ARTIGO: Como resolver o problema de comunicação com o cliente?

0

O desafio das empresas é promover uma comunicação com o cliente assertiva e esclarecedora neste mundi no qual a informação é trocada por apenas alguns cliques

 

Por Alexandre Azzoni

Em um mundo no qual milhares de informações são trocadas por minuto com apenas alguns cliques no smartphone, as empresas receberam o desafio de promover uma comunicação com o cliente assertiva e esclarecedor.

Apresentamos essa situação como um desafio por conta do panorama da comunicação entre os clientes e as marcas. Segundo pesquisa realizada pela Accenture com base em dados colhidos em um estudo inédito que ouviu 24 mil pessoas de 33 países, 1.300 delas do Brasil, por atender mal, as empresas brasileiras, juntas, perderam cerca de US$ 217 bilhões somente em 2015. Esse prejuízo aconteceu devido à migração dos clientes para a concorrência em busca de melhores serviços.

Para auxiliar as empresas que buscam resolver o problema de comunicação com o cliente, reunimos neste artigo dicas de ferramentas e ações que ajudarão a aprimorar o serviço e atrair e reter os consumidores. Não perca!

Plataforma multicanal é aliada para melhorar a comunicação com o cliente

Os consumidores atuais apresentam um perfil bastante dinâmico e exigente. Por isso, atendê-los pode ser um desafio para as empresas que ainda não investem em recursos tecnológicos que podem ser seus grandes aliados no processo de comunicação com o consumidor.

A plataforma de atendimento multicanal, por exemplo, é essencial nos dias de hoje, pois é um sistema que dá aos clientes autonomia para que eles escolham o canal que querem ser atendidos. Bons recursos oferecem atendimento por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas à plataforma.

Deste modo, a empresa consegue atender os consumidores em diferentes situações, dando a eles rapidez e mobilidade, aspectos amplamente valorizados pelos clientes e que ajudam no trabalho de retenção.

Ofereça a assertividade que o seu consumidor busca

Mostramos que a plataforma de atendimento multicanal conta com uma variedade de meios que é bastante interessante para os clientes. Além disso, essa ferramenta também oferece a integração dos dados que ajuda a aprimorar a comunicação com o consumidor.

Os melhores sistemas do mercado garantem que o histórico de conversas entre o atendente e o cliente fique armazenado de forma única na plataforma, facilitando o trabalho dos operadores.

Outro ponto importante é que caso o atendimento seja retomado posteriormente em qualquer canal utilizado pela empresa, o histórico do cliente estará atualizado na plataforma. Assim, o operador consegue dar continuidade ao trabalho sem precisar fazer com que o cliente relate todo o seu problema e repita todos os seus dados pessoais.

Essa integração otimiza o trabalho da equipe de atendimento e torna o serviço muito mais assertivo. Como consequência, a empresa terá clientes mais satisfeitos e com grandes chances de voltarem a fazer negócios com a marca.

Resolva o problema da disponibilidade

Uma situação bastante negativa é quando o cliente tenta entrar em contato com a empresa, mas os canais não estão disponíveis. Para evitar essa experiência desagradável, é importante que a companhia escolha uma plataforma de atendimento multicanal que contemple os bots de inteligência artificial e cognitiva.

Além de multiplicar a capacidade da central, reduzindo custos e gerando satisfação aos seus clientes por conta da agilidade, os bots oferecem uma disponibilidade integral, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Alexandre Azzoni é sócio diretor da Callflex Sistemas. Formado em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios, possui mais de 25 anos de experiência em telecomunicações. 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.