Comércio de veículos tem nova lei para cumprir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
estacionamento - foto procon Foz do Iguaçu

 

Os Procons de todo o País preparam fiscalização para conferirem aplicação da legislação

Uma nova legislação já está vigorando e deve ser cumprida pelas empresas que comercializam veículos novos e usados. Trata-se da Lei 13.111/2015, que prevê a obrigatoriedade, por parte do fornecedor, de informar os clientes sobre os tributos incidentes sobre a operação de compra e venda de carro e quais os custos que o consumidor está arcando, além de informar a situação do veículo no que se refere aos registros de furto, multas e taxas anuais legalmente devidas.

É preciso também informar os débitos de impostos, se há registro de alienação fiduciária ou outros que limitem ou impeçam a circulação do veículo ante às autoridades policiais, de trânsito e fazendárias da unidade da Federação onde o veículo foi registrado.

No contrato de compra e venda assinado deverá constar cláusula com informações sobre a natureza e o valor dos tributos que envolvem a operação, bem como sobre a situação de regularidade do veículo junto aos órgãos competentes quanto a eventuais restrições.

O descumprimento à legislação poderá ter penalidades, como informa o Procon Fortaleza, por infração ao direito do consumidor, que pode ser enquadrado no artigo 56, do Código de Defesa do Consumidor, após abertura de processo administrativo, garantindo o amplo direito de defesa. As multas variam de R$ 640,00 a R$ 9,6 milhões.

Para a diretora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o consumidor ganha mais uma ferramenta de proteção. "A comercialização de veículos novos e usados está amparada pelas normas do Código de Defesa do Consumidor. A nova lei reforça esses direitos e ainda obriga os fornecedores a informar corretamente ao consumidor sobre o produto adquirido", comentou.

Veja também

 

Os Procons de todo o País começarão a fiscalizar as revendas e concessionárias no dia em que a lei entra em vigor.

O Procon de João Pessoa (PB) está alertando as empresas para que busquem a adequação de suas atividades comerciais à luz da nova legislação. “Nosso intuito é o de harmonizar as relações de consumo, compatibilizando a proteção do consumidor com o desenvolvimento do mercado da cidade de João Pessoa”, adianta Marcos Santos, diretor.

Em Porto Alegre (RS) , o Procon local notificou Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-RS), e o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças de Acessórios para Veículos (Soncopeças-RS) sobre a nova regulamentação.  “A ação do Procon Porto Alegre busca orientar todos os fornecedores que comercializam veículos automotores novos e usados a adequarem suas atividades à nova legislação, com o objetivo de harmonizar as relações de consumo entre consumidores e fornecedores aliando proteção no consumo com desenvolvimento do mercado”, destaca Cauê Vieira, diretor-executivo.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore