o status do idoso maiores de 80 anos.
    Minha mãe tem 82 anos e toda vez q vou com ela nessa clínica com nome cujo a baixo, nunca colocam ela como prioridade maior de 80. Que eu estava olhando uma lei de 2017 ( cujo idosos maiores de 80 tem prioridade dos demais idosos. Estou errada em protestar esse direito?) Nome da Clínica SIEEC/PE RUA. RIBEIRO DE BRITO 597 BOA VIAGEM RECIFE PE

    1. Olá, Rejane
      A Lei 10.741/2003 (lei do Idoso) foi modificada em 2017 e diz que “dar-se-á prioridade especial aos maiores de oitenta anos”. Todas as empresas devem fixar cartazes informando sobre esta prioridade. Tenta registrar reclamação no Procon de sua localidade.

  2. Boa tarde! Gostaria de registrar uma reclamação sobre a Clínica Climar, pois meu filho está precisando de documentos médicos que comprovem os gastos com tratamento médico para o Bpc, já que, eu recorri a defensoria pública, mais ainda não consegui o tratamento médico do meu filho ( TDAH e sintomas de dislexia). Fui obrigada a recorrer a clínica particular. A consulta nessa clínica e marcada por wstzap, tentei agendar a consulta com médico neuropediatra ( tenho como comprovar em conversas do wstzap a tentativa de marcar com médico neuropediatra). Levou mais ou menos 3 meses para agendar essa consulta. No ato da consulta o médico me deu receituário do SUS com carimbo de médico neurologista, ao invés de neuropediatra. Retornei ao estabelecimento 4 da tarde, pedindo para o médico me dar os documentos corretos, pois eu paguei pela consulta 200,00 reais. Estou há 2 horas aguardando os encaminhamentos. .. isso é normal? Como registrar uma reclamação ou processar a Clínica pelo mau atendimento??

  3. Minha esposa teve seus compromissos profissionais remarcados e prejudicados pela remarcação da consulta de uma ginecologista da Medical Fragoso por 4 vezes, todos os cancelamentos avisados horas antes da consulta. Quando liguei para reclamar fui ironizado, com deboches e uma total falta de respeito pela responsável da clinica, me chamando de “meu amor” e soltando frases como “o problema é seu”, “dane-se” e desligando telefone na minha cara por mais de uma vez. Lembrando que é uma clinica particular, onde posso conseguir algum tipo de resposta a esse total desrespeito?

    1. Olá, Gad
      Converse com o Conselho Regional de Medicina ou com o Procon de sua localidade.
      Boa sorte

      1. Oi boa tarde, tudo bem gostaria de saber se é normal vc ligar pr marcar uma consulta pelo meu convênio sendo q o meu esposo vai passar por uma consulta antes de mim cogitei se eu poderia passar junto com ele e a recpicionista da clínica me falou só se eu pagasse pela consulta caso o contrário só na data q ela teria q seria pr o dia 10 de maio meu esposo ligou pr ver se consegui e ela falou q se o médico atrasasse ela não ia almoçar e elas tinham ir almoçar fiquei indignada se eu pagasse ela me encaixaria mais pelo meu convênio não qual órgão deve procurar

  4. Olá,
    Eu levei meu bebê de 7 meses em um pediatra, primeira consulta com esse médico, pelo convênio Unimed. Acontece que esse médico fez uma manobra no pênis do meu filho para tirar a fimose, porém isso não é mais utilizado atualmente, a recomendação hoje em dia é esperar até dois anos que a pele se solta sozinha, se não soltar aí precisa de cirurgia, essa manobra que ele fez pode gerar vários prejuízos, como infecção e até fimose patológica. Eu não deixei ele continuar, peguei meu filho na hora, mas agora meu filho está com o pênis ferido.
    Gostaria de saber como proceder, onde eu faço reclamação desse médico?

  5. Boa tarde quero fazer uma denuncia sobre uma clinica Psiquiatra e dependente quimico. Clinica Bezerra de Meneses.
    O irmão do meu cunhado esta se tratando de Esquizofrinia,desde 11 de junho e ao invez de melhorar esta pior e agora ate pegar pneumonia ele pegou e precisou ser transferido para o hospital Sao Maritano,com quandro de pneumonia aguda. Quero denunciar porque o atendimento la tudo é com muito descaso.Eles demoram no atendimento o irmao do meu cunhado estava com febre com 3 dias que eles foram levar para o hospital e informaram aos familiares depois que o quadro ja estava grave.Provavelmente passou fome e frio la e ninguem ver. Paga cara pelo convenio da Amil e ser mau assistido. Pode me ajuda com esta questão

    1. Bom dia.
      Meu esposo passou em consulta e foi constatado necessidade de cirurgia.
      Foi pago o honorário médico no dia 9/11/21 e combinado que em 48 horas o hospital ligaria para marcarmos a data da cirurgia e acertarmos a diária e anestesista.
      Até agora não foi marcado nada e quando ligamos somos informados que temos que aguardar. Sem explicação alguma, inclusive o médico foi trocado e o hospital também sem comunicação prévia. Aceitamos a troca para agilizar o processo, mesmo assim, ainda nada da data . Se não ficamos ligando para saber, não nos retornam e falam que irão nos ligar no final da tarde, mas nunca ligam .

      1. Olá, Jéssica
        Vocês já pagaram o honorário médico da cirurgia? Se sim, devem reclamar sobre o descaso no Procon de sua localidade

        1. Cheguei na clinica as 7 horas da manhã e só fui atendida 3 horas da tarde, abrir uma reclamação com a própria clínica, me deram outro exame por que a qualidade do que eu fiz saiu horrível, hoje estou aqui para refazer com outro médico, diz que é por ordem de chegada, estou gestante de 9 meses, para realizar uma ultrasson obstétrica, e perguntei sou a primeira né, a Recepcionista me informou que quem fazer a relação de quem tem prioridade era a assistente, caso eu demore de ser atendida igual da última vez , eu posso procurar o Procon?

          1. sim, Camile… você pode acionar o Procon de sua localidade

  6. Queria saber aonde reclamar de uma clinica do amor e saude que todas as vezes passam remedios de manipulacao e um era 489 reais e agora um simples creme e sampu sai mais de 200 reais e dizem que so passam receita de manipulacao e e sempre bem caros e todos os medicis indicam a
    Mesma farmacia e
    Aonde eu reclamo e um roubo isso

    1. Olá, Maria Helena
      Isso pode configurar venda casada. Você deve procurar o Procon de sua localidade

  7. Eles alegam que so trabalham com remedios de manipulação e aceito pelo ANS????

  8. Bom dia! No mês 12/21, comprei um pacote de fisioterapia em uma clínica, 10 sessões por R$280,00. Fiz 5 sessões, mas em janeiro consegui um emprego, e não consegui mais fazer as fisioterapias, por causa do horário. Entrei em contato com eles, e eles querem me devolver R$30,00, porque estão cobrando o valor individual da fisioterapia, que é R$50,00. Isso está certo? Porque achei que iriam me ressarcir com os R$140,00, das sessões que não fiz.

  9. Bom Dia
    Gostaria de saber como proceder numa situação estou, tentando falar com a clinica para marca um exame eles não respondem tratam a gente paciente com maior pouco caso eu gostaria de formalizar uma reclamação sobre essa clinica que fica em PIRACICABA . E é um instituto cardiovaslucar já que assuntos do coração não é brincadeira.

  10. Varias vezes marco consultas na Clinica Dr Consulta e eles simplismente desmarcam em cima da hora ou atrasam ( justificando que a consulta pode demorar até 1h de atraso, que eu nao posso fechar o app da teleconsulta então tengo q ficar plantado olhando pro celular)

  11. Olá, eu estou tentando agendar um retorno de um caso de diu desde de abril porém já fizeram descaso e desmarcar mais de 6 vezes é pelo plano, já verifiquei se está na posição certa porém está com mau funcionamento, já expliquei porém toda vez que marca no dia desmarcam. Tem alguma coisa que possa fazer com a clínica pela falta de compromisso

  12. Venho a reclamar sobre o médico DR. Eduardo Morais de Ribeirão das Neves Veneza, da Clínica Amor e Saúde, Eu e meu Avô e mais vários Idosos estão esperando a mais 1h o Médico, Foi marcado às 10:00 até 12:00 o atendimento, já são 11:20 e o Médico não se encontra, Estamos agendando Particular, e é absurdo tantos idosos esperar o Médico. Meu Avô tem problema de saúde pra poder esperar tanto assim.

  13. Gostaria de fazer uma reclamação da clínica dediq na av ignacio de anhaia Mello em São Paulo -capital
    Depois de esperar muito tempo pela consulta e estar com muita dor , cheguei na clínica e me disseram com muita naturalidade
    “O médico já foi embora”
    E vc se vire tipo assim sabe, só faltou me falarem isso
    Tenho direto a reclamar em qual órgão, obgda

    1. Olá, Laura
      Você pode reclamar no Procon de sua localidade e até registrar reclamação no CRM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore