Procon-SP fará plantão durante a Black Friday

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Durante toda a realização da Black Friday, o Procon-SP terá equipes em plantão para atender o consumidor pelo telefone 151, pelo Facebook e Twitter. Haverá também atendimento eletrônico no site da instituição

Os consumidores que enfrentarem problemas durante as 24 horas de realização da Black Friday poderão entrar em contato com a Fundação Procon-SP. O atendimento especial pelo telefone 151 terá início às 18h do dia 23 até a 1h do dia 24. Retorna no mesmo dia às 6h até as 22h. No atendimento eletrônico será disponibilizado um formulário especial no site para reclamações e denúncias, que ficará disponível a partir das 18h da quinta-feira (23), além do Facebook e Twitter






Também foi criada a hashtag especial #ProconSPdeolhonaBlackFriday que os internautas poderão utilizar para denunciar problemas como maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção -, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de fretes, entre outros que possam ocorrer. 

Monitoramento de preços na Black Friday 

Para coibir uma das maiores reclamações dos anos anteriores, anúncios de falsas promoções e descontos, os preços de alguns produtos estão sendo monitorados desde setembro, nos sites das principais redes varejistas. Desta forma será possível verificar se os descontos oferecidos são verdadeiros. Também serão verificados casos de descumprimento à oferta e instabilidades que inviabilizem a conclusão da compra pelo consumidor, entre outros. E nos dias 23 e 24/11 equipes de fiscais percorrerão comércios de rua, shoppings centers, supermercados e hipermercados.

Balanço de reclamações de 2016  

O plantão montado pelo Procon-SP em 2016 registrou 2.040 atendimentos. Os principais problemas relatados foram: pedido cancelado sem justificativa (35,6%), produto/serviço anunciado indisponível (11,8%), mudança de preço ao finalizar a compra (11,5%) e maquiagem do desconto (8,7%). A empresa mais reclamada foi a Adidas, seguida pelos grupos Pão de Açúcar (Pão de Açúcar, Extra, Pontofrio.com, Casasbahia.com, Casas Bahia e Ponto Frio) e B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime).

Fonte: Procon-SP 

 

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