BOAS PRÁTICAS: Samsung capacita jovens para o primeiro emprego

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Duas turmas receberam o certificado de conclusão de curso do programa Geração de Futuro, que capacita jovens para a conquista do primeiro emprego

Capacitar jovens para a conquista do primeiro emprego em atividades relacionadas ao relacionamento com o consumidor é o foco do programa Geração de Futuro, da área de Cidadania Corporativa da Samsung. Duas turmas (65 alunos) já receberam seus diplomas e cerca de 50% já estão colocados no mercado de trabalho. “Se eu não tivesse realizado este curso, acredito que ainda estaria à procura de um emprego”, diz Martinha Almeida Jesus, que já está trabalhando na Central de Atendimento ao Cliente da Samsung.

Os alunos participaram de 276 horas de treinamento gratuito, baseado em três pilares: autoconhecimento, autoestima e descoberta do talento, além do conteúdo da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Durante o curso, conforme Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung, foram trabalhadas questões socioemocionais, competências, criatividade e resolução de problemas.

Isso porque a formação não visa tão somente colocações na área de atendimento ao consumidor, “mas possibilitar um leque de oportunidades de empregabilidade”, garante Isabel Costa. A executiva acrescenta que os telesserviços têm uma gama enorme de oportunidade de trabalho, o que contribui para a inserção destes jovens. “Eles estão aptos para desenvolverem outras atividades de primeiro emprego relacionadas aos direitos do consumidor. Entendemos que a educação é o principal caminho para desenvolvermos a empregabilidade e mudarmos, de fato, a vida desses jovens.”

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Realizado em parceria com o Instituto Ser+ e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso visa a atingir o jovem de hoje que é um potencial consumidor. Por isso, de acordo com Sofia Esteves, presidente do Instituto Ser+, a metodologia utilizada mostra aos alunos como viver a experiência do atendimento de qualidade e entender a real necessidade do comprador. “Trabalhamos uma parte atitudinal, focada em autoconhecimento, autoestima e descoberta de talento. Também os sensibilizamos de forma que criem empatia e tragam o consumidor mais para perto, realizando um atendimento com emoção e não por obrigação, e isso faz muita diferença neste trabalho.”

A inciativa da Samsung mostra-se importantíssima uma vez que 25% dos desempregados estão na faixa etária entre 14 e 24 anos, conforme dados do IBGE. Em 2017, o setor atendimento ao consumidor empregou pouco mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo a E-Consulting, consultoria de negócios conhecida por seus estudos na área de tecnologia e empresas de relacionamento com o cliente.

O programa Geração de Futuro deve realizar quatro cursos no próximo ano, para 140 jovens. Três grupos serão em São Paulo e um em Campinas (SP). Parcerias com entidades de outras cidades do País poderão ser firmadas.

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