Brasilcon realizará congresso de defesa do consumidor em São Paulo

0

O congresso da Brasilcon colocará em debate temas como Internet das coisas, contratos eletrônicos, redes sociais, bitcoin, mercado digital, compliance, acesso à justiça na era digital; entre outros

No período de 21 a 23 de maio será realizado, em São Paulo, o XIV Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor. O evento, promovido pelo Brasilcon, colocará em debate temas como Internet das coisas, contratos eletrônicos, redes sociais, bitcoin, mercado digital, compliance, acesso à justiça na era digital; além de temas tradicionais, mas sempre atuais, como mercado de combustível, planos de saúde e transporte aéreo.

Sob o tema central “O direito do consumidor e a sociedade da informação”, a décima quarta edição do Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor terá mais de uma centena de palestrantes, de todas as regiões do país e estrangeiros, entre eles Teresa Moreira, professora portuguesa que atualmente chefia a parte de direito do consumidor e direito da concorrência da UNCTAD/ONU, o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, da Advocacia Geral da União (AGU).

Como de costume, ao longo dos três dias de evento acontecerá também o V Concurso de Monografias, a Apresentação de Teses Independentes e o Workshop do Brasilcon Acadêmico, além de diversas reuniões, das várias carreiras jurídicas vocacionadas para a defesa do consumidor: professores, defensores públicos, juízes e advogados.

O painel inaugural terá como tema “O futuro da defesa do consumidor no Brasil”, e será mediado por Roberto Pfeiffer, com a presença Antônio Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Grace Maria Fernandes Mendonça, ministra da Advocacia Geral da União (AGU) e Marilena Lazzarini (IDEC/SP).

“O futuro da saúde suplementar no Brasil” será explorado por Sandra Krieger (SC), Maria Stella Gregori (SP), Marlus Riani (MG), Cristiano Schmitt (RS), Alessandro Acayaba de Toledo (SP), e Fabiano de Moraes (RS).

Haverá também um painel sobre “Diretrizes da ONU em direito do consumidor” com a presença de  Edgar Moreira (SP), Luciane Klein (RS), André de Carvalho Ramos (SP), Alberto Amaral Junior (SP) e Wei Dan (Macau).

O Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor é o mais importante encontro científico sobre o tema no país e seguramente um dos maiores do mundo.

Confira a programação e outros dados em: http://congressobrasilcon.com.br

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.