Pesquisa do Procon-SP mostra diferença de preço de até 260% num mesmo item. Foram analisados 189 itens de material escolar
Antes de sair às compras de material escolar olhe a pesquisa de preço realizada pelo Procon-SP. Você poderá economizar até 260% em alguns itens. A pesquisa realizada nos dias 7, 8 e 11/12/2017, em nove estabelecimentos, conferiu 189 itens, relativos aos seguintes tipos de produtos: apontador, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis preto e colorido, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, pintura a dedo, refil para fichário, régua e tesoura escolar.
O item que apresentou maior diferença de preço foi a caneta esferográfica fine 062 – 0,7mm – cores: azul, vermelha e preta (unidade) da Faber Castell. Em um estabelecimento custa R$ 1,75 e em outro R$6,30.
Conforme o Procon-SP, a “pesquisa tem como objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, bem como o preço médio dos itens pesquisados”.
+ TRANSPORTE ESCOLAR Conheça as regras para contratar bem
+ MATERIAL ESCOLAR Cartilha do Procon-SP orienta sobre as compras
+ MATERIAL ESCOLAR É proibido pedir material de uso coletivo
Na lista de material, as escolas não podem exigir a aquisição de material de uso coletivo e higiene pessoal (materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo), conforme determinação da Lei nº 12.886 de 26/11/2013. Veja mais dicas no blog do Procon-SP.
Outras dicas
É possível também fazer economia reaproveitando materiais que sobraram do ano anterior e comprar em grandes quantidades, reunindo grupos de pais que vão adquirir os mesmos itens.
Outra dica do Procon-SP para não pesar muito no bolso dos pais é evitar a compra material escolar com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados.
E, lembrem-se, colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor. Veja mais dicas no blog do Procon-SP.
Atualizada em 17/01/2018
Por Angela Crespo
Acesse o site Consumo em Pauta em seu smartphone
e tire aquela dúvida de última hora sobre o seu direito de consumidor.
www.consumoempauta.com.br
Assine a newsletter do Consumo em Pauta.