NOME SUJO
A empresa sumiu? E agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Limpando o nome sujo

Quem está com o nome sujo e quer limpá-lo, mas não consegue localizar a empresa credor, deve procurar os cadastros de restrição ao crédito e solicitar as informações de quem fez a inserção do CPF

Ter o nome sujo e CPF lançados nos cadastros de restrição de crédito, conhecidos como SPC, Serasa, SCPC, CCF, etc., é uma tremenda dor de cabeça. Quem deve praticamente é “cortado” do mercado de consumo e impedido de ter conta em banco e, se tiver, não recebe talão de cheque. Sem contar que pode ser barrado numa seleção de emprego.

Mas há situações piores, como querer pagar para se ver livre da dívida e das restrições do nome e não conseguir porque a empresa sumiu ou faliu. O que fazer nessa situação?

Para limpar o nome sujo, o primeiro passo é procurar quem administra o banco de dados no qual aparece a negativação (Serasa, Boa Vista SCPC ou o SPC, este último administrado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL).


+ Nome sujo barra emprego e crédito

+ O que fazer se seu nome está sujo indevidamente?

+ Prazo de 5 anos para manter nome sujo começa a contar após vencimento da dívida


Quem gerou a negativação

No contato, solicitar as informações da empresa que deixou o nome sujo. Conforme Alexandro Guirão, advogado especializado em direito do consumidor do escritório Guirão Advogados, os bureaus de crédito são obrigados por determinação legal (artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor) a entregar ao consumidor documento com a informação de quem gerou a negativação.

Com os dados em mãos, o devedor deve tentar localizar a empresa, consultando, inclusive, a Junta Comercial para obter o endereço do credor ou outras formas de contatos.

Se nada disso surtir resultado, ou seja, o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

Por Angela Crespo

TEXTO ATUALIZADO EM 20/07/2016

TEXTO ATUALIZADO EM 23/05/2023

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

305 respostas

  1. Bom dia, fiz um parcelamento de uma auto escola, e a empresa simplesmente desapareceu.
    Estou pagando as parcelas do cartão sem usar o serviço, gostaria de saber se existe alguma forma pra eu dar a baixa nas parcelas.

    1. Olá, Deborah
      Sim. Fala com o banco do seu cartão e peça a suspensão da cobrança. Você terá de explicar a razão.
      boa sorte

      1. Olá, Noelma
        Pelo que entendemos, a empresa que você deve faliu. É isso. Se sim, você deve procurar o Juizado Especial Cível

        1. Olá eu tenho um m protesto em meu nome a empresa me deu a carta de anuência mais não reconheceu firma então o cartório não aceitou e a empresa sumiu o que eu faço?

          1. Olá, Cleydson
            provavelmente, você terá de buscar ajuda no Juizado Especial Cível

  2. Bom dia paguei direto no serasa mais ainda não tirou meu nome de lá a dívida tá lá. Procurei a pessoa que tou 0tica surmais eles falio não sei oque fazer agora

    1. Olá, Noelma
      Você deve procurar a Serasa para ver o que ocorreu. A retirada do nome do cadastro de inadimplentes pode demorar até 7 dias úteis após o pagamento. Veja se já ultrapassou esse tempo antes de falar com a Serasa

  3. A academia que eu estava sumiu do nada. Disseram que iriam reforma, mas levaram todos os equipamentos, sumiram deram o golpe em todos os alunos . Eu pagava no boleto, no carne. sempre paguei certo . Meu medo é eles continuarem cobrando e meu nome ir pro spc . Devo me preocupar? Oque fazer .. obs . Faltava 2 meses pra encerrar meu contrato. Mais eles sempre renovava automaticamente.

    1. Oi, Paulo
      Você não tem nenhum endereço deles? Se tiver, pode fazer uma carta solicitando o cancelamento do plano já que eles fecharam. Se vier a ter algum problema, terá este pedido como comprovante. Mas é necessário que tenha um carimbo de recebimento. Se você não tiver nenhum endereço deles, pode conseguir os dados dos donos no site da Jucesp. Ou, então, acessar o site do SINTEGRA (www.sintegra.gov.br), identificar o estado em que a empresa está localizada, escolher a consulta por CNPJ (ou outro dado de identificação que possuir), preencher a caixa de verificação e consultar.

  4. Bom dia fiz um acordo direto com o credor efetuei o depósito mas ele está demorando pra retirar a restrição por ter vendido a empresa e dado baixa . Como ele conseguirá retirar está restrição em meu nome? Obrigado

    1. Olá, Paulo
      Se você tem os comprovantes de quitação, entra em contato com a empresa onde foi registrada a restrição (Serasa, Boa Vista, SCPC) e exija a retirada porque a empresa credora não fez isso.

  5. Tenho uma dívida com o Bradesco que repassou a dívida pra um escritório de cobrança, eu entrei em contato com o escritório eles dizem que devolveram a divida para o Bradesco e assim não consigo localizar e pagar…oq devo fazer??

  6. Olá tenho uma dúvida, fiz um Empréstimo em uma empresa de microcrédito e ela faliu, e meu nome ficou sujo, mais não consta no spc e serasa o que faço,?

  7. Entrei no SPC e 1 empresa me negativou essa semana 07/2022 e a dívida de 2018 e lá no site do Serasa não tem o nome da empresa e nem CNPJ, o que faço pra encontrar e pagar,está como( não identificado)?

    1. Olá, Leonardo
      Fale com a Serasa. Peça para te informe o nome da empresa. Ela tem obrigação de fazer isso

  8. Fiz uma compra de móvel Planejado em 4 boletos e a loja não entregou, fechou as portas/ abriu falência. Fiz boletim de ocorrência. Corro risco de sujar meu nome se eu não quitar esses boletos? Lembrando que os boletos não foram financiamentos, mas sim em nome da loja de Planejados….
    Agradeço desde já.

    1. Olá, Thaisa
      Como os boletos estão em poder da loja de móveis, eles podem, sim, sujar seu nome. Guarde bem o BO e caso tenha algum problema, ele servirá como documento. Registre também no Procon de sua localidade. Guarde ainda todos os indícios de que a loja fechou sem entregar seus móveis, como comunicados (whatapp, e-mail, etc). Quanto mais prova você tiver, melhor

  9. Boa tarde, meu nome está negativado na Eletropaulo, mas a empresa fechou,e meu nome continua negativado, o que eu faço pra regularizar.

  10. Meu nome está aparecendo como negativado no Serasa, mas a empresa faliu, e não está aparecendo no Serasa a forma de negociação, a dívida só aparece que está negativando o meu nome. O que faço agora pra pagar?

  11. Tenho uma dúvida sobre um álbum de formatura mas a empresa simplesmente sumiu, não tenho a mais os boletos e não sei como pegar e retirar o nome do Serasa

  12. Olá preciso de ajuda!
    Estou tentando adquirir um imóvel, no SPCS Serasa não consta débitos no CPF , mas a imobiliária consultou no sistema deles e consta uma restrição no cartão de crédito e que a compra foi feita em Poa no mês de maio desse ano , porém eu não sei qual o cartão foi usado e qual a empresa foi feita a dívida, pois só tenho conta no Nubank e não existem débitos no meu nome.

    1. Olá, Amanda
      Peça para a imobiliária te informar os dados desta restrição para que você possa resolver

  13. Boa tarde!
    A empresa faliu e deu baixa no meus boletos.
    O que fazer com os outros boletos.

    1. Olá, Cássia
      Os outros boletos são da mesma empresa? Ela não deu baixa neles? Se é isso e você não tiver mais contato com a empresa, talvez tenha de procurar o Juizado Especial Cível

  14. Bom dia. Comprei um guarda roupa em uma loja. E não consegui pagar as parcelas. A empresa faliu. E meu nome esta no serasa. Segundo o rapaz que era dono da loja meu nome não esta nos dividendos deles. O que faco?

    1. Olá, Ana Cristina
      Se você tem contato com o dono da loja, converse com ele para saber se foi ele mesmo que colocou seu nome na Serasa. Se sim, terá de acertar os valores e pedir para que retire seu nome da lista de negativados. Você pode também falar com a Serasa para saber quem foi que te negativou e procurar a empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore