NO RÁDIO: Por que optar por embalagem de vidro

0

Estudo da Owens Illinois mostra que a embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta, além de cuidar da saúde por não interagir com o produto

Você sabia que a embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta, pois é a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra sem nenhuma perda de matéria-prima? E mais: uma mesma embalagem de vidro pode ser reutilizada por até 30 vezes.

Sem contar que a embalagem de vidro, por suas características, cuida da saúde dos consumidores por ser feita de material inerte e, em razão disso, não alterar o conteúdo, mantendo as características do produto por não interagir com ele.

Estas conclusões saíram do estudo “O ciclo de vida de embalagens”, elaborado pela empresa americana Owens Illinois, que tem fábrica no Brasil há cem anos.

Para falar sobre a pesquisa, ciclo de vida, reciclagem e reuso do vidro, a jornalista Angela Crespo recebe no programa Consumo em Pauta Daniel Amaral, gerente da categoria de bebidas alcoólicas da Latam South da Owens Illinois, maior fabricante de embalagem de vidro do mundo, com uma receita de US$ 6,9 bilhões em 2017.

A volta da embalagem de vidro retornável às prateleiras do comércio é uma tendência, o que era muito comum nos anos 80, conforme observa Amaral. As razões são econômicas e de sustentabilidade. “O preço por mililitro com garrafa retornável é mais baixo, resultando em economia para o consumidor. Já o empresário vê na embalagem de vidro um investimento com retorno, que poderá ser reaproveitada por até 30 vezes e quando precisar ser descartada pode ser vendida ao fabricante de vidro como caco para ser novamente ser transformada em embalagem.”

Quanto à sustentabilidade, o executivo destaca que a embalagem de vidro não contamina o meio ambiente em razão de sua matéria-prima (areia, calcário e carbonato de sódio). Ao ser descartada no mar, por exemplo, mesmo levando milhares de anos para se decompor, volta a ser areia.  A pesquisa da Owens Illinois constatou que “a cada 10 embalagens de vidro, por exemplo, quatro são recicladas, duas são reutilizadas pelos consumidores e quatro são retornáveis”. Ou seja, não precisa necessariamente serem colocadas no lixo. Muitas embalagens de vidro são reaproveitadas pelo consumidor para outros usos – copo de requeijão é um exemplo –, por artesãos que as transformam em outros produtos e por indústrias menores, como as de cachaça.

A Owens Illinois, comenta Amaral, desde o ano passado, vem investindo em máquinas que recebem garrafas de vidro usadas e em troca dão descontos em contas de luz, passagens de ônibus ou desconto em livrarias para os consumidores. “As máquinas Retorna Machine é uma solução tecnológica que incentiva atitude sustentável e recompensa o cidadão pela colaboração com a logística reversa. O equipamento criado pela Triciclo foi pensado em conjunto com a O-I e está numa fase piloto. Ao todo, são quatro máquinas distribuídas em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Recife (1).”

Para saber mais sobre embalagem de vidro, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda-feira (18/06), às 16 horas. Reapresentações da entrevista na terça, às q9 horas, e na quarta, às 9 horas.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.