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Falhas dos SACs que irritam o consumidor

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Vladimir Valladares conversa com Angela Crespo no programa Consumo em Pauta da Rádio Mega Brasil online

O tema do bate-papo são as falhas dos SACs que irritam o consumidor. E não é só o brasileiro que reclama desse serviço. Estudo divulgado pela Nice Systems, quando foram entrevistados mais de dois mil americanos, aponta que 95% dos consumidores acreditam que há variedade suficiente de canais de atendimento nas empresas, porém estão insatisfeitos com o atendimento de fato.

“O consumidor não consegue contato com o SAC; ele consegue falar, mas não tem a solução para o seu caso; o consumidor não tem solução no primeiro contato e recebe a promessa de que vai ter um retorno, cria-se uma expectativa e a solução não vem; e atendente desmotivado, desinteressado, que o consumidor percebe claramente que ele não está dando a devida atenção para o seu caso. Essas questões integram os quatro grupos de falhas dos SACs que observamos”, comenta Vladimir Valladares, diretor da V2 Consulting, que atua nas áreas de Gestão, Qualidade, Processos e Relacionamento com Clientes.

O atendente de SAC, explica Valladares, não é o responsável direto pela insatisfação do consumidor nas demandas que este leva para as empresas. “Ele tem por obrigação cumprir os procedimentos internos e não tem autonomia para resolver nada. Às vezes, até sabe a resposta, mas não pode dá-la ao cliente porque irá descumprir as regras.”

Neste cenário, acrescenta o diretor da V2 Consulting, as empresas precisam ver os SACs como um organismo de valor estratégico e não simplesmente para cumprir obrigações legais. “Do ponto de vista de entrega ao cliente, falando em foco ao cliente, qual o melhor forma para dar solução para a demandas do consumidor?”

Ouça a entrevista completa hoje às 16 horas, com reapresentação na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Ela continuará disponível no site da Rádio Mega Brasil online e poderá ser baixada a qualquer momento.

Outros programas

Você pode baixar e ouvir a qualquer momento as entrevistas do Consumo em Pauta.

Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo
Fernando Cosenza, diretor de marketing da Boa Vista SCPC
Alexandre Juliano, diretor do WhatSac
Beatriz Cullen, Diretora do IBHE
Alexandre Diogo, presidente do IBRC
Maria Inês Dolci, Coordenadora Institucional do PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Texto publicado em 6/7/2015

Texto atualizado em 04/05/2023

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