Dicas de como ver se o boleto bancário é falso

0

Para quem faz a opção de quitar sua compra online via boleto bancário precisa checar se o documento recebido foi mesmo emitido pela loja

O boleto bancário é a segunda opção mais escolhida pelo consumidor no pagamento de compras online. As razões são a limitação ao crédito em decorrência de inadimplência e a facilidade do pagamento, além de possível desconto por parte da loja quando o consumidor opta por este meio de pagamento.

Para quem faz a opção de quitar sua compra via boleto bancário não deve se restringir a ficar de olho no vencimento ao receber o documento para o pagamento. Precisa checar se ele corresponde realmente ao que foi comprado e de quem foi comprado. Afinal, o golpe do boleto não é uma novidade, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda têm prejuízos ao quitar um boleto bancário falso.

+ 

A fraude pode ocorrer durante a entrega dos boletos. Quadrilhas interceptam as correspondências e substituem o boleto bancário correto por outro e a mudança é praticamente imperceptível ao destinatário. Só se percebe que se caiu numa armadilha no momento de registrar uma reclamação com a loja e ser informado de que o pagamento não foi feito à emitente correto. Boletos enviados por email também devem ser analisados com cautela.

Boleto bancário: quem emite

O boleto bancário pode ser emitido por empresas intermediadoras de pagamentos ou por bancos. As intermediadoras são uma opção econômica para o e-commerce “uma vez que só é cobrada a taxa do emitente se o consumidor quitar o valor”, explica Matheus Bernert, sócio da Boleto Bancário. Ele complementa que a tecnologia empregada nas empresas intermediadoras de pagamentos facilita para que o varejo possa automatizar seu sistema de cobrança e o recebimento dos valores.

Para identificar se o boleto bancário foi mesmo emitido pela loja na qual se fez a compra deve-se verificar se na parte de cima aparece a razão social ou nome fantasia da empresa e seu CNPJ.  Outra dica da Boleto Bancário é reparar se na linha digitável há o número do banco – que pode ser conferido no site do Banco Central -, números da agência e da conta corrente do emissor do boleto bancário e conferir o valor.

O boleto bancário emitido pela Boleto Bancário, ressalta Bernert, “segue os mais avançados padrões de segurança e nossa equipe de especialistas tem expertise para detectar comportamentos suspeitos.

Outro detalhe a ser observado é quanto ao registro do boleto bancário no sistema financeiro. Os emitidos pela Boleto Bancário seguem o calendário da Febraban, que desenvolveu uma plataforma da cobrança para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, utilizando mecanismos que garantem controle e segurança e, por consequência, garante confiabilidade e comodidade.

Por Angela Crespo

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.