Cheque: entenda como funciona

85

Cheque é uma ordem de pagamento à vista, portanto, deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado.

É também um título de crédito para quem o recebe. Assim, pode ser protestado ou executado em juízo.

Com cheque, pode-se fazer pagamentos à vista ou a prazo. Ele funciona como se fosse um contrato de pagamento que atesta que foi dado ao seu portador o direito de receber a quantia nele indicada.


Dia das mães 728x90

O uso de cheques como meio de pagamento é uma forte tradição brasileira não só para operações à vista, como para parcelamento de pagamento (compras a prazo com cheque pré-datado).  

Quem o recebeu, pode sacar o valor nele determinado diretamente na agência do emitente ou depositá-lo em sua conta corrente. 

Para facilitar o entendimento dos assuntos ligados a cheques, é importante que você entenda os seguintes termos utilizados:

  • Emitente: é quem emite ou coloca um cheque em circulação. Também pode ser chamado de emissor ou sacador

  • Favorecido: pessoa ou empresa a quem será efetuado o pagamento, aquele que vai receber o valor discriminado no cheque. Pode também ser chamado de beneficiário

  • Sacado: é o banco em que está depositado o dinheiro do emitente

    Os cheques de outros bancos depositados são encaminhados ao Serviço de Compensação de Cheques e outros Papéis, regulado pelo Banco Central, e executado pelo Banco do Brasil, com a participação dos demais bancos.

    O prazo de liberação do valor dos cheques da mesma praça é de:

    • 24 horas, valor igual ou superior a R$ 300,00

    • 48 horas, valor até R$ 299,99

    Importante

    Para garantir a segurança do processo, parte dos bancos entrega para seus clientes o talão de cheques bloqueado e solicita que o cliente peça o desbloqueio.

    Por isso, antes de emitir o primeiro cheque, lembre-se de desbloqueá-lo 

     
    Dicas de segurança

    • Mantenha seus talões em lugar seguro

    • Carregue apenas a quantidade de folhas de cheques necessária para seu uso

    Fontes: Banco Central e Febraban

     

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.

85 Comentários

    • Olá, Maria

      Provavelmente quem recebeu o cheque irá depositá-lo ou sacar o valor. Você deve manter o valor do cheque em sua conta corrente, caso contrário ele será devolvido por falta de fundo e poderá gerar cobrança e negativação de seu nome.

    • Olá, peguei um talão de cheque a pouco tempo. Gostaria de saber se eu soltar cheques na praça e quando eles forem no caso depositados, se tem como saber pelo banco quem foi a pessoa que o depositou? Obrigada

      • consumoempauta on

        Fernanda

        Se o cheque for ao portador (sem nenhum nome a quem se destina) fica difícil saber quem fez o saque ou depósito

        Se quiser controlar quem vai depositar o cheque, faça ele nominal

    • Olá, Leide Laura

      Você deve procurar o banco que você tem conta corrente e verificar as condições para ter o cheque. É preciso ter conta corrente

    • Jennifer

      Não entendemos…. você soltou ou retirou no banco 10 talões de cheque? Se só pegou e não quiser usar, nada acontece

  1. ola, gostaria de saber se eu parcelar uma compra   no cheque , o banco só cobra na conta na data que esta no cheque ou se caso  a pessoa que receleu sacar logo ja tem que ter o valor em conta ou só na data que esta no cheque

    • Olá, Lucas

      Cheque pré-datado é um risco. Quem recebeu  o cheque deveria depositar só na data acertada. Mas pode depositar antes e se houver saldo, será debitado da conta corrente.

  2. Natália de Abreu on

    Olá, 

    Gostaria de saber o seguinte: Quando não há os dois rabiscos no cheque, quer dizer que ele é avista e posso depositar em minha conta imediatamente? Se houver os rasbiscos só posso depositar somente na data marcada, por exemplo: bom para o dia tal… É isso mesmo?

    Obg.

    • consumoempauta on

      Natalia,

      Os dois rabiscos significam que o cheque só pode ser depositado. Não pode sacar o dinheiro. Cheque pre-datado pode ter os rabiscos ou não. Se você acertou com seu cliente que iria depositar em uma determinada data, precisa cumprir com o acordo. Se depositar antes, o consumidor pode até te processar por danos econômicos e moral. 

  3. Vou fazer minha inscrição em um curso e a moça disse que a forma de pagamento teria de ser no cheque. Serão 5 parcela de 150,00 reais, totalizando 750,00 reais. Para eu conseguir fazer esse cheque eu tenho que ter esse valor total em minha conta, ou apenas durante os 5 meses ter o valor igual ou superior aos 150,00? 

    P.S.: Tenho conta corrente.

  4. Recebi um pagamento em cheque a vista, porém a pessoa errou e colocou o mês de agosto, no local deveria ser junho, posso retirar esse cheque antes da data colocada no cheque. Por excelente 22/06/2016

    • consumoempauta on

      Pode depositar antecipadamente, Julia…

      Só precisa tomar cuidado se não é cheque predatado. Neste caso, o emitente do cheque poderá entrar com processo contra você pode sacá-lo com antecedência

  5. rescebi um cheque para trinta dias como faso para sacar esse dinheiro ou tenho q depositar na conta corrente e esperar os trinta dias..

    • consumoempauta on

      Olá, Janiele

      Se o cheque é predatado, você terá de esperar a data acordada com quem lhe passou para fazer o depósito ou sacar.

    • consumoempauta on

      Olá, Rosangela

      Provavelmente a empresa irá consultar os bancos de dados que listam os inadimplentes e não irá aceitar seu cheque.

  6.  Boa tarde, gostaria de saber eu tenho um chegue de um banco ***** e gostaria de saber se eu posso depositar 100 reais em outro banco que tbm e meu, eu preciso ter esse 100 reais na conta corrente no banco do chegue ou caso não tenha esse dinheiro na conta corrente depois que tiver dinheiro eles tiram o dinheiro.

     

    • consumoempauta on

      Olá, Diego

      Sim, você precisa ter saldo no banco para poder depositar em outro ou sacar. Caso contrário, poderá sair do cheque especial (se você tiver) e terá de pagar juros. Se não tiver cheque especial nem saldo na conta, o cheque vai voltar sem fundo e trazer outros transtornos para você, como o fechamento da conta e até a negativação de seu nome

  7. Oi ,dei um cheque de calção para uma loja ,esse cheque eu não desbloqueei no banco ,porque a loja disse que nao ia depositar ia ser só uma garantia que eu pagaria na data do cheque ,mas quando fui pagar a loja e pegar o cheque de volta ,eles disseram que passaram o cheque para um fornecedor e agora ?vai see descontado da minha conta ? 

    • Olá, Marcelo

      Provavelmente, sim. A não ser que o seu banco não faça pagamento de cheque que está bloqueado. Procure saber para quem foi repassado seu cheque para que você possa resgatá-lo fazneod o pagamento com o dinheiro. Ou, então, deposite o valor na sua conta para que haja saldo se ele for depositado. Assim, evitará problemas futuros com a devolução do cheque;

  8. Boa tarde,

    O que seria pagamento com cheque a vista?

    Eu teria que emitir um cheque com a data de deposito com a mesma data da compra?

    Ex.: compro um produto hoje, a data de compensação tambem teria que ser hoje?

    • Hugo,

      todo cheque é considerado um pagamento à vista, a não ser que seja feito um acerto como pré-datado. Você pode emitir o cheque com a data da compra e a compensação será feita no dia que em ele for depositado e aí cabe a quem você entregou o cheque definir. Ele pode depositar no mesmo dia ou no seguinte. Mas assim que ele for depositado (ou sacado) é feita a compensação. 

    • Lavínia,

      Precisa ver se sua conta disponibiliza cheque (nem todas dão esta possibiliade) e també ver se no pacote de serviços que você paga está incluindo cheque. Você deve falar com o banco para verificar estes detalhes

  9. Gostaria de saber como funciona o parcelamento 1+2 no cheque, essa primeira parcela eh no mesmo mês ou no mês seguinte como se fosse em três vezes? 

    • Thamyres

      Quem define estas regras é de quem você está comprando. Normalmente colocam a primeira parcela para ser paga de imediato e as outras duas vencem 30 e 60 dias depois da compra. Mas você pode combinar (precisa ver se quem vendeu vai aceitar) de pagar em 30, 60 e 90 dias.

    • Paolo,

      cabe à empresa da qual você está comprando a moto aceitar ou não o cheque. Por lei, ela é obrigada a só aceitar dinheiro.

  10. Boa tarde, 

     

    gostaria de saber se o dono do cheque tem como cancelar as folhas dps de dada a mim…. no caso baterem em minha moto me pagaram com 6 folhas de cheques Pre datado. Tem como esses cheques dado a mim, ser cancelado pelo dono ?? 

    Abraco 

  11. Bom Dia
    Eu gostaria de saber se para emitir um cheque é preciso ter cnpj ou com cpf faz?
    E se para emitir o cheque eu preciso tá com dinheiro na conta? ou eu tenho que depositar na data que o cheque entrará?
    Se eu não tiver dinheiro na conta como fica? O banco repassa o dinheiro para o beneficiario?
    E para pegar o primeiro talão pode ser pessoa que esteja com restrição no cpf?

    Grata, Aguardo

    Jéssica

    • Olá, Jéssica

      O banco no qual você tem conta é que libera o cheque.

      Há algumas regras para isso, como ter o nome limpo.

      Para a emissão do cheque não precisa ter o dinheiro na conta. Mas, sim, quando ele for sacado ou depositado por quem recebeu. Caso contrário, será devolvido por falta de fundo e você terá penalidades, como cobrança de taxas por devolução.

      O banco só paga se você tiver cheque especial com limite do valor do cheque, mas você pagará juros altíssimos se usar este limite

  12. Bom dia,

    comprei um maquinário que custa R$ 4.000,00 em 8 cheques de R$ 500,00 para as datas 15/11/2016, 15/12/2016 e assim adiante, minha pergunta é a seguinte ? qual Lei do consumidor para essa situação CASO deposite antes esses CHEQUES?

    deveria depósitar como o combinado, certo?

     

    Obrigado!

    • Elias,

      Não há lei que garanta o depósito na data acertada. Se quem recebeu o cheque quiser depositar antes, poderá.

      É bom você ter provas de que fez cheques pré-datados. A Justiça tem aceito ações por cheques depositados antes do prazo combinado. Mas é uma briga longa.

  13. Evanildo Santiago on

    Boa tarde,

    gostaria de saber o seguinte, eu enpresto dinheiro a juros mais não tenho nem um comprovante de segurança! nesse casso se eu emprestar no talão de cheque qual a minha segurança com relação a pessoa que eu emprestei e o banco?

    Obrigado..

  14. Eu comecei a usar talão de cheque, peguei as folhas em Outubro, esse mês não tenho mais nenhuma folha, pois, a maioria eu usei predatado. Fui no banco retirar mais folhas e estava escrito: CONTA COM RESTRIÇÃO P/ CHEQUE. O que seria? Não caiu nenhum cheque fora da data, e quando cai, já estou com o dinheiro na conta. Pq não posso retirar folhas?

  15. Se eu quiser  comprar um bem de 20.000 e parcelar em vários cheques pré datado é possível fazer essa transação? Como se fosse parcelamento no cartão  de crédito? 

     

    • Savio

      Quem define a forma de pagamento é o vendedor. Se ele aceitar o pagamento em vários cheques predatados, é possível, sim.

  16. Gostaria de saber,minha mãe tem uma conta corrente e tenho uma procuração para movimentar a conta dela se eu pedir cheque posso assinar na folha por ter essa procuração 

  17. Ola

    Eu to com cheque mas diz o emitente do cheque que ainda nao tem saldo pra disconta

    Ok eu faco

    Se eu solta ese cheque da alguma coisa pra mim oy pro dono do cheque 

    Que e meu patrao

     

    • Olá, Natalia

      Se você depositar o cheque e não tiver fundo, ele será devolvido e o nome do emitente poderá ir para os cadastros negativos, como Serasa e SPC e ainda quem emitiu o cheque poderá ter cortado o fornecimento de talão de cheque. Pra você, não acontecerá nada..

  18. Boa tarde. Se eu fizer um pagamento parcelado através de folhas d cheque haverá desconto do total do limite do meu cartão de crédito?

  19. emprestei um cheque  a pessoa nao pagou ai o credor pois ele na custodia agora ja  faz 10 mes o banco que ele fez o desconto na custodia protestou o cheque 

    eu ate tentei negociar com o credor mais ele nao quer parcelar o valor foi inguinorante  e disse que iria por por uns amigos dele para me conbrar e contou o problema para varias pessoas da  minha familia 

    • consumoempauta on

      Olá, Tarcisio

      Se o mesmo cheque for devolvido duas vezes pelo banco, a conta corrente do emitente poderá ser encerrada.

  20. Olá, boa tarde.

    Se o cheque for cruzado, e o cliente depositar no caixa eletrônico o depósito é realizado, ou o depósito pode ser realizado apenas na boca do caixa? E se um cheque não cruzado for de outra agência e o cliente quiser sacar em uma agência diferente ele pode?

    • Olá, Luana

      Cheque cruzado só pode ser depositado e tanto faz na boca do caixa ou em caixas eletrônicos.

      Quanto à sacar cheque não cruzado, precisa ver com o banco se ele autoriza fazer em qualquer agência. Estas são regras internas

    • Olá, Dalvan

      O valor da tarifa é informado na sua cesta de serviços com o banco. Aquela tarifa que mensalmente é lançada na sua conta. Verifique com o seu banco caso não saiba o que está embutido nela. Nornalmente há a inclusão de cheques.

  21. Boa noite,eu tenho 10mil numa conta e tenho 5mil d limite crédito.se eu retirar 90% do dinheiro da conta eu poderei usar só o valor d 5mil d limited crédito ou poderei usar o valor da conta eo do crédito,ou seja 15 mil?

    • Olá, Erick

      Se você usar o valor que tem de limite de crédito irá pagar juros altíssimos. Você deve usar somente os 10 mil que tem de fundo. Os outros 5 mil são do banco.

      Sempre o banco irá usar primeiro o seu dinheiro e, depois, caso não haja saldo suficiente na conta, o que tem de limite de crédito.

      Caso precise de dinheiro além do que tem na conta, o recomendado é solicitar um empréstimo no banco e não usar o limite da conta. No empréstimo os juros são mais baixos. 

    • consumoempauta on

      Olá, Sabrina

      Sim. O cheque só é pago se você tiver o valor na conta. Do contrário, ele será devolvido em fundos e pode causar problemas a você, inclusive de encerramento de conta

  22. Olha fui ajudar uma pessoa troque um cheque para 30 dias e ele no dia foi a agência e restringiu o cheque dele. Estou precisando de ajuda como faço para rever meu dinheiro se possivel ate a justiça eu vou.

    • consumoempauta on

      Olá, Roque

      Não entendi direito. Você trocou o cheque da pessoa por dinheiro e depois ela bloqueou o cheque?

      Se for isso, você pode recorrer à justiça para pagamento da dívida, bem como pode protestar o cheque, que é um título de crédito.

      Saiba que a  emissão de cheque sem provisão de fundos é considerada crime de estelionato. 

       

  23. Gostaria de saber se paga alguma taxa no caso de uso de cheques? E como funciona o parcelamento de compras com cheque por exemplo fui orçar uma janela alumino branco eme deram essa opçao de parcelar em ate 5x no cheque. Eu teria que dar 1 cheque no valor correspondente as cinco parcelas ou teria que dar 1 cheque pra cada parcela?

    • consumoempauta on

      Olá, Fabiano

      As taxas de cheque são as determinadas pelo banco que você tem conta. Verifique com eles

      Para parcelar em cheque, você tem de emitir um cheque no valor de cada parcela e colocar a data em que será descontado de sua conta. 

  24. Luiz Henrique Fernandes on

    Olá, 

    Vou descrever uma certa situação

    Caso queira comprar algo com cheque mas não tenho talões, poderia emprestar de alguém e ele passaria como se fosse meu? É possível? Há algum risco nisso? Obg desde já 

    • consumoempauta on

      Olá, Luiz Henrique

      Cheque é pessoal. Somente quem tem o cheque pode emiti-lo e assiná-lo

      Não é possível pegar cheque emprestado de ninguém.

      Se você não tem talão de cheque, não tem como pagar com cheque

  25. Olá, 

    Tenho uma dúvida , caso eu pegue cheques para pagar uma conta parcelada em 12 meses, num valor X e todo mês eu depositar esse valor na data correta. O juros seram cobrtados mesmo eu pagando na data certa, ou somente se houver atraso de pagamento na data estipulada? Grata 

  26. Olá, meu pai deu um cheque no valor de 300 reais. Sendo que é para afim de inscrição. 

    Eu meu irmão e uma amiga vamos fazer um congresso. Acontece que minha amiga desistiu, e como que fica agora o cheque? Vai ter que pagar todo o valor ou não? E o cheque perde o valor ou alguma coisa assim?

    • consumoempauta on

      Olá, Laina

      Verifique com que está organizando o congresso como fica o cancelamento de uma inscrição e a devolução do dinheiro de quem não irá mais participar. 

      É preciso conhecer as regras de desistência antes de efetuar a contratação. De qualquer forma, a organizadora do congresso tem de devolver pelo menos uma parte. Se não fizer isso, podem entrar com ação no Procon de sua localidade

      O cheque R$ 300 será descontado no valor total. Cheque não perde valor.  Vale o que está escrito nele

       

  27. Boa noite.goataria de saber .pq sei uma filha de cheque pre datada pra 30 dias.só que a pessoa que passei o cheque seguro.pois falei que ia pega a Folha com ele antes dos 30 dias .peguei a Folha com ele antes de ele deposita .preciso fazer alguma coisa com essa Folha agora ou posso rasgar ela.

    • consumoempauta on

      Olá, Anderson

      É só anular (rasgar, riscar). Cuidado ao rasgar. Faça de froma que sua assinatura fique bem picadinha…

  28. Oi bom dia, então gostaria de saber se dei um cheque como pagamento em uma loja, o banco vai saber pra qual loja dei o cheque. Se toda vez q eu  der um cheque o banco vai saber o destino dos meu cheque?

    • Olá, Paula

      O banco sabe em qual conta foi depositado o cheque e não pra quem foi dado o cheque. 

      O depósito pode ser feito por outra pessoa ou empresa se a loja que você deu o cheque repassá-lo.

      Agora, se o cheque for descontado na boca do caixa, aí o banco não terá esta informação

  29. Olá boa tarde!

    Fiz 10 folhas de cheque para todo dia 10 de cada mês. Quero fazer o pagamento em dinheiro no local e pegar meu cheque, pois não tera o valor correspondente na conta, a empresa falou que cobra uma taxa de R$15,00 e que pediria ao banco para não depositar e que leva em média 15 dias. Como é isso? a empresa já deu as folhas ao banco? 

    • Olá, Fernanda

      Provavelmente a empresa antecipou com o banco o desconto do cheque e está repassando as taxas pra você para resgatá-lo

      O melhor a fazer é depositar o valor na sua conta e deixar o cheque ser compensado. Assim, não terá de pagar R$ 15 por cheque. No fim, você terá economizado 150 reais…