Quanto consome de energia elétrica cada equipamento

0

Calcular quanto consome de energia elétrica cada equipamento que se tem em casa pode ser uma ótima oportunidade de se reduzir o consumo e baixar o valor da conta

Saber quanto consome de energia elétrica de cada equipamento instalado numa residência é uma ótima forma de controlar os gastos mensais com esta conta. Assim, é possível (em alguns casos) deixar o aparelho desligado e reduzir um pouco a conta de luz.

Os aparelhos refrigeradores de ar são os vilões na conta de energia e podem representar até 40% do valor da fatura. Em seguida esta a geladeira, representando 30% do valor.



A iluminação residencial pode ser de até 25% do custo mensal na fatura de energia. Outros aparelhos como ferro de passar roupa, computador e chuveiro elétrico, juntos, chegam entre 25% e 35% dos gastos mensais com energia.

Outro valor considerável é de impostos. Conhecer a tabela do ICMS por faixa de consumo de energia é também uma boa dica para reduzir a conta de energia. Por exemplo, quem consome 200 kWh/mês paga 25% desse imposto. Se baixar para 199 kWh/mês, a alíquota cai para 12%.

Outra dica sobre consumo de energia elétrica deve ser praticada no ato da compra de um equipamento, optando-se pelos aparelhos que apresentam a indicação “A” no selo Procel. Eles são mais econômicos.

Veja a dica do Procel para calcular o consumo médio de energia (kWh) de um equipamento:

“procure a potência do aparelho no manual do fabricante. Em seguida, faça o cálculo da seguinte forma:

Potência do equipamento (W) x Nº de horas utilizadas x Nº de dias de uso ao mês dividido por 1000

 

 

eletro

Na coluna “Consumo médio mensal (kWh)” há equipamentos em que o resultado da multiplicação acima: “Potência (W) x número de horas x número de dias de uso no mês/1.000”, resultará em valores diferentes do calculado. Isso se dá devido ao funcionamento desses equipamentos que “ligam e desligam” periodicamente, casos como: condicionadores de ar, geladeiras, freezers, ferro de passar roupas, lavadoras de louças e roupas, entre outros.

Para achar o custo mensal em reais, multiplique o consumo médio em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local.

 

Fonte: Procel

 

 

 

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.