NO RÁDIO: Robô especialista em direito do consumidor ajuda em questões judiciais

0

O Harold, robô especialista em direito do consumidor locado no Facebook, orienta e pega causas para acionar a Justiça. Consumidor não precisa pagar nada

Um robô especialista em direito do consumidor, batizado de Harold, está disponível no Facebook para orientar e até pegar a causa de alguém que acredita que foi lesado por um fornecedor.

Como funciona este robô especialista em direito do consumidor será explicado por Arthur Farache, diretor da Hurst, empresa criadora do Harold, à jornalista Angela Crespo no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online.

O processo de ativação do Harold é simples. Basta acessar www.facebook.com/HaroldoBot/ e relatar o que ocorreu via mensagens. No máximo no dia seguinte, o robô especialista em direito do consumidor irá responder se a causa será aceita ou não. “Mas o consumidor que aciona o Harold não fica desamparado. Repassamos as causas que não vamos atuar para escritórios de advogados, que sempre dão retorno ao interessado, seja para passar orientações ou para assumir a ação judicial”, explica Farache.

Há ainda a possibilidade de o consumidor aderir a causas pré-programadas. Conforme o diretor da Hurst, são aquelas nas quais as pessoas deixaram de lado por não compensar pelos custos e o tempo gastos. Um exemplo é queima de aparelho eletroeletrônico por descarga elétrica, outro, problemas com planos de saúde, etc. A Hurst vasculha em Diários de Justiça e site de Tribunais, via inteligência artificial, para identificar processos com potencial de bons retornos.

Para aderir às causas programadas pelo robô especialista em direito do consumidor, o interessado precisa tão-somente assinar o termo que transfere o direito à indenização à Hurst de forma eletrônica. “Vemos a Hurst como uma solução privada para o acesso à Justiça. É como se fosse um Procon, só que particular, com pessoas especializadas e experientes", destaca Farache. Ele completa que o cidadão não precisará pagar nada nem ir às audiências.

Para saber mais sobre o Harold, o robô especialista em direito do consumidor, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (02/07), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.