ASSINATURAS
Saiba como pedir a suspensão temporária de serviços

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Suspensão temporária de serviços pode ser solicitada diretamente com o fornecedor | Foto: Divulgação

É possível pedir a suspensão temporário de serviços uma vez por ano. Vale para telefone fixo, móvel, internet, TV por assinatura

Você sabia que pode pedir a suspensão temporária de serviços como telefonia, tevê por assinatura, internet, energia elétrica, água, gás encanado, assinaturas de jornais e revistas, academia e cursos? Mas só uma vez por ano e por até 120 dias.

O pedido de suspensão temporária de serviços é uma boa opção para quem vai sair de férias, fazer uma viagem longa, emendar um feriado (para alguns casos) e até para economizar, uma vez que com a interrupção da prestação dos serviços não haverá fatura de pagamento.

Esse é um direito do consumidor autorizado pela resolução da Anatel de 2013. Além disso, conforme explicou Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), tanto o desligamento da suspensão como o religamento dos serviços não podem ser cobrados pelas operadoras.

Regras para o pedido de suspensão temporária 

Telefone fixo, móvel, internet e TV por assinatura – A suspensão temporária de serviços regulados pela Anatel (telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura) pode ser solicitada, gratuitamente, no SAC das empresas fornecedoras.

A suspensão temporária de serviços é de no mínimo 30 dias e de no máximo 120 dias (não dá para pedir em feriados prolongados). Na hora do pedido, o consumidor deve solicitar o número do protocolo que servirá de comprovante caso houver cobrança do período em que o serviço ficou inoperante.

Após a solicitação do assinante, a empresa tem até 24 horas para atender ao pedido. Para fazer a solicitação de desligue temporário, o consumidor tem de estar em dia com os pagamentos. Outros detalhes podem ser pesquisados na cartilha “Principais Direitos dos Usuários e Obrigações das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações”, da Anatel.

Água – Há cobrança de taxas tanto para a suspensão quanto para a religação. O prazo de interrupção deve ser negociado com a concessionária.

Energia Elétrica – Para verificar as condições de suspensão, é preciso entrar em contato com a empresa que atende a região. Cada concessionária tem suas próprias regras.

Para  academia, cursos, assinatura de revistas e jornais é necessário verificar no contrato (ou com o fornecedor) se é possível pedir a suspensão temporária, quais são as condições, se há cobrança de taxas, o prazo de interrupção e os procedimentos para se fazer a solicitação.

Por Angela Crespo com Rádio Agência Nacional

Publicado em 14/07/2021 – atualizado em 24/04/2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

74 respostas

  1. No site da concessionária da minha cidade, tem essas orientações ái. Ou seja, um empeditivo pra quem quer uma suspensão temporária.

     

    Como posso solicitar o corte de água?

    Poderá ser solicitado pela Agência Virtual, clicando aqui, ou nos Postos de Atendimento, portando a leitura do hidrômetro (apenas a sequência numérica preta), carteira de identidade e CPF.

    O imóvel não poderá ter débitos vencidos, nem a vencer. Além disso deverá ser paga uma taxa pelo corte. O solicitante deve ser o titular, proprietário ou responsável pelo imóvel.

    Somente será permitido o Desligamento Provisório nos casos de:
    – Imóveis com Obra paralisada;
    – Imóveis desocupados/não habitado.

  2. Olá! Sou cliente Claro a 15 anos, pós pago. Devido a pandemia fui tive redução de salário/jornada de trabalho. Para não ficar inadimplente gostaria de suspendera cobrança da conta, porém continuar a receber ligações ou usar o wi-fi normalmente. Em contato com o Sac fui informada que a suspensão todos os benefícios da conta ficam suspensos assim como receber chamadas. O número fica indisponível para qualquer coisa. 

    Expliquei a situação que devido a pandemia tive salário reduzido. Tentei  a opção de cancelar a conta, para não ficar inadimplente, mas o cancelamento tem multa. Ou seja, não tenho opção nenhuma.

    Isso e correto? 

    1. PROCON neles!! Se vc tiver com o seu plano dentro da carência de 1 ano, realmente dá multa. Se não, vc pode cancelar sem multa. Também estou com um problema com a CLARO resolvendo com a ANATEL, depois vou seguir com o PROCON caso não resolva. Tive o celular furtado, pedi pra suspender o plano, enquanto estava sem celular, e mesmo assim estão cobrando o valor do plano, dizendo que não tenho direito a suspensão sem cobrança. Já vou meter um processinho se continuar a persistirem.

      1. Bom dia. Tenho uma dúvida. Irei viajar e entrei em contato com a empresa de internet e ela se nega a suspender temporalmente. Elega que ainda estou em 12 meses se fidelidade e não suspendem. O que eu faço? Qual site posso fazer a reclamação?

          1. Bom dia a todos, preciso de uma orientação,tive o sinal da internet suspensa e a tv paga Net claro, liguei pra saber o que estava acontecendo e me informaram que eu tinha pedido a suspensão temporária informei a eles que eu não tinha pedido, falaram pra mim que era um erro deles e aí pediram vinte quatro horas para religar, passaram as vinte quatro horas e nada de sinal, liguei pra eles e me pediram vinte quatro horas de novo,disse a eles para cancelar o serviço porque eu não tinha pedido pra eles cortarem o sinal,enfim não quero mais a Net claro,faz quatro meses que eu tinha contratado o serviço deles,aí fica a pergunta terei que pagar multa de fidelidade, porque ainda não deu um ano? Alguém pode me orientar?

          2. Olá, José Roberto
            Provavelmente a Net vai exigir a multa de fidelidade. Você deve guardar toda a comunicação com eles em razão da suspensão do serviço para, caso eles cobrem a multa, abrir uma reclamação no Procon. Você pode também registrar esta situação na plataforma http://www.consumidor.gov.br, administrada pela Secretaria Nacional do Consumidor. Nela, rapidamente a empresa responde, uma vez que a queixa não vai para o SAC da empresa, mas para uma célula especial de resolução de conflitos de consumo
            Boa sorte

          3. A suspensão pode ser feita dentro ou fora do prazo de fidelidade. Caso a empresa não queira fazer, recorra à Anatel ou ao Procon.

  3. Ola. Tentei suspender o serviço que tenho com a NET, mas eles disseram que não posso porque alterei o meu plano a pouco tempo e estou em fidelidade ainda. Alguém sabe me dizer se é possível isso?

    Se eu quisesse alterar o plano pra um mais caro, isso é permitido. 
     

     

  4. Dia 01/03/20 solicitei junto a Tim a suspensão da minha conta controle até o dia 04/05/20 por motivo de viagem internacional. Retornei dia 01/05/20 num vôo de repatriação por conta da pandemia. Dia 02/05/20 solicitei a antecipação da minha conta controle e pediram pra aguardar cinco dias úteis por conta da pandemia. Dia 09/05 entrei em contato pois não houve a reativação. Soube pelo atendente que o pedido do dia 02/05 não foi efetivado. Fiz nova petição e aguardei mais cinco dias. Dia 13/05 entrei em contato pra saber o andamento do protocolo e fui informada que minha conta foi cancelada e não suspença por um erro do sistema. Fiquei muito chateada, registrei uma reclamação e devo aguardar mais cinco dias úteis. Minha pergunta é: se minha conta não for reativada posso entrar com uma reclamação junto ao Procon? Quais são meus direitos. Sou portadora da conta desde 2016.

  5. Boa tarde gostaria de saber se quando eu pedir a suspensão da internet por 120 dias no meio deste tempo eu posso solicitar o ligamento novamente da internet ou tenho que esperar ou 120 dias acabarem ?

  6. Olá, é possível suspender temporariamente meu plano de saúde(unimed individual familiar), sou cliente desde 2005, sempre estive em dia e gostaria de suspender pois eu e meu esposo ficaremos fora por 3meses.

  7. Bom dia.

    Pedi a suspensão temporária de um plano Tim até o mês de agosto.

    Minha fidelidade seria até 19.7

    Se eu pedir a religação do meu plano dia 18.7 e logo cancelar o plano terei que pagar multa?

  8. Olá. Tenho uma dúvida: tentei suspender meu contrato de internet, visto que não estou ocupando a casa e fazendo uso do serviço, porém a atendente justificou que como eu mudei meu plano/contrato em janeiro não poderia solicitar a suspensão, pois só posso efetuar o pedido assim que o contrato tiver 1 ano. Isso procede?

  9. Solicitei a Oi a Suspensão temporária do meu combo,não fizeram pq alegam que não Combo não entra no quesito Suspensão temporária. Pode?

    1. Reclamei no site do Procon consumidor.gov.br e resolveram rapidinho,pois eu tinha o plano do telefone e internet e só o o telefone era 50 reais como não usava pra nada pedi pra suspender vieram com esse argumento porém de acordo com o código do consumidor não posso ser obrigado a ficar com um produto que não quero pois é venda casada obrigar a pegar um linha telefônica e chamar de combo

  10. Bom dia.

    Eu tenho um telefone da oi e não estou conseguindo pagar ,mas estou no prazo de fidelidade ,como faço pra cancelar?

  11. Gostaria de saber como posso escrever(um exemplo) uma carta solicitando a suspensão temporária do serviço de internet, uma vez que, a mesma foi solicitada pela prestadora do serviço?

    Desde já obrigado!

    1. Olá, Josse.
      Planos de saúde, normalmente, não aceitam suspensão temporária.
      Converse com a Unimed para ver o que é possível fazer

    2. Como faço para suspender temporariamente a conta de luz ,? sendo q está no nome de minha mãe que é falecida . E a casa está no meu nome !!

  12. Rapaz to com o mesmo problema. Liguei la falaram que meu plano não pode suspender. Sendo que contratei so o Oi fibra. Falram que a minha era combo total. Porra nenhuma, porque não contratei isso. Vou fazer essa reclamação ai para ver se resolve

  13. Obrigada pelas informações. É muito bom encontrar sites com informações úteis e que tratam de assuntos esspecíficos e importanrtes como esse.
    Parabéns!

  14. Fiz a solicitação da suspensão temporário porém eles está negando dizendo que meu plano está a internet e o telefone juntos e não conseguem fazer, isso é válido ?

  15. Pedi suspensão temporária da assinatura da Sky. Ainda estou em período de fidelidade. A fidelidade termina um mês antes dos 120 dias a que tenho direito a suspensão. Posso cancelar o contrato sem multa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore