Saiba como pedir a suspensão temporária de serviços e economizar

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Ao viajar de férias, trabalho ou mesmo emendar um feriado, é possível pedir a suspensão temporária de serviços, como telefone, TV a cabo, água, energia elétrica e outros

Você sabia que pode pedir a suspensão temporária de serviços como telefonia, tevê por assinatura, internet, energia elétrica, água, gás, assinaturas de jornais e revistas, academia e cursos?

O pedido de suspensão temporária de serviços é uma boa alternativa para quem vai sair de férias, fazer uma viagem longa ou, até mesmo, emendar um feriado (para alguns casos). Com a interrupção da prestação dos serviços é possível economizar, uma vez que será descontado das assinaturas o período em que os serviços ficaram desativados.



Mas para cada serviço há um procedimento próprio.

A suspensão temporária de serviços regulados pela Anatel (telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura) pode ser solicitada, gratuitamente, no SAC das empresas fornecedoras. A suspensão é de no mínimo 30 dias e de no máximo 120 dias (não dá para pedir em feriados prolongados), podendo ser solicitada uma vez a cada 12 meses. Não há cobrança de taxa para suspensão e reativação, mas o consumidor deve solicitar o número do protocolo que servirá de comprovante caso houver cobrança do período em que o serviço ficou inoperante. Após a solicitação do assinante, a empresa tem até 24 horas para atender ao pedido.

Para  academia, cursos, assinatura de revistas e jornais é necessário verificar no contrato (ou com o fornecedor) se é possível pedir a suspensão temporária, quais são as condições, se há cobrança de taxas, o prazo de interrupção e os procedimentos para se fazer a solicitação.

Regras para o pedido de suspensão temporária de serviços

Telefone fixo, móvel, internet e TV por assinatura – O prazo para suspensão varia de um mês a quatro meses, uma vez por ano, e não há cobrança de taxa para suspensão e reativação. Uma vez pedida a suspensão, a assinatura mensal não pode ser cobrada. Para fazer a solicitação de desligue temporário, o consumidor tem de estar em dia com os pagamentos. Outros detalhes podem ser pesquisados na cartilha “Principais Direitos dos Usuários e Obrigações das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações”, da Anatel.

Água – Há cobrança de taxas tanto para a suspensão quanto para a religação. O prazo de interrupção deve ser negociado com a concessionária.

Energia Elétrica – Para verificar as condições de suspensão, é preciso entrar em contato com a empresa que atende a região. Cada concessionária tem suas próprias regras.

Por Angela Crespo

atualizado 29/12/2017

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23 Comentários

  1. Olá, gostaria de tirar uma duvida

    Possuo plano combom em minha residencia (telefone, internet e tv), porém gostaria de suspender somente a TV por assinatura sem interferir nos outros serviços, é possivel?

  2. Gostaria de saber, em caso de recusa da operadora em realizar o bloqueio, mesmo após reclamação junto à Anatel, ao abrir processo no Juizado de Pequenas Causas, qual o tipo de ação que devo pedir ?

  3. Estou muito insatisfeito cm minha operadora atual (Net) e fui orientado por uma outra operadora (Vivo) a pedir a suspensao temporaria do meu servico atual para aguardar o final da carencia e nao precisar pagar multa contratual. Isto eh legal?

    • Olá, Gustavo

      A suspensão temporária é um direito do consumidor, mas tem limites: de no mínimo 30 dias e de no máximo 120 dias, podendo ser solicitada uma vez a cada 12 meses. A multa por rescisão está em seu contrato, portanto terá de pagar caso peça o cancelamento. Esta multa é proporcional ao tempo que falta para terminar a carência. Você deve ver o que vale mais a pena

  4. Bom dia, gostaria de saber se no período de suspensão (30 a 120 dias), esse é computado para a contagem da fidelidade do plano na telefonia móvel. 

  5. Olá, 

    Sabe me dizer se também é possível suspender por um período plano de saúde?

    Estarei numa viagem com o seguro saúde obrigatório.

    Obrigada

  6. Olá gostaria de saber se após pedir a suspensão temporária,  eu posso voltar a trás a qualquer momento  e voltar a usar novamente os planos? 

  7. Ola ,gostaria de saber no caso de convenio medico uma Viagem de longo prazo para fora do País? 3 meses ou até 12 meses como funciona ?

  8. Olá Boa noite!

    Gostaria de saber se empresa de TV por assinatura(sky) pode me cobrar no período q estava sem sinal ( falta de pagamento)? É na hora de me vender questionei sobre taxa de instalação me falaram q não tinha e agora estám cobrando?

    Obrigada!

    • Olá, Cristiane

      No período no qual não houve sinal, a empresa tem de dar desconto na fatura. Quanto à cobrança da taxa de instalação, se você tem gravado a promessa de que não seria cobrada, fale com a empresa ou procure o Procon. Se não tem gravado, exija a gravação à empresa. Ela é obrigada a te fornecer

  9. Eu gostaria de saber o que fazer para me livrar de oma conta de agua eu vendi uma casa em 2012 e a agua continua em meu nome ja pedi o foncionario da BRK a qual forncedora da agua mas ele continbua fazendo a religação

     

     

    • Olá, Juarez

      Se você apresentou a documentação de que a casa não lhe pertence mais, a companhia de água precisa fazer a aleteração. Como você continua pagando a conta, tente entrar em contato com o Porcon de sua localidade para que exijam a alteração do nome e até solicitar o reembolso do que você pagou após ter comunicado a empresa sobre a transferência de proporiedade

  10. Eu tenho telefone fixo + internet da Oi.
    Vocês sabem se é possível eu desativar temporariamente apenas o telefone mas manter a internet? Mt obrigada

    • Olá, Ariana

      Você deve ver com a oepradora. Se você assinou combo, talvez tenha de cancelar tudo e fazer assinatura só do que você quer.

  11. Poderia me informar o número da lei ou resolução que trata da suspensão temporária, por gentileza.

    Desde já agradeço! 

    • Olá,

      Para telecomunicações,  Lei Geral de Telecomunicações e suas resoluções, especificamente a 477 de agosto de 2007

  12. Eu estou tentando fazer a suspensão temporária da minha internet mas a prestadora diz que só faz por no mínimo 90 dias. O que eu faço??