O score pode ter barrado seu crédito. Saiba o que é esta pontuação

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TransUnion é a nova gestora de crédito

O score é uma pontuação que apresenta o resultado dos hábitos de pagamento do consumidor. Cada cidadão é pontuado por pagar em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados

Quem teve crédito negado e a alegação do fornecedor foi em razão do score baixo e não sabe bem o que é isso tem agora a possibilidade de conhecer sua pontuação por meio do Serasa Score. Para tanto, basta acessar o site www.serasascore.com.br, gratuitamente, e fazer o cadastro.

O Serasa Score apresenta o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito por meio de pontuação, de 0 a mil pontos. Até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

A pontuação cai uma vez que o cálculo considera se o consumidor está com nome sujo ou se possui dívidas vencidas. Quem tem empréstimos ou financiamentos abertos e paga em dia, sua pontuação é elevada. A adesão ao cadastro positivo também ajuda a melhorar a posição, uma vez que nele entram todas as contas pagas em dia, como luz, água e telefone.



A própria Serasa explica que “cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados”. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.

As empresas podem usar a pontuação score como uma informação adicional para a tomada de decisão no momento de concessão de financiamentos, além das próprias informações para compor sua política de crédito. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo.

“Esta é uma grande vitória para o consumidor. A informação dará a ele poder, pois permite o controle do seu currículo financeiro“, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian. “O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas”, apontou Rossi.

Melhorando a pontuação

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. A pontuação poderá mudar para melhor se o consumidor limpar o nome, pagar suas contas em dia, mantiver dados cadastrais atualizados e abrir o cadastro positivo na Serasa – mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também são computadas na pontuação. Para garantir que somente o próprio consumidor tenha acesso às suas informações, após o cadastro no Serasa Consumidor, será necessário passar por um processo de autenticação.

“O ideal é que o consumidor trate o score da mesma forma como trata o seu histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam mais na avaliação do empregador. No Serasa Score, quanto mais tempo você tiver sem negativação, melhor sua pontuação”, enfatiza José Luiz Rossi.

O presidente ressalta que o acesso à pontuação estimulará o consumidor a melhorar seu relacionamento com o crédito. “Ciente de que seu bom comportamento financeiro pode contribuir para a obtenção de crédito e condições de financiamento facilitadas, o cidadão se sentirá mais motivado a manter sua vida financeira em ordem, evitando o super endividamento e contribuindo para a tomada de crédito responsável, que ajuda a garantir e fortalecer o crédito sustentável no país e combater a inadimplência”, afirma José Luiz Rossi.

Além da pontuação, o novo serviço gratuito da Serasa oferece:

  • Fatores de Pontuação: Explica quais são as informações usadas na composição do Serasa Score de cada consumidor;
  • Acompanhamento do seu Serasa Score: Por meio desta ferramenta, o consumidor tem acesso a linha do tempo histórica do seu Serasa Score
  • Acesso multi-plataforma: o consumidor pode acessar seu Serasa Score através de qualquer device (computador, smartphone, tablete), sendo necessário apenas acesso à internet
  • Simulador de Score: Por meio desta ferramenta, o consumidor pode simular quais fatores impactam seu score, com maior ou menor relevância
  • Conteúdo Educacional: Um conteúdo completo para o consumidor ter acesso a informações que o ajudam a melhorar seu Score

Metodologia Serasa Score

O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.

Fonte: Serasa

 

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