NOME SUJO A empresa sumiu? E agora?

192

Quem está com o nome sujo e quer limpá-lo, mas não consegue localizar a empresa credor, deve procurar os cadastros de restrição ao crédito e solicitar as informações de quem fez a inserção do CPF

Ter o nome sujo e CPF lançados nos cadastros de restrição de crédito, conhecidos como SPC, Serasa, SCPC, CCF, etc., é uma tremenda dor de cabeça. Quem deve praticamente é “cortado” do mercado de consumo e impedido de ter conta em banco e, se tiver, não recebe talão de cheque. Sem contar que pode ser barrado numa seleção de emprego.

Mas há situações piores, como querer pagar para se ver livre da dívida e das restrições do nome e não conseguir porque a empresa sumiu ou faliu. O que fazer nessa situação?

Para limpar o nome sujo, o primeiro passo é procurar quem administra o banco de dados no qual aparece a negativação (Serasa, Boa Vista SCPC ou o SPC, este último administrado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL).

Não deixe de ler:
Nome sujo pode brecar colocação no mercado de trabalho
Inadimplência por empréstimo do nome

No contato, solicitar as informações da empresa que deixou o nome sujo. Conforme Alexandro Guirão, advogado especializado em direito do consumidor do escritório Guirão Advogados, os bureaus de crédito são obrigados por determinação legal (artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor) a entregar ao consumidor documento com a informação de quem gerou a negativação.


Casacos 728 x 90

Com os dados em mãos, o devedor deve tentar localizar a empresa, consultando, inclusive, a Junta Comercial para obter o endereço do credor ou outras formas de contatos.

Se nada disso surtir resultado, ou seja, o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

Por Angela Crespo

TEXTO ATUALIZADO EM 20/07/2016

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.

192 Comentários

    • Samuel, 

      O Banco Central decretou a liquidação do banco Cruzeiro do Sul. Portanto, você deve procurar o Banco Central para saber como proceder. O telefone é 0800-979-2345. Deficientes auditivos/de fala devem ligar para 0800-642-2345.

      • Daiana Marques Nogueira on

        Olá Paula!
        Estou com meu nome negativado na Hermes SCPC, mais a Hermes decretou falência o devo fazer? Não consigo contato com eles…
        Por favor me ajuda…

        • consumoempauta on

          Olá, Daiana

          Você deve procurar o responsável pela massa falida da Hermes para quitar seu débito e retirar seu ome nos cadastros de inadimplência. Uma pesquisa no google você deve encontrar quem é o responsável

          • Bom dia, também devo para a Hermes e é impossivel o contato, já localizei o nome e contato do responsável pelo processo de falência, CLERERSON DE LIMA NEVES FONE: 21-2717-1034  mas também não consigo contato, e agora o que faço?

        • Tambem estou na mesma situção, e não sei mais o que fazer, preciso do meu nome urgente, quero pagar, mais nao acho a empresa nem responsave.

          • consumoempauta on

            Olá, Carla

            Veja o que fazer no link http://www.consumoempauta.com.br/nome-sujo-a-empresa-sumiu-e-agora/

  1. Meu nome está incluído no Serasa pela via embratel mas não me lembro de nenhuma dívida com eles e o que eu tinha com a claro que foi a empresa que comprou a via embratel já quitei e ligo lá e eles realmente te dizem q não tem nada em aberto no meu CPF mas meu nome não sai do Serasa e eu não acho a dívida

    • Olá, Pamela

      Se você tem a informação da Serasa de que foi a Embratel que negativou seu nome, mas você já quitou a dívida, envie para a empresa o documento que prova que seu nome ainda está no cadastro da Serasa e solicite a exclusão. Caso não obtenha sucesso, procure o Procon de sua localidade e faça uma denúncia contra a empresa. 

    • WANDERSON CARAMIT GARCIA on

      Olá Pamela. O seu problema é um caso típico de inscrição indevida nos cadastros de inadimplentes. Existe uma ação judicial que resolve o seu caso de forma bem rápida, além de condenar a empresa em Danos Morais. A ação judicial é proposta com um pedido liminar para que a empresa limpe seu nome em 48 horas

  2. Estou com restrição no Serasa, na empresa ponte irmao & cia ltda….ja peguei varios números do mesmo, mas dis que o número não existe…sendo que isso esta impedindo ter creditos no comercio…o que faço?

    • Liegy,

      tenta encontrar o endereço deles e vá pessoalmente resolver esta questão. Agora se a empresa não existe mais, você pode seguir  o passo a passo do texto que você leu aqui.

  3. bom dia

     tenho uma restrição na tecnomania , e não consigo contato para resgatar 11 cheques e sanar a divida. o que devo fazer?

    • Olá, Jessica

      A empresa ainda existe? Se sim, você precisa fazer contato com ela. Descubra o endereço e vá atrás.

      Se não existe mais, o correto é fazer conforme o texto que você leu: “A empresa sumiu? E agora?

    • Olá, Wender

       

      Provavelmente, o banco não irá te fornecer cheque com protesto em cartório. que também é uma forma de negativação. Mas verifica com a sua instituição

  4. Olá!

    Tenho uma loja e estou FECHANDO, porém havia assinado um contrato para participar de uma feira em dezembro. Dei cheques particulares (pessoa fisica). 

    Como a loja fechará (incluisve baixa do CNPJ) em alguns dias, gostaria de saber se mesmo assim tenho que pagar a multa prevista no contrato quando há cancelamento? 

    Se sustar os cheques posso ter o nome inserido no SPC/SERASA. 

     

    • Olá, Tatiana

      Foi assinado um contrato e ele deve ser cumprido, inclusive a multa em caso de cancelamento.

      Sobre a sustação do cheque, leia em: http://www.consumoempauta.com.br/cheque-sustao-2/

  5. boa tarde!

    meu nome consta comum pendencia desdi 08/11/2011 so que a empresa  incliu n cadastro 15/02/2012 agora tento achar a empresa e nao consigo o que eu faço?

    empresa so aparece como JG alimentos 

    • Olá, Patrícia

      Tente localizá-la na Junta Comercial. A empreesa não pode alterar a data de vencimento. Nesse caso, o assunto deve ser resolvido no Procon

  6. Boa tarde…comecei a fazer um curso de computação na SOS e falhei em uma prestação lor motivo financeiro e meu nome foi para o spc, quero pagar a divida e regularizar so que esta SOS era fraquiada e simplesmente desapareceu acho que faliu o que devo fazer?

  7. Eu entrei no site do serasa limpa nome e la consta uma divida com a embratel servico de telefonia do fixo,ja liguei pra central da claro que estar responsavel pela a empressa,informo o meu cpf e eles dissem que nao consta nenhum contrato com o meu cpf,mandam eu liga para um outro numero so que la pedem o numero da linha telefonica,como ja faz muito tempo ja nao tenho mais a linha e nem tenho mais o numero da linha e faz muito tempo que nao chega mais conta cobrando na minha residencia onde consta o tal numero do cliente ja informei a eles,e eles dissem que nao podem fazer nada,nem o numero do protocolo de atendimento eles me deram,e agora como vou resolver esse problema se eu so tenho o nunmero do meu cpf,e como vou negociar e pagar essa divida se eles nao estao  achando o contrato atraves do cpf.

    • WANDERSON CARAMIT GARCIA on

      Olá Daniela. O seu problema é um caso típico de inscrição indevida nos cadastros de inadimplentes. Existe uma ação judicial que resolve o seu caso de forma bem rápida, além de condenar a empresa em Danos Morais. A ação judicial é proposta com um pedido liminar para que a empresa limpe seu nome em 48 horas

  8. Oi meu nome é Fabiana procuro uma empresa que se chama imagem art foto ltda me não consigo localizar será se vc já viu alguem procura essa empresa

    • Olá! Meu nome está no spc por uma empresa chamada ART Fotografica mais não me lembro de ter tido vínculo cm ela e não acho onde é a empresa como faço

  9. Fui fazer uma compra e constou uma dívida de uma internet via radio que na época eu tinha contratado, porém essa empresa não existe mais e no serasa consta que meu nome esta limpo so que na loja constou esse debito e não pude fazer a compra

  10. Boa tarde.

    meu marido emprestou 4 cheques para a mãe dele dar em uma empresa.

    o combinado seria ela ir e pegar os cheques de volta conforme fosse pagando.

    pois bem, a empresa mudou e não deixou novo endereço e telefone.

    agora ficam constando os cheques e não conseguimoos entrar em contado para a devida quitação.

    Mas não sabemos por onde começar para solucionar esse problema, pois não consta nem no spc nem no serasa esses cheques, mas quando precisamos fazer algo consta esses cheques.

     

    • Olá, Barbara

      Não entendemos onde aparece estes cheques quando vocês “precisam fazer algo”. Vocês já verificram se foram protestados? O protesto também aparece quando se vai fazer algum financiamento. Se foram protestados, pelo cartório conseguem localizar o credor

  11. Bom tenho uma Divida com a Fermaf Formatura, porem não consigo contato e fui ao endereço que o site deles mostram, mas ao chegar o local estava fazio e alugando. Fui ao SPC de Santos (onde moro) mas eles me passaram o mesmo telefone e endereço. Bom quero regularizar meu nome o mais rapido possivel, porem não sei o que fazer. Tem alguma coisa que eu possa fazer para quitar essa divida e limpa o meu nome?

  12. Boa tarde! 

    Meu nome se encontra com restrição no instituto iel – unicorp, essa instituiçao se encontra no guara df,  fui lá e eles se mudaram, ninguém sabe se eles faliram ou onde estão, na Internet consta número do telefone mais eles não existem fui no SPC eles me deram outro número é também não existe. 

    Como proceder? desde já agradeço.

  13. bom dia contratei uma empresa para a instalaçao de um box,o mesmo foi instalado com sucesso ficaram de me trazer pessoalmente os boletos para que eu fizesse o pagamento e nao me trouxeram apois a instalaçao do box nao consegui mais contato com essa empresaja se passaram 3 anos e nao consigo contaquita-los.a pouco tempo fui ativar meu cartao de credito e para a minha surpresa fui informada de que meu nome havia sido protestado.já fui no cartorio já busquei o endereço, telefone, redes sociais, imail,já fui ate o antigo endereço ,ja procurei junto a junta comercial e nao os encontro.o valor é tao baixo é de 252 reais,e besteira ficar como inadiplente por tao pouco.oque faço

  14. Boa tarde, estou com restrição na empresa Resgate e Salvamento( Public Office Ed. de livros), não consegui contato. Alguém pode me ajudar? Tenho urgência em resolver pra poder comprar meu apartamento. Obrigado…

  15. BOA TARDE, ESTOU SUPER NERVOSA POIS FUI AO BANCO PEDIR AUMENTO DO CARTAO DE CREDITO E CONSTOU UMA RESTRIÇAO NO NOME DE JAIR JOSE DA ROCHA FACTORING, NAO SEI DO QUE E ISSO POIS DESCONHEÇO ESSA DIVIDA, O PIOR E QUE NAO CONSIGO O TELEFONE OU EMAIL PARA CONTATO. O QUE DEVO FAZER? DESDE JA AGRADEÇO 

    • Alessa

      Provavelmente alguma dívida sua foi vendida a outra empresa. No SPC ou na Serasa você consegue saber de onde vem essa dívida. Entra no site Consumidor Positivo, da Boa Vista, que é possível consultar seu CPF gratuitamente. Se a dívida estiver lançada lá, você saberá qual a origem dela. Se não, procure no site da Serasa.

    • WANDERSON CARAMIT GARCIA on

      Olá Alessa, fique calma, o seu caso é fácil de resolver. O seu problema é um caso típico de inscrição indevida nos cadastros de inadimplentes. Existe uma ação judicial que resolve o seu caso de forma bem rápida, além de condenar a empresa em Danos Morais. A ação judicial é proposta com um pedido liminar para que a empresa limpe seu nome em 48 horas

    • Olá, Ademilson

      O Código de Defesa do Consumidor estabelece cinco anos como o prazo máximo para constar na lista de inadimplentes, conforme o artigo 43. Você pode solicitar a correção, conforme o mesmo artigo do CDC

    • WANDERSON CARAMIT GARCIA on

      Olá Ademilson. Isso é totalmente ilegal, pois contraria o que prevê o parágrafo 5° do artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor. O seu problema é um caso típico de inscrição indevida nos cadastros de inadimplentes. Existe uma ação judicial que resolve o seu caso de forma bem rápida, alé

      • WANDERSON CARAMIT GARCIA on

        Ademilson, esclareço ainda que para vc entrar com a ação judicial não precisara de qualquer documento adquirido junto à empresa, basta vc informar os fatos e apresentar o comprovante de negativação. >

      • Bom dia do com o nome sujo.. mas não do encontrando a empresa que estou devendo
        Ela é de outro estado o que devo fazer ??

  16. Estou com uma situação embaraçoza e gostaria de luz para saber o que fazer, é o seguinte me tornei associado na empresa GETEASY GROUP ao qual me enviaram um equipamento de rastreamento onde com ele chegou uma divida refente a imposto do envio do mesmo, sendo que não paguei o boleto e eles colaram a divida numa prestadora de serviços afim de ser relizada a cobrança, até ai tranquilo só que como vcs sabem a empresa foi fechada judicialmente suponho eu que a divida que eu "tenho" deixou de existir junto com ela, Como faço para empresa contrada deixa de cobrar algo de uma empresa que não existi mais, digamos que eu fosse otario e pagasse o dinheiro seria pra eles pois a empresa não existi mais!

    • Olá, Adamo

      O fato de a empresa não existir mais, não elimina a dívida. Você precisa verificar se quem está cobrando é uma empresa de factoring (que comprou a dívida) ou se faz parte de massa falida… 

  17. Regiane Meireles on

    Olá estou com uma divida de dois boletos que ficaram pendentes,com uma empresa de fotos que se chamava foto mania fotos.os boletos eram de 2012.Tentei ligar nos telefones que tenho de lá e fui informada que a empresa não existe mais.o que faço??

    • Olá, Regina

      Tente localizar o endereço dos proprietários na Junta Comercial. Se não conseguir, procure o Juizado Especial e solicite uma declaratória de inexistência da dívida. Talvez você terá que depositar em juízo o valor que deve.

       

       

  18. bom dia!

    Estou com um protesto no meu nome, e não acho a empresa, não declarou falencia, mas não existe mais, solicitei a busca em todos os cartórios para verificar onde está o protesto, porém não consta nos 10 cartórios de são paulo.

    qual é o proximo passo? não sei o que fazer..

    não é em todo a busca que aparece a restrição no meu nome, é somente em buscas avançadas, estou tentando financiamento e está acusando a empresa, que eu não localizo o protesto,

    por favor, tenho que contratar um advogado? a divida é de 170 reais. kkk ( nunca soube do protesto, somente agora devido o financiamente, nunca fui cobrada). 

    muito obrigada!

    Dálete Buragosque, 

     

     

    • Olá, Dálete

      Procure o Juizado Especial Cível, que provavelmente irá solicitar o depósito em juízo do valor devedor. Após o juiz concederá uma carta para que seu nome seja retirado dos cadastros de inadimplentes

  19. Consta uma dívida no SPC no 680,00 nome da empresa jnw comércio de livros, mas sei q não comprei nada de livros, só se for outra empresa q contratou, mas entrei em contato por telefone c a empresa a cima e não existe, já fui na junta comercial, consegui o endereço mas não encontrei a empresa, onde devo ir pra resolver isso ou parcelar, quero limpar meu nome,aguardo uma resposta c urgência, obrigada

    • Olá, Nádia

       

      Se você não fez essa compra e ainda seu nome está no SPC, procure o Juizado Especial Cível ou o Procon para resolver essa situação

  20. Ola eu estou com restrição por uma empresa de Langerie mais a mulher que passava os produtos pra mim nao me responde. Quero pagar mais ela nao vem receber e nao sei como fasso pra pagar precizo tirar a restrição do meu nome…sem falar que qndo falo cm ela è estupida grossa tentei negociar antes pagar parcelado mais nao tebe conversa e agora?

    • Olá, Miriam

      Procure o Juizado Especial Cível e peça para depositar em juízo o valor da dívida e solicite carta para retirar seu nome da restrição. O credor terá de receber depois entrando com ação na Justiça

    • Olá, Alessandra,

       

      Vá ao Juizado Especial Cível munido de todos os documentos que ajudem a comprovar que você tentou e não conseguiu quitar o que deve. Se os valores da dívida não forem superiores a  20 salários mínimos, não há necessidade de contratar advogado.

  21. Olá, estava sem saber o que fazer pra onde correr, mas lendo o seu site encontrei uma luz, tenho dois casos, o primeiro estou com uma dívida desde 2012 e não consigo pagar agora, é uma instituição com bastante rede de franquias, todo ano fecham algumas, e justamente a que eu devia fechou, e quando tento localizar em outras franquias da mesma instituição não acham nada, no SPC e Serasa também nada, mas continuo inadimplente, e o outro caso sei que tinha um valor em aberto credito especial, mas na própria agencia que tinha minha conta diz que não tem nada, mas continuo negativa, SPC e Serasa consta nada, o que eu faço, por favor me dê uma ajuda.

    • Olá, Aline

      Com relação à dívida em uma loja de franquia, procure a franqueadora e peça informações sobre o franqueado. Eles têm.. Você pode conseguir isso entrando no site da Associação Brasileira de Franquia (ABF).

      Quanto a agência, Você já verificou qual a origem do débito no SPC e Serasa? Se for realemnte do banco, solicite por escrito na agência carta informando que não consta débito e envie para o SPC e a Serasa solicitando que retire seu nome da lista de inadimplentes. O banco é responsável pela inserção e pela retirada do nome. Se ele não fizer isso, procure o Procon de sua localidade

  22. Bom dia tenho uma dívida com a vivo telefonia fixa de 2011 eles não encontram a dívida e ficam passando um telefone para outro meu nome ta no Serasa e não consigo pagar porque eles não encontram ou me enrolam.
    O que devo fazer?
    Dizem que ta no sistema mais não conseguem abrir, aí eu LIGO 103 15 nada e mandam eu ligar 08007741515 e nada já to ficando lokp

    • Olá, Emerson

      Se a emrpesa não encontra sua dívida, procure o Procon ou o Juizado Especial Cível e peça que eles retirem seu nome da Serasa…

  23. ola boa tarde,comprei uma carro a 5 anos atraz,deixei uma nota promissoria mais nao consegui pagar,agora estou querendo resolver essa pendencia mais nao encontro a loja e nem o dono da loja onde comprei o carro,pois a loja fechou e o dono sumiu,dizem que ele esta com um monte de processo,fui ate a junta comercial e nada consta a respeito da loja e nem do dono, quero financiar uma casa e nem sei se posso? por favor me ajudem obrigada

    • Olá, Shirley

      Verifique se o seu nome está em cadastros de restrição de crédito (SPC, SCPC ou Serasa). Se sim, procure um juizado especial cível, faça depósito do valor que deve em juízo e solicite carta para a retirada de seu nome desses cadastros

       

  24. Jefferson barbieri on

    Bom dia.

    tenho um título protestado em cartório. Entrei em contato com a empresa que protestou o mesmo. Para poder acertar a dívida. Falam que vão verificar e me retornar e nunca tenho um retorno. 

    O que devo fazer???

     

    • Olá, Jefferson

      Você pode enviar uma carta registrada para a empresa solicitando as condições para pagar a dívida.

      Outra opção é procurar o Procon de sua localidade para que les façam a intermediação para a solução.

      Pode ainda depositar o valor em juízo e solicitar ao juiz uma carta para a retirada de seu nome dos cadastros restritivos. Pode ser por meio do Juizado Especial Cível

      A empresa tem de ter o título protestado em mãos para te entregar assim que o valor for quitado. Eles podem entregar no lugar do título protestado uma carta de anuência com a identificação do declarante, contendo o número do título, seu valor e a data de vencimento (se possível, a data do protesto, número do livro e folhas), na qual o(a) credor(a) expressa sua concordância com o cancelamento do protesto, com firma reconhecida.

      Depois, é só procurar o cartório para dar baixa

      • Olá estou em dívida com uma locadora de filmes e a locadora já não existe mais, onde devo recorrer para limpar meu nome?
        Desde já obrigado.

        • Olá, Leandro

          Você já tentou localizar os donos da locadora na Junta Comercial? Esse pode ser um caminho para pagar e ter os documentos para limpar seu nome. Outro recurso é procurar o Juizado Especial Civel, depositar em juízo o valor da dívida e pedir a tutela para o juiz para que você possa solicitar a retirada de seu nome dos cadastros de inadimplentes

  25. Olá, juntamente com a minha noiva compramos os móveis planejados do nosso apartamento, só que a loja faliu e os débitos automáticos foram bloqueados, registramos BO da delegacia do consumidor e encaminhamos a financiadora, infelizmente estão nos ligando e cobrando, nossa dívida é menor de 20 salários mínimos, está no nome da minha noiva.
    O pequenas causas pode nos auxiliar mediante a esse problema?
    Como devo proceder?

    • Olá, Diego

      Sim, o Pequenas Causas (nome correto é Juizado Especial Cível) pode te ajudar. Junte toda documentação e leve para eles. Se a dívida é menor que 20 salários, não precisa de advogado

  26. Tenho um financiamento com o Banco Cifra, e tenho uma parcela atrasada, mas não consigo entrar em contato nem por telefone e nem por e-mail com as pessoa sque me enviavam o boleto todo mês.  Não sei o que fazer para pagar essa parcela, até já fui na garagem onde financiei meu veículo para ver se eles tinham algum contato , e me disseram que parece que o Banco está fechando as portas. O QUE FAZER??

  27. Tenho um contrato com uma prestadora de serviço de TV (TV Itapema/Sppin), pelo que parece a empresa faliu e os canais estão começando a serem cortados. O que devo fazer para cancelar esse contrato, para que futuramente não exista pendencias no meu nome.

    Nome que vem como cedente no boleto de pagamento é: POWERLICE TELECOMUNICAÇÕES LTDA CNPJ: 01.267.693/0001-46

    • Olá, Jennifer

      Tente falar com a empresa para a rescisão do contrato. Se a empresa não fornecer mais o serviço, não tem por que cobrar. Se ocorrer isso e você tiver provas de que não está recebendo o serviço contratado por falência, recorra ao Procon de sua localidade

  28. oi

    tenho uma divida em um cursinho, me mudei de cidade e pedir para minha irma ir la quita, so que quando ela foi ja nao existia nem um curso la, e vizinhanças falaram que eles aviam sei p fechado. 

    meu nome estar no serasa e preciso tira e nao sei por onde começa. 

    • Nathalia

      Tente localizar alguém da empresa pela Jucesp´. Eles têm o cadastro de todas as empresas.

      Caso nada consiga, procure o Juizado Especial Cível para solucionar a questão por meio de depósito judicial da dívida e carta para a retirada no nome da Serasa

  29. Tem um protesto em meu nome mais em uma empresa que trabalhava em parceria com a claro, só eu não devo mais nada para a claro só que o protesto ainda contínua e não consigo achar a empresa protestante. Como faço?

  30. Gostaria de saber o que faço para tirar o CNPJ da empresa que esta em protesto, sendo que a Mabe fez cobrança indevida pois a nossa empresa não estava em divida com eles, A empresa tinha um credito e eles emitiram boletos que foram pra protesto e agora a Mabe foi a falencia. Eles ja tinham emitido a carta de anuencia mais o cartorio de protesto não aceitou pois faltou o CNPJ da Mabe, então eles ficaram de corrigir e mandar esta carta, mais como a Mabe faliu antes não a recebemos, e não sabemos o que fazer pois não conseguimos entrar em contato com os responsavel pela Mabe. Quais providencias a minha empresa deve tomar?

     

  31. Marilene Vieira on

    Olá, quero limpar meu nome, mas não consigo achar o fone ou end.da empresa. Fiz uma consulta e o que saiu foi JMW Comércio de Livro. O que devo fazer ?

    • consumoempauta on

      Marilene

      Você já procurou os contatos da empresa na Junta Comercial?

      Você pode também procurar o Juizado Especial e pedir para fazer um depósito consignado em nome da empresa e solicitar ao juiz uma carta para limpar seu nome

  32. Existe um protesto em meu nome no 1°cartorio de protesto de ponta grossa nao mora la e estou atras do dono da empresa ela fechou encontrei o perdil dele mas nao nao responde preciso quitar adivida o que posso fazer?

    • consumoempauta on

      Franciny

      Procure o Juizado Especial Cível, peça para fazer um depósito do valor devido e peça a carta de anuência

  33. Resgatei dois cheque mais não apresentei no banco, perdi os cheque e preciso de uma carta de anuência mais a empresa não existe mais. Oq fazer?
     

  34. Oi meu marido tem uma dívida do créd cartão De jeito nenhum achamos a onde está precisamos muito pagar já fui em todos os bancos e não achei a dívida de cred cartão só tem uma folha que diz que o nome dele tá no Serasa no fundo de negociação e não sei aonde fica isso por favor me ajude não acho em parte alguma a empresa pra acerta a dívidae não temos mais o cartão e nem a senha

  35. No texto consta que, no caso de protesto feito por empresa que faliu ou sumiu, o devedor poderá se valer dos juizados especiais. No entanto, no "caput" do art. 8º, da L. 9.099/95, diz que não poderão ser partes nos juizados "(…) a massa falida e o insolvente civil".

    É cabível mesmo a ação no JEC nesse caso? A ação adequada seria uma ação de depósito ou uma ação de consignação em pagamento?

     

  36. Meu nome apareceu no SPC
    Pelo credor resgate e salvamento …
    E eu não tenho mais o carnê de pagamento…
    E nem me lembro qual o banco responsável pelo recebimento ….
    Quero limpar meu nome é pagar .
    Não sei o q fazer
    A CDL é em recife
    O q eu faço???

    • consumoempauta on

      Renata,

      A empresa é do Recife? Veja no comunicado sobre a pendência se há o nome da empresa e procure por ela para fazer o pagamento. Você pode também entrar em contato com o CDL do Recife para solicitar os dados da empresa. 

  37. RAFAEL NASCIMENTO on

    Boa noite!

    Não consigo localizar a empresa que sujou meu nome, já tentei localizar a empresa sem sucesso.

    Como devo proceder?

     

    Abraços. 

     

  38. Boa Tarde, meu nome foi protestado no cartório com um valçor de 127 reais, foi retirar a certidão negativa para saber do que se tratava e o endereço que consta na certidão não existe.. fui a junta comercial e o enderço que consta lá ao verificar descobri que esta para alugar… e agora o que fazer? 

  39. bom dia, tenho uma restrição em uma empresa no rio de janeiro, moro em florianopolis, nunca fui pro rio de janeiro, nunca comprei nada no rio de janeiro e a empresa ainda é uma empresa prestadora de mao de obra. o que fazer para comprovar que eu nunca comprei ou fiz nenhum contrato com eles. 

  40. Oi meu nome é Mauricio e necessito por gentileza retirar uma duvida meu pai tem um debito pendente junto a antiga financeira taii mas a mesma faliu e ele tenta se comunicar por diversos meios de comunicação disponibilizados pelo banco itau por meio de telefone e até presencialmente na argência que ele tem conta mas não consegue resolver o problema. gostaria de saber como ele pode resolver está questão.

    obrigado pela atenção.

  41. ola tenho uma dicida com banco itau data da divida 15-05-2011 ,so que consta data da disponibilidade 20-03-2013 sendo assim eles podem fazer isso ? 

  42. bom tenho restrição no itau com data de 15-05-2011 data que fui colocado no spc, serasa ,so que fiz uma consulta no boa vista spc serviços , e no sistema deles consta assim data da divida 15-05-2011 e ao lado data da disponibilidade 20-03-2013 , não sei oque é isso , porem de qualquer jeito vai fazer 5 anos que estou com restrição dia 15-05-2016 sendo o itau deve tirar a restrição do meu nome ? se não tirar posso entra com uma ação ? obrigado

    • consumoempauta on

      Valdir, precisa verificar o que significa essa segunda data (vou ver o que é data de disponibilidade e fazer um texto para o Consumo em Pauta. Depois, te mando o link). Veja o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor.  Quanto ao tempo em o nome pode permanecer nestes cadastros, é de 5 anos. Isso não significa que a dívida não poderá mais ser cobrada. A dívida não expira. O que expira é o tmpo da negativação do nome

      • Oi

         

        Preciso de uma ajuda, comprei um quite que estavam vendendo em minha escola e não pude pagar na data prevista, ai colocaram meu nome no SERASA e agora quero pagar mas não sei como, porque a empresa não tem loja fisíca na minha cidade e eu não tenho contato deles. Não sei o que fazer, como faço para limpar meu nome, me ajude por favor, o que eu faço ?

  43. Ola ..estou com um serio problema consultei meu cpf no Serasa e não consta restrição nenhuma..mais enviei uma documentação ao banco pra tentar um financiamento pela caixa …mais no sistema deles consta pelo SC PC São Paulo uma restrição pela telefônica no ano de 2013 em valores bem baixos…Jah liguei na vivo antiga telefônica e lá eles me falam que não consta pendência alguma , mais no banco esta constando e eles não podem dar andamento no meu financiamento por causa dessa restrição oque faço pra resolver isso ??? Por favor me ajudem…

    • consumoempauta on

      Natália

      O SCPC é administrado pela Boa Vista Serviços. Entre no site deles e tente encontrar esta dívida e aí volte a falar com a Vivo com a informação correta sobre a negativação

  44. luciano faria garcia on

    ola bom dia, estou com um protesto em meu nome, e na verdade ano reconheço a divida, a empresa e do estado de sao paulo e parecer ser uma compra feita pela internete. mesmo assim consegui etrar em contato com a empresa consegui o boleto, realizei o pagamento. e meu nome ainda consta protestado, apos quase dois meses pago. o fato q qua nao consigo entrar mais em contato com essa empresa elishop comercio eirele, nenhum telefone atende, email nao respondem. e no cartorio nao retiram o processo se a carta de anuecia da empresa. qual minha alternativa 

  45. estou com uma divida a 3 anos e a empresa nao colocou no spc e fica vinda na minha casa cobrar oq eu posso fazer. eles pode colocar no spc agora ou n e si pode eles deveram colocar o o valos coprado ou pode colocar tudo com os juros do tempo que passou

    • consumoempauta on

      Clesio,

       

      eles podem colocar agora, mas o prazo de cinco anos estabelecido em lei começa a ser contada do dia seguinte oa vencimento da dívida. 

      Saiba mais em http://www.consumoempauta.com.br/manter-nome-sujo-comeca-a-contar-apos-vencimento-da-divida/

  46. Boa tarde!
    No meu caso consta uma divida em nome da Faculdade Anhanguera de R$ 25,00, porém, a própria faculdade alega não ter essa divida no sistema.

    Como devo proceder?

  47. Consultei o SPC não tem nada no meu nome. Mas quando fui abrir um crediário constou um débito em uma escola técnica que estudei por um tempo. Me mudei pra outra cidade, fui la paguei transferência pra outra escola, me formei na outra escola e tudo. Não tinha débito nenhum lá. Agora estão me cobrando. A escola não existe mais. Nunca recebi nada sobre este débito. Como eu faço??

  48. Olá!
    Não tenho o cartão esplanada a mais de dois anos. Há dois meses atrás chegou em casa uma fatura. Fui procurar a loja para saber o porque desta fatura já que não tenho o cartão a anos e descubro que não tem lojas da esplanada em SSA. Resumindo perdi a fatura e não tenho como imprimir 2ª via (pois não tenho número do cartão). O email e telefone que tem disponível na internet não funciona. Ontem fui fazer um cadastro e fui restrita pelo cpf que esta sujo.. E agora como resolver? preciso quitar esta “divida”

  49. Estou com uma divida na Hermes e quero quitar mas a Hermes deu como falecia e estou com uma restrição no SPC quero poder pagar a divida mas não consigo entrar em contato com um responsável e agora o que devo fazer?

  50. caros tem um protesto no cartorio no nome da minha ex que queria resolver pq foi devido eu na epoca que namoravamos ter sujado, queria pagar mas a empresa serviços digitais tem mais de 30 processos pela sptrans e ninguem c onseguem localiza los, o juiz pode extinguir a divida?

    • consumoempauta on

      Olá, Marciel

      O procedimento é este:

      Procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. É preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

      Mais informações http://www.consumoempauta.com.br/nome-sujo-a-empresa-sumiu-e-agora/

  51. Olá!

    A empresa odontologica simplam me parece que faliu ( fecharam todas as unidades, nao ha nenhum numero para contato com os administradores) , estou com nome negativado devidos cheques que eles lançaram, sem terem concluido os atendimentos, atualmente nao ha meio de entrar em contato com a empresam eles sumiram!!!! Ja tentei e não achei nenhum contato!!

    Qual maneira eu poderia tentar regularizar meu nome???

    • consumoempauta on

      Olá, Rosana

      Procurando o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. É preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

      Mais informações http://www.consumoempauta.com.br/nome-sujo-a-empresa-sumiu-e-agora/

  52. Olá boa tarde,

    Fiz um empréstimo com cheque em 2010 BPN soluções financeiras, paguei uma parte ebficaram alguns  cheques pendente, já fiz de tudo para tentar localizar essa empresa é não consigo contato para quita minha dívida e pega os cheques para dar baixa em meu nome, ao pedir a filmagem dos cheques os mesmos foram passado nominalmente a financeira Port cred, ligo para Port cred eles dizem que a dívida foi passada para BPN, o que faço já que não consigo contato com essa BPN?

    • Olá, Audácio

      O caminho é este:

      Procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. É preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

  53. Boa tarde,

    Fiz uma compra em uma loja, fiquei devendo algumas parcelas e meu nome foi para protesto já tentei negociar a divida por diversas vezes mais estão me cobrando 4 vezes mais o valor da divida, segundo eles o valor se refere a juros que por sinal abusivos, mais não sabem me dizer a taxa de juros.

    Gostaria de saber se não tem uma forma de eu pagar essa divida diretamente no cartório sem ter que entrar em contato com a empresa?

     

    Desde já agradeço.

    • Olá, Thamiris

      Procure o Procon de sua localidade para que façam os cálculos do valor da dívida com juros e correção

  54. Olá gostaria de obter uma informação ,eu fiz escrição para casa propia na caixa ,mas como tenho um cheque q caducou o banco central nao deu certo, fui no banco bradesco devolver mas não pude mais pq não consta la, o que devo fazer para resolver minha situação no banco central, e gostaria de perguntar se  nome fica lá mesmo que pagando e por quanto tempo , muito obrigado!

    • Olá, Janaina

      Os procedimentos do que fazer estão  neste link http://www.consumoempauta.com.br/nome-sujo-a-empresa-sumiu-e-agora/

    • Olá, Elen

      Procure a empresa que tem o banco de dados negativos (Serasa, Boa Vista ou CNDL) e peça os contatos da empresa que te negativou para você entrar em contato com ela.

  55. Boa noite descobri hoje que meu nome está negativado pelo banco azteca,poren não fiquei devendo nada,pois quitei,nao tenho mais comprovante,e o banco passou por um processo judicial no ano passado inclusive vir a decretar falência,por favor me ajudem o que eu faço?

      • Foi em dinheiro,,,,,, não tenho o que fazer para recuperar os comprovantes,apenas quero saber o que eu faço quero meu nome limpo….

        • Jhosepy

          Tente localizar que está administrando a massa falida do banco. Essa informação pode ser encontrada na internet. Entre em contato com o responsável e solicite documento para retirar seu nome do cadastros de inadimplentes. Se o débito ainda constar em aberto lá, provavelmente você terá de pagar novamente.

          Se não conseguir localizar o responsável pela massa falida, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

  56. OLÁ, BOM DIA.

     

    EU ESTOU COM UM PROBLEMA SERISSIMO COM UMA EMPRESA QUE TENHO RESTRIÇÃO MAIS NAO CONSIGO PAGAR DE FORMA ALG/UMA PORQUE DECRETOU FALENCIA JA PROCUREI DE TODAS AS FORMAS UM RESPONSAVEL PARA PODER QUITAR O DEBITO MASI NÃO CONSIGO, A EMPRESA É A A ELETRO MIX, SESI QUE A SOLUÇÃO É RECORRER Á PEQUENAS CAUSAS MASI QUERIA SABER QUANTO TEMPO DEVE DEMORAR ISTO PARA EU CONSEGUIR LIMPAR MEU NOME POR O PEQUENAS CAUSAS?

     

    • Olá, Juliane

      O processo não demora muito se você levar para o Juizado Especial Cível (nome do Pequenas Causas) a documentação e realizar o depósito dos valores devidos.

  57. Olá boa tarde!

    Consta no Serasa uma inadimplência em meu nome desde 2013, porém nunca fui até esta empresa para efetuar alguma compra se quer, procurei a empresa e ela encontra-se fechada, fui a junta comercial e consegui o contrato social, no ando mais ao juizado especial cível, qateue me disseram que nao tem como entrar  com um processo porque a empresa esta fechada, encontrei o filho do dono da empresa, atraves da contadora que prestava servico para eles, o mesmo dizendo que o pai era o proprietário e por motivos de saúde nao pode mais trabalhar, ele me disse que nem tem mais acesso ao cadastro do Serasa, para conseguir retirar o protesto, o que faço para conseguir resolver essa situação que já está me incomodando bastante! Obrigado aguardo!

    • Thiago

      Se seu nome foi inserido indevidamente e você tem o paradeiro do dono da empresa, entra com processo no Juizado Especial pedindo reparação e a retirada do nome. Se no Juizado em que você foi não aceitou, procure outra unidade

  58. ola fui consultar meu cpf e consta uma divida junto a claro,só que eu ligo na claro e eles me falam que não consta nenhuma divida minha la o que eu foço?

    • Elisangela,

       

      Exija, então, da Claro, que eles retirem seu CPF dos cadastros de restrição ao crédito. Se não fizerem, procure o Procon de sua localidade ou o Juizado Especial Cível

  59. Bom dia, minha mae esta com problema de 3 cheques que ela passo mas nao consegue localizar as pessoas, sao cheques de 2014. Contratamos o advogado e ele ja ta 1 ano com a causa, ela passo o valor dos cheques para a quitação da divida e o advogado sempre diz que o juiz não libero. O que eu devo fazer?

    • Gabriele

       

      Procura direto o Juizado Especial Cível, faça proposta de depósito do valor dos cheques. Mas é preciso tem prova de que procurou localizar a empresa e não obteve sucesso

  60. Silvio Rogério gregorio on

    Boa noite!!!!  Eu tenho um protesto em meu nome quero pagar e não localizo a empresa como faço para pagar esta dívida presciso de um advogado?

  61. Olá bom dia gostaria de saber como faço para quitar uma dívida que tenho em uma loja de Móveis a mais de 7 anos .Tipo a loja sumiu tenho ainda o cartão da loja os telefones, mas  diz que o número não existe e não me manda mais carta nei nada. Gostaria de poder quitar essa dívida mais não tenho noção como vou fazer .o nome da loja é Ponte magazine.O cartão diz assim Br Card

    • Olá, Andréa,

       

      Você já procurou na Junta Comercial se há endereço do dono da loja? Esta é a primeira ação.

      Com as informações da Junta Comercial, você pode procurar o Juizado Especial Cível. 

  62. Oi boa tarde

    Estou tentando entra em conato com a ibi fui hoje até o banco pra ver se consigo renegociar minha divida eles dizem que não tem acesso q é somente pela Central eu ligo na central passo o número o meu cartão e cai em outro eles falam que não podem fazer nada e pedem pra ficar ligando e quando ligo não me atendem mais só quero conseguir pagar a dívida pra que meu nome não va para o serasa !

    Obg!

  63. boa tarde, estou com uma divida interna entre bancos valor baixo, 397.60 estou precisando abri uma conta no meu nome e nao estou conseguindo saber do que se trata a divida e desde 2009 e no spc e serasa esta limpo mais os banco nao conseguem me ajudar em nada quero pagar esse valor pra sumir a divida do meu nome.  

  64. Estou tendo  problemas pois tento usar meu nome e consta restrição no serasa, vou no serasa e eles dizem que não tenho restricao no nome… o que fazer se nao consigo usar meu nome???

    • Olá, Glau

      Você já verificou se o nome não está em outros cadastros e inadimplentes, como da Boa Vista SCPC ou SPC. Dá uma consultada. 

  65. Bom dia.

     

    Estou com pendências no Serasa de duas empresas que locam veículos, porém nunca loquei veículo algum e não consigo localizar nenhum telefone das empresas. Inclusive o veículo foi locado no paraná, e vivo há dois anos em SC. Como devo proceder?

    Obrigada!

  66. solange de sena gabriel pires on

    Oi sou a solange e estou muito preocupada,a algum tempo atrasei as faturas do meu cartao da caixa,dai quando fui regularizar,dai ja nao era mais com eles e sim com uma central de cobrança.Entao fiz um acordo com a central de cobrança Rede Brasil,e vim pagando certo,dai a dois meses atrasei o acordo e fui ligar para normalizar e quitar minha divida,so que a empresa sumiu,nao atente ligaçoes,liguei para caixa economica e eles me passaram outros numeros,mas esses tbm nao consigo falar com ninguem.Por favor me ajudem estou desisperada,pois estar com o nome sujo me empede de muitas coisas.Obg.

    • Olá, Solange

      É preciso muito cuidado para fechar acordo de dívidas. Muitas empresas têm como procedimento cancelar o acordo em caso de não pagamento de uma das parcelas e o inadimplente terá de fazer novo acordo. 

      Procure a empresa (ela tem inclusive facebook) para ver o seu débito. No google você vai encontrar bastante informações sobre ela

  67. Bom dia Consumo em Pauta,

    Ha uns 8 anos atraz passei alguns cheques para uma empresa, acabei falindo com meu comercio e não consegui pagar os cheques, ha uns 2 anos atraz procurei de todas as formas possíveis a empresa para tentar sanar a dívida e não consigo achá-la, estou com o nome sujo no Banco Central, como devo proceder?

    Agradeço desde já.

    • Olá, Gesinaldo

      Veja estes links

      Conheça as regras para cobrança de dívidas

      Nem tudo é permitido na cobrança de dívidas

      Ou siga as instruções deste link

      NOME SUJO A empresa sumiu? E agora?

      o credor não for localizado, o caminho é procurar o Juizado Especial Cível e entrar com uma “ação em consignação em pagamento”. Guirão explica que nesta ação é preciso demonstrar que se tentou localizar o fornecedor, mas não se teve êxito.

      O juiz, então, vai determinar que o devedor faça depósito em juízo do valor da dívida e, posteriormente, emitirá uma autorização de baixa da negativação no cadastro de inadimplentes.

      Com a ordem judicial em mãos, o consumidor deverá procurar quem administra o cadastro para que o nome e CPF sejam excluídos da lista de devedores imediatamente.

       

  68. Olá. Estou com um grande problema. Meu nome está restrito no serasa por uma empresa de plano dentário. Fiz em 2013,no valor de R$40 mensais,porem deixei de pagar porque o plano não cobria o que dizia no contrato,fiz um tratamento de nada. Agora a empresa por nome de odonto clube esta me cobrando com juros o valor de R$7.000. Não acho que devo pagar esse absurdo . Além disso,consta no serasa apenas o cnpj da empresa que leva o nome de alguém,sem telefone nem nada. Como devo proceder? Quero tirar meu nome dessa ,mas esse valor,nem os bancos cobram tão caro. Obrigada

    • Olá, Marta

      Procure o Procon de sua localidade para que eles façam a renegociação desta dívida.

      Não se pode simplesmente deixar de pagar um contrato. Precisa fazer o cancelamento. Só assim se evitará problemas como este.

  69. Olá, tenho meu nome restrito no Cartório, de pouco valor, e nao consigo entrar em contato com a loja, já mandei email, e nada o nome da Loja Fenix do Oriente, Compre da China.

  70. Olá estou com meu nome limpo no spc e serafa, mas até uns 2 meses atras ele se encontrava negativado pela estacio, sendo que não cheguei a quitar a divida, mas dei entrada no procon pois a divida estava sendo cobrada indevidamente pois nunca estudei na faculdade e eles estavam me fazendo a cobrança da mensalidade durante o ano todo de 2013. Agora em 2017 retiraram meu nome do spc e serasa, mas continuam me enviando a cobrança via e-mail. Gostaria de saber onde posso recorrer, se existe um outro orgão que meu nome possa ta restrito, pois a divida ainda não foi quitada, e eu ainda não concluir o processo no procon, então não cheguei a fazer acordo com a estacio, então meu nome deveria ainda está restrito. 

    • consumoempauta on

      Olá, Juliana

      O seu nome deveria ter saído dos cadastros de inadimplência cinco dias após o acordo realizado no Procon. Precisa ver se seu nome não foi protestado, porque isso também aparece como apontamento nos cadastros negativos. Você precisa concluir o processo no Procon e solicitar ao Procon que exija imediamente a continuidade da cobrança.

  71. Boa tarde,

    Tenho um débito com uma empresa e já tentei de várias formas negociar, porém os juros são absurdos. Agora a dívida completou cinco anos de protesto e deveria prescrever, porém recebi uma carta avisando que eles colocaram no SPC uma outra parcela mais atual da dívida. Isso pode ser feito ou somente a primeira pode ser incluída no SPC?

  72. tenho um protesto em meu nome a empresa foi fechada e os socios proprietarios sumiram quero quitar a divida pra limpar meu nome urgente sei que tenho que tentar pagar em juizo mais isso quanto tempo levaria pois fiz a venda de meu imovel e tenho que desocupar e nao posso comprar nada pois meu nome esta sujo só esperando limpar pra fazer a aprovaçao da compra do novo imovel gostaria de saber quanto levaria pra pagar em juizo e limpar meu nome

  73. Boa noite!

    Não tenho restrição no SPC e Serara, porém consta um prejuizo em meu nome, como posso tentar localizar essa instituição ? no SCR do Banco Central não consta nada, porém nem conta em Banco consigo abrir pois consta um impeditivo. Conversei no Banco e falaram que tive alguma pendencia com alguma instituição e consta esse apontamento, mas não sabem dizer de onde é. Será que eu contatando o Banco Central consigo ? Obrigado!

    • consumoempauta on

      Olá, Marcos

      Onde você consultou? Se foi no site da Serasa ou da Boa Vista SCPC, eles informam qual é o nome da empresa credora.

      Com esta informação, você deve procurar a empresa.

      Se é Sefaz, é secretaria da Fazenda. É débito de algum imposto que você não pagou.

  74. Ola

    Meu nome esta sujo no spc por causa de um empréstimo  no banco do Brasil mas a divida foi  terceirizada.  Agora quero limpar meu nome e eles não sabem me informar o nome da  empresa e nem o valor da divida. O que devo fazer?