Procon Campinas tem ferramenta digital para renegociar dívidas

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Renegociar dívida por meio de ferramenta digital já é possível pelo Procon Campinas | Foto: Divulgação

A ferramenta digital para renegociar dívidas irá facilitar a vida de consumidores inadimplentes. Para acessá-la basta entrar no site do Procon Campinas e fazer o cadastro
 

O consumidor que reside em Campinas (SP) tem a sua disposição uma ferramenta digital para renegociar dívidas. Ela facilita a negociação de débitos com os credores. A novidade foi anunciada pelo Procon de Campinas por ocasião do Dia Internacional do Consumidor (15/3). 

A ferramenta digital para renegociar dívidas está dentro do Procon Digital. Para acessar, é necessário estar cadastrado como consumidor no site do órgão e acessar o item “Reclamar”. As regras e prazos para participar estão definidas no endereço https://procon.campinas.sp.gov.br/renegocia-o-d-vidas-passo-passo-consumidor.

O projeto de renegociação de dívidas intermediada pelo Procon de Campinas teve início em 2013, época em que o trâmite dos processos era todo feito em papel.  “Observamos muitas demandas em nossas audiências de conciliação nas quais os consumidores com dívidas buscavam um processo administrativo objetivando chamar a empresa para negociar as dívidas”, explica a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo.

Ranking

O ano de 2017 repetiu o ano anterior no que se refere aos segmentos mais reclamadas no Procon de Campinas, cabendo à telefonia móvel, aos provedores de internet e ao comércio eletrônico os primeiros lugares na classificação. Dados do órgão apontam que os 10 segmentos mais reclamados são responsáveis por quase metade de todas as queixas registradas no período. 

“O Procon monitora as reclamações mensalmente e formaliza procedimentos coletivos em face das empresas que figuram no ranking. Estamos estudando a propositura de termos de ajustamento de conduta no decorrer dos processos formalizados contra as empresas mais reclamadas”, afirma a diretora. 

O Procon de Campinas realiza, também, audiências de conciliação, com acompanhamento do nível de resolutividade de cada empresa. No ano passado, foram realizadas 4.027 dessas audiências. A lista das empresas que mais conciliam está disponível no balanço do órgão. 

Atendimento 

Em 2017, o Procon registrou um aumento de 3,55% no número de atendimentos. Foram 191.916 registros no período, contra 185.343 no ano de 2016. Yara Pupo credita o fato, entre outros, à informatização dos procedimentos e a facilitação do acesso ao consumidor. 

“Com o Procon digital ficou mais fácil reclamar e o consumidor nem precisa mais sair de casa para isso”, diz a diretora. De acordo com Pupo, os fornecedores também têm buscado o Procon com mais frequência com o objetivo de obter orientações sobre como se adequarem ao mercado.

Fonte: Procon Campinas

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