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Operadoras lançam campanha

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Operadoras adotam também Código de Conduta para Oferta de Internet Móvel

Uma campanha de informação sobre os planos de internet móvel está sendo colocada no ar pelas operadoras de telefonia e internet móvel em todo o País com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos clientes sobre a navegação na internet móvel. Na campanha também haverá explicações sobre a franquia e seus limites, exemplos práticos de consumo de dados e de fatores que podem aumentar o consumo ou afetar a velocidade de navegação, além de dicas para melhorar a utilização do plano de dados, conforme informa em nota o Sindicato Nacional de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

A campanha Navegar é preciso: você bem conectado será feita na televisão, no rádio e na internet e terá alcance nacional. Os filmes, spots e publicações nas redes sociais vão trazer situações corriqueiras e respostas a dúvidas frequentes dos clientes. Numa outra frente, foi criada uma página na internet, onde o consumidor vai encontrar informações e dicas de como usar o serviço e a melhor maneira de aproveitar o pacote de dados.

Na página da campanha, o consumidor encontrará informações que o ajudarão a saber qual é o seu perfil de navegador. As operadoras também vão colocar à disposição dos clientes ferramentas que permitam o acompanhamento do consumo de sua franquia de dados de internet móvel. Essas ferramentas estarão disponíveis nas páginas das empresas na internet e também em aplicativos para smartphones.

Código de conduta

Além da campanha, as operadoras estão desenvolvendo uma série de ações para melhor informar os clientes. Entre elas está a adoção do Código de Conduta para a Comunicação da Oferta de Internet Móvel – numa iniciativa importante de autorregulação no setor de telecomunicações – com condições a serem observadas pelas operadoras para uma comunicação mais clara, objetiva e transparente das ofertas.

Para a elaboração do Código, foi feito previamente um amplo estudo levando-se em conta as referências nacionais e internacionais, entre elas as iniciativas do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) e da Federação Brasileira de Bancos. Foram analisados aspectos como os processos adotados e os modelos de governança, entre outros.

A adoção do Código de Conduta foi assumida em compromisso público assinado pelas operadoras Algar Celular, Claro, Oi Móvel, Sercomtel, Tim e Vivo, no dia 23 de abril, e apresentado ao Ministério das Comunicações e à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Com o compromisso público, as prestadoras traçaram seu objetivo de tornar suas ofertas ainda mais claras para o consumidor. Essa intenção se consolida com a adoção do Código de Conduta, que vai orientar seus procedimentos, e ganhará amplitude com a campanha nacional.

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