Novas tecnologias facilitam a vida do consumidor

0

Durante a AUTOCOM, empresas de tecnologia apresentaram o que há de mais moderno para um bom relacionamento com o consumidor final

A facilidade que a tecnologia já trouxe ao consumidor não se compara ao que vem pela frente. Na AUTOCOM, Feira Internacional de Automação para o Comércio, realizada nesta semana em São Paulo, foram apresentadas novas soluções que vão facilitar mais ainda a vida de quem está do lado de fora do balcão.

Ficar em filas para pagar contas já está ficando para trás. A TOTVS, Cielo e NCR levaram para a feira soluções que possibilitam uma nova forma de atender o consumidor, da escolha de um produto ou serviço ao pagamento da conta, sem que ele necessite se locomover até um caixa ou enfrentar filas.

A TOTVS, por exemplo, apresentou o posGo, um terminal de vendas móvel e portátil, que reúne CPU, tela touch colorida de 5,5 polegadas, impressora térmica e pagamento integrado. Tudo em um único aparelho, com conexão wi-fi, 3G e bluetooth, leitor de código de barras e QR code e sistema operacional Android.

Outra novidade foi o Bemacash Bar e Restaurante, que possibilita a gestão das mesas e do balcão de um estabelecimento alimentício totalmente automática, e conta com controle de estoque, meio eletrônico de pagamento e total atendimento às legislações ficais.

“Entender o que o consumidor quer é o primeiro passo para um processo de interação positivo. É ele quem vem ditando o ritmo da evolução tecnológica e exigindo experiências digitais similares ao que vivencia na vida pessoal. Atenta a isso, a TOTVS está investindo em tecnologias exponenciais como Internet das Coisas para o varejo viver a sua jornada de transformação digital e acompanhar o ritmo de seu cliente”, destaca Eros Jantsch, CEO da Bematech e vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS

A Cielo, empresa do setor de pagamentos com cartão, inovou ao abrir para parceiros a possibilidade de criar soluções que tragam conforto aos consumidores finais. Na feira foram apresentadas soluções para o Cielo Lio, que possibilitam pagar alimentação, combustível, ingressos de eventos de entretenimento e compras em varejo em geral sem precisar ir até o caixa.Tudo é feito numa máquina parecida a uma maquininha de cartão da própria Cielo.

O Cielo LIO é um terminal completo de vendas que realiza cadastros e pedidos por meio de leitor de código de barras, pagamentos por cartão ou dinheiro e impressão de comprovantes de pagamentos ou envio deles para o e-mail do cliente.

Durante a AUTOCOM, foram apresentadas as ativações da M Varandas, criada para o setor de alimentação e disponível no LIO Snack Bar, a Cerrado Pay, desenvolvida para gestão e automação de postos de combustível, e a Ingresse, plataforma para venda de ingressos em baladas, shows e workshops.

A NCR integrou suas soluções de tecnologia aos principais meios de pagamento e agora é possível, por exemplo, que o garçom faça todas as operações no POS (maquininha do cartão): do pedido do cliente, passando pela impressão da conta, conferência até o recebimento do comprovante fiscal. Essas operações podem ser realizadas diretamente da mesa do cliente. Todo este processo pode ser feito por meio dos equipamentos dos parceiros da NCR: Rede, Skytef, PagSeguro, Epson e ScanSource,

“A tecnologia vem deixando mais fácil a vida do consumidor. Acreditamos na integração de tecnologias para agregar valor aos serviços oferecidos ao consumidor, além de ser parte fundamental na sua experiência”, diz Luiz Bento, country manager da divisão de Hospitality da NCR Corporation no Brasil.

Por Angela Crespo

Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor. 
Assine a
newsletter do Consumo em Pauta
 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.