Consumidor do futuro será empoderado, mas mal-educado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Pondé palestrou sobre consumidor do futuro na 7ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, durante a 8ª Conseguro, promovida pela CNSeg | Foto: CNSeg

É o que pensa o filósofo Luiz Felipe Pondé sobre o consumidor do futuro. Ele palestrou na 7ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, promovida pela CNSeg

O consumidor do futuro tende a ser empoderado, mal-educado e sem-vergonha, disse o filósofo Luiz Felipe Pondé, durante o painel “Como educar o consumidor do futuro”, na 7ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, durante a 8ª Conseguro, promovida pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). “E não tem gente mais chata que o crítico”, continuou o filosofo ao enumerar as características dos consumidores da geração milênio. Mas nem todos os jovens são “milênios”, explicou Pondé. Precisa-se fazer um corte econômico além da idade.

À tendência à judicialização dos vínculos afetivos e comerciais soma-se outros predicados aos que nasceram pós-década de 80. Entre eles, insegurança, narcisismo, leis sobrepondo à ética, individualismo sem vínculos pesados. Conforme Pondé, esta última característica pode ser facilmente identificada no fato de preferirem pets a crianças. “Quem investir em pets se dará bem. Já quem optar em colocar seus investimentos em maternidade, poderá não ter vida longa.”

O consumo crescente de informações é que torna o consumidor do futuro mais intolerante, egoísta e que acha que tem de ser servido. Mesmo sendo imaturo, estará sempre adquirindo estilo e não apenas produtos, amarrado na ilusão pregada pelo marketing, que, para Pondé, “será a ciência social do futuro”.

Sobre a educação do consumidor do Futuro, o filósofo ressalta que “a palavra educação está no mesmo patamar semântico da palavra energia”, e não se sabe exatamente o que é energia. “Nunca estivemos tão perdidos com educação como estamos agora”.

Educação financeira

Na sequência do painel, Cláudia Forte, superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil, disse que é hora de começar a cuidar do consumidor do futuro, promovendo a educação financeira já na base, trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade que comanda em mais de 3 mil escolas do País.

Cláudia diz que ainda é cedo para se ter uma definição de como será o consumidor do futuro, mas a educação financeira poderá ser uma grande aliada no empoderamento das futuras gerações. “Vivemos em um país no qual a cultura do ter é mais importante do que a do ser”,  enfatizou. Ela recorreu ao pensador Montesquieu para explicar quem será o consumidor do futuro: “Dê poder a um homem e verás quem ele é”.

Diálogo

Maria Stella Gregori destacou em sua fala a importância do diálogo entre todos os lados o balcão, que já vem sendo construído paulatinamente. “Saímos de uma situação policialesca para a do diálogo nas relações de consumo e agora proponho uma nova era, a da educação para o consumo sustentável, com transparência e pautada na ética.”

Isso vai além de entender a nova geração, conforme a sócia-fundadora da Gregori Sociedade de Advogados. É preciso dar informação à nova geração na linguagem que eles se comunicam.

Já Silas Rivelle, ouvidor da Seguros Unimed, chamou a atenção para “escutar” todos os consumidores, não apenas ouvir, o que significa dar atenção real.

Por Angela Crespo

(Angela Crespo esteve no 8º Conseguro, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de setembro de 2017, a convite da CNSeg)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore