NO RÁDIO: Sondagem do Sincovaga mostra que as idas ao mercado estão menores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Álvaro Furtado, do Sincovaga, diz que consumidor tem optado por produtos mais baratos e pelos que estão em oferta |Foto: Mega Brasil

O levantamento foi realizado em abril, pelo Sincovaga, para apurar o comportamento do consumidor nas compras de produtos alimentícios, limpeza e higiene

Uma sondagem realizada pelo Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) em abril, em todas as regiões da capital, mostra que os paulistanos reduziram suas idas ao supermercado em comparação ao ano passado. Dos entrevistados, 32,4% vão menos vezes fazer compras de produtos alimentícios, de higiene e limpeza. Na sondagem anterior, de outubro de 2018, o índice era de 28%.

Os resultados desta sondagem serão explicados por Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga, em entrevista à jornalista Angela Crespo, no programa Consumo em Pauta.

Furtado atribuiu a redução às visitas aos supermercados à crise econômica que, consequentemente, coloca menos dinheiro no bolso do brasileiro. “A redução é notada também na quantidade comprada e na qualidade (no sentido de preço). O consumidor tem optado por produtos mais baratos e pelos que estão em oferta.”

Assista ao vídeo aqui

O preço, conforme a sondagem, é determinante na hora da compra para 24,4% dos entrevistados, seguido pela qualidade dos produtos (17,8%), localização (15,7%), variedade (14%), atendimento (12,5%), limpeza (9,6%) e atendimento no caixa (6%).

Em decorrência do pouco dinheiro, conforme a sondagem, os paulistanos têm optado por comprar em atacarejos, com 33,3% das indicações, ultrapassando os supermercados (23,5%). Na anterior, a maioria preferia os supermercados (31,4%) ante os atacarejos (22,5%). As demais respostas se dividiram entre hipermercados (17,6%); lojas de vizinhança de grandes marcas (15,7%) e mercadinhos de bairro (9,8%).

Outro detalhe do levantamento do Sincovaga é que 78% dos entrevistados passaram a experimentar outras marcas de produtos, exceto as líderes, nos últimos seis meses e para 76% as alterações no padrão de consumo ocorreram por conta do preço, enquanto para 16,3% a motivação foram as promoções. “O índice vem subindo, pois em relação à sondagem anterior, a porcentagem de consumidores que haviam deixado de ser fiéis a marcas era de 69,6%.”

Mas se o preço foi a maior motivação para a troca de marcas de seis meses para cá, agora é a qualidade que traz esse público de volta às marcas líderes de mercado. Do total, 71,3% já voltaram a consumir as marcas premiuns, motivados pela melhor qualidade dos itens, com destaque para as categorias de higiene e limpeza (61,4% das respostas); mercearia (35,1%); bebidas (29,8%); frios e laticínios (26,3%); e açougue (15,8%).

Perguntados sobre a expectativa em relação à economia, 63,7% dos respondentes acham que os preços irão se elevar nos próximos seis meses; 25,5% opinaram que os preços irão se manter no mesmo patamar e 10,8% acreditam que haverá redução. “Neste item é evidente o pessimismo atual do público sobre os rumos da economia, pois na sondagem anterior 29,4% achavam que a situação econômica iria melhorar no semestre subsequente, 35,3% afirmaram que iria ficar como estava e 35,3% acreditavam que iria piorar”, destaca o Sincovaga.

O sindicato tem 88 anos de história e representa mais de 40 mil empresas da categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios, entre elas as que comercializam, predominantemente, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica no Estado de São Paulo.

Dentre os estabelecimentos representados estão hipermercados, supermercados, autosserviços, mercados, mercadinhos, lojas de conveniência, quitandas, mercearias, empórios, laticínios e sacolões.

A sondagem do Sincovaga é realizada duas vezes por ano, utilizando critérios científicos e tem como objetivo apurar informações sobre o comportamento do consumidor para que o varejo possa se adequar às suas necessidades.

Para saber mais sobre o comportamento do consumidor nas compras de alimentos, produtos de limpeza e higiene, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (10/06), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore