Consumidor poderá ter benefícios por falta de energia elétrica

0

A Comissão de Serviços de Infraestrutura aprovou projeto de lei que estabelece pagamento de multa ao consumidor por falta de energia elétrica. O PLS ainda deverá ser votado no plenário do Senado

As empresas distribuidoras de energia elétrica podem ser obrigadas a pagar uma multa aos usuários quando houver ifalta de energtia elétrica na casa do consumidor. A medida está prevista no projeto de lei do Senado (PLS) 209/2015, aprovado no dia 31 de outubro pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O projeto, do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), segue para o Plenário.

O relator, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou parecer favorável ao projeto, segundo o qual a multa deve ser paga apenas aos “usuários finais que forem diretamente prejudicados” pela falta de energia elétrica.

Um regulamento ainda deve estabelecer os valores mínimo e máximo das multas. Mas, de acordo com o PLS 209/2015, a reparação pode ser convertida em crédito na fatura de energia. Nesse caso, o valor deve ser creditado em até três meses.

As empresas ficam livres do pagamento da multa se a interrupção for causada por falha nas instalações elétricas da casa do usuário. Também não cabe multa se o corte for causado por falta de pagamento da conta.

Plenário votará PLS sobre falta de energia elétrica

A decisão da comissão sobre o PLS 209/2015 que trata da falta de energia elétrica seria terminativa. Com isso, a matéria seguiria direto para a Câmara dos Deputados. Mas a comissão decidiu encaminhar um recurso ao Plenário para que o projeto seja votado por todos os senadores.

Isso porque, de acordo com o presidente da comissão, senador Eduardo Braga (MDB-AM), as emendas aprovadas pela comissão tratam de matéria constante de um projeto de lei rejeitado este ano – o que é vedado pela Constituição. De acordo com Braga, as alterações no PLS 209/2015 só podem ser validadas após aprovação da maioria absoluta do Senado: 41 parlamentares.

Texto: Agência Senado

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.