NO RÁDIO: Veja como detectar se SVAs estão consumindo seus créditos

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O aplicativo Whoscall – Quem Chama desenvolveu a função Recarga Protegida que lista quais SVAs o consumidor contratou e está pagando, sumindo com seus créditos do celular

Já é possível saber se o crédito de celular está sumindo por cobranças de SVA (Serviço de Valor Adicionado), ofertado aos consumidores por meio de SMS.

Como detectar a cobrança de SVA será explicado por Marcos Gomes, country manager Brazil da Whoscall – Quem Chama, aplicativo de identificador de chamadas que tem agora também a função de Recarga Protegida. Ele é o entrevistado de Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.

SVA é o nome sofisticado dado para aplicativos pagos de jogos, horóscopos, notícias, cursos de idiomas, backup de arquivos, entre outros. Geralmente, a contratação é enviada via SMS e embora o consumidor deva dar duplo opt-in para a aceitação, pode ocorrer de não se atentar que terá de pagar.

Aliás, o sumiço de crédito de celular é uma das reclamações mais registradas nos órgãos de defesa do consumidor e na própria Anatel. Conforme a agência, os SVAs não são serviços de telecomunicações e, sim, de terceiros, mas oferecidos por operadoras de celular.

Como saber da contratação de SVA

Para monitorar se está havendo cobrança de SVA, o consumidor precisa baixar a versão completa do aplicativo Whoscall – Quem Chama e acionar a função Recarga Protegida. “Ela irá scanear e listar todos os serviços e preços de assinatura com cobrança recorrente que foram ofertados por SMS nos últimos 30 dias ao portador do celular”, explica o executivo.

Quem aderir ao aplicativo, que é gratuito, deve manter por pelo menos um mês as mensagens no celular para que a análise de uso de créditos seja eficaz.  Conforme Gomes, o escaneamento no aparelho deve ser feito antes de uma nova recarga e após a entrada de crédito no celular. “Isso porque, alguns SVAs só lançam o débito a partir do momento que tem crédito no celular.”



O valor cobrado pelos SVAs é de quase R$ 5 semanal ou quase R$ 20 mensais. O valor médio da fatura de celular por usuário no mercado brasileiro é de R$ 21. Ou seja, boa parte dos consumidores ao colocar crédito em seu celular fica sem poder usufruir do aparelho por que os SVAs consumiram tudo.

Constatado que estão havendo cobranças de serviços que não se quer, o consumidor pode suspender a assinatura. O Recarga Protegida lista quais os serviços tarifados e o valor de cada um.  Se houver a intenção de cancelar, o aplicativo acessa o SMS original e o consumidor clica em SAIR. Este passo a passo serve também para quem tem conta controle ou pós-pago e verifica lançamentos de cobrança de SVAs na fatura.

O Recarga Protegida também tem a função de alertar o consumidor sobre a disponibilidade de novas contratações. “Toda vez que chega uma nova mensagem de oferta de SVA o aplicativo reconhece e promove alerta por pop-up informando que foi detectado que aquele SMS pode elevar o consumo de crédito do celular”, assinala Gomes.

Aplicativo vai além de SVAs

A função Recarga Protegida só está disponível no Brasil, embora o aplicativo Whoscall – Quem Chama é utilizado em mais de 152 países. Isso porque, conforme Gomes, “foi detectado que o Brasil é o único mercado com problemas sérios com SVAs. O nosso propósito é auxiliar na transparência ao usuário de celular sobre a cobrança destes serviços”.

Whoscall – Quem Chama é um aplicativo com 65 milhões de downloads no mundo. Desde de 2015 atuando no mercado brasileiro, conta com serviços que oferecem proteção e segurança aos consumidores, como: identificação de operadora; cartão de visitas e identificação e bloqueio de chamadas (trotes, golpes, telemarketing), este sendo o mais usado, pois conta com um banco de dados de mais de 1 bilhão de números identificados e tagueados pelos próprios usuários, incluindo bloqueio por DDD, bancos e operadoras. Ainda, lançada em novembro de 2017 exclusivamente para o mercado brasileiro, a Função Herói permite ao usuário favoritar números de amigos e familiares e ser alertado em tempo real sempre que essas pessoas receberem chamadas identificadas como suspeitas, gerando segurança e prevenindo ações contra golpe, trote e telemarketing.

Para saber mais sobre o Recarga Protegida e o próprio aplicativo Whoscall – Quem Chama, acesse a Rádio Mega Brasil às 16 horas desta segunda-feira (14/05). Reapresentações da entrevista na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Por Angela Crespo


 

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Sobre o Autor

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