ARTIGO
Carro reprovado por seguro após conserto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Para que a seguradora não reprove a contratação ou renovação do seguro após conserto, recomenda-se que se faça um laudo de procedência em uma empresa especializada logo após o conserto ou antes de adquirir um veículo usado

Por Luís Eduardo Nigro*

Inúmeros proprietários de veículos envolvidos em acidentes automobilísticos, no momento da venda ou contratação/renovação do seguro, são surpreendidos com a reprovação na vistoria cautelar. Normalmente a reprovação acontece em virtude do péssimo serviço realizado pela oficina ou quando peças estruturais do carro foram atingidas e deveria ter sido atribuída perda total quando da análise inicial dos danos. Por isso, recomenda-se que proprietários de veículos que se envolveram em acidentes façam um laudo de procedência em uma empresa especializada logo após o conserto ou antes de adquirir um veículo usado para evitar que o bem seja desvalorizado ou rejeitado no mercado ou não seja aceito pelas companhias de seguro.

Quando o veículo possui seguro ou é incluído como terceiro na apólice do causador do acidente o mesmo passa por duas vistorias: a primeira é a denominada ‘vistoria de imagem’, que é a realizada com o veículo batido. Após ser consertado, um representante da seguradora realiza uma inspeção dita ‘vistoria de qualidade’ na qual aprova ou não o serviço realizado pela oficina, normalmente credenciada/referenciada. Porém, esses laudos não têm validade para compradores e lojas/concessionárias de veículos.

No momento de comprar um veículo usado ou como condicionante para aceitá-lo na troca, compradores e lojistas exigem, como garantia de um bom negócio, um laudo elaborado por empresas especializadas em vistorias automotivas que atestem a qualidade do veículo. Por isso, mesmo que o veículo seja aprovado pelo representante da seguradora, é importante solicitar essa avaliação. Do contrário, acontecerá o mesmo que ocorreu com vários de meus clientes: somente ao tentar trocar de carro são surpreendidos com a reprovação, perdem o negócio e ainda são taxados de desonestos.

Cada empresa possui uma forma de elaboração do laudo, mas em regra os mesmos apresentam as seguintes conclusões: veículo aprovado (o qual se encontra em perfeitas condições), aprovado com ressalvas e, por fim reprovado, o qual foi submetido a significativas intervenções que demonstram um péssimo serviço realizado e/ou problemas em peças estruturais e ainda provável dificuldade em ser aprovado em vistorias prévias de companhias seguradoras.

Quando o veículo apresenta problemas após o conserto, denominados vícios ocultos, e é reprovado no laudo, o proprietário tem o prazo de 90 dias para ajuizar ação contra a oficina e/ou a seguradora, caso tenha autorizado o conserto em oficina referenciada.

Vale destacar que nos casos em que existe seguradora na relação, a empresa é solidariamente responsável pelo péssimo serviço realizado. Do mesmo modo, se o proprietário vende o veículo denominado no mercado de ‘carro bomba’ a um adquirente de boa-fé e este, no momento de segurar o veículo ou de vendê-lo, descobre o vício, poderá exigir do vendedor a devolução do valor que pagou devidamente atualizado e ainda a condenação em danos morais. Logo, o ideal é que o proprietário do veículo tome as medidas judiciais para receber os prejuízos diretamente de quem lhe causou os problemas.

Luís Eduardo Nigro, advogado especialista em Direito Securitário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

17 respostas

  1. Boa noite, 

    foi muito esclarecedora a sua reportagem, no meu caso, na época que houve o concerto do carro, o guincho da seguradora levou o carro para uma oficina que acreditávamos ser referenciada, mas não indicamos ela, eles apenas sugeriram e aceitamos já que  era perto e perguntaram se concordávamos, não recebemos documento sinalizando que fosse credenciada, enfim , ocorreu há 3 anos, fui vender o carro e fui reprovada na vistoria , liguei na seguradora e disseram que tem meu sinistro e que o local onde realizei o concerto não é credenciado, como faço para saber se ele era credenciado  na época?

    E acha importante que eu faça uma vistoria cautelar no DETRAN pra comprovar que o carro não teve outras batidas após aquela!? Como provo que não houveram outras batidas…. Estou arrasada e queria sua ajuda! Grata

  2. Boa noite …………. ocorreu um acidente com meu carro no ano 2016 e a minha seguradora enviou o veiculo para para uma oficina de minha escolha. O carro ficou otimo e continuei com ele.

    Somente agora fui vender e a agencia compradora solicitou vistoria cautelar na qual foi reprovado e meu veiculo desvalorizado.

    Como devo proceder? ainda sou cliente da seguradora e a concessionaria que consertou o meu carro ainda

    atua.

    o que devo fazer?

     

  3. Boa noite! Acabo de passar por esse exato problema… 1 mês atrás me envolvi em um acidente, porém o carro do terceiro deu perca total (Jeep Compass 2012) já o meu não (FORD KA 2018) porém a seguradora (Azul Seguros) disse que iria checar a possibilidade das 2 longarinas (Parte estrutural) o que achei estranho…Pra minha surpresa hoje o serviço ficou pronto e antes de tirar o veículo (Já sabendo de tudo que foi citado aqui) contratei um empresa de laudo cautelar, justamente para checar se seria ou não aprovado…E de fato não foi aprovado… Não tirei o veículo da oficina (obvio) e agora não sei como devo proceder…preciso de auxílio. Porém não aceito o carro nessas condições…Quero o veículo 100% aprovado ou outro carro nas condições. Como posso agir nesse caso ? 

  4. Bom dia!! Bateram no meu carro e ele foi enviado a seguradora para conserto . Acontece que quando fui retirar o carro notei que estava desalinhado e notifiquei que não fiquei feliz com o conserto. Escrevi uma carta de proprio punho para seguradora. mas me informaram que não podem fazer nada por se tratar de um carro velho. Notei que na Batida as placas foram danificadas, assim como O Alinhamento que não ficou bom. Como resolvo este caso. Uma vez que sou o Terceiro..??

  5. Bom dia. Muito boa a reportagem.

    Minha dúvida é a seguinte. Meu carro foi batido e ficou em 10.600,00 o sinistro. Sendo que o carro custa 17.400,00

    Isso foi em setembro 2019. E agora em dezembro aí da de 2019 começou aparecer defeitos pós sinistro e a seguradora sempre arrumando desculpas. E o mais improvável  de tudo. Fui vender o carro e ele está torto a frente. Não foi alinhado ao gabarito. Foi desamasssado e montado desta forma. Resumindo ninguém que comprar meu carro por já ter batido e por estar torto a frente. O que devo fazer. Porque quero trocar o carro e ninguém quer assim e nem eu quero. Devo entrar na justiça e pedir a seguradora a baixa do veículo e pagar a tabela.

  6. Meu caso fiz o serviço indicado pela minha corretora mas fui vender depois de um ano e meio mas ou menos,

    e lá na loja da troca foi reprovado por solda na coluna a seguradora tem que se responsabilidade ainda? afinal confiei em uma empresa indicada por eles  !

  7. Bom dia meu caro, tive um sinistro em um veículo de procedência importada, para ser mais específico houve um capotamento. Segundo minha seguradora, não houve PT, mas, fiz um breve orçamento, com mecânico ( onde fazia todas minhas revisões ) E segundo ele, o carro seria pt seguramente, porém quero saber quais meios legais e o que devo fazer ( gostaria de saber se posso solicitar e como solicitar documentação, orçamentos e laudos feitos para não Chegar em perca total, estou ciente que deverá chegar a 70 % do valor da tabela fipe, porém não sei como avaliar e como procede para não ser lesado ), estou aguardando o término do concerto, para assim fazer uma cautelar. Eu fiz uma cautelar antes de comprar o veículo. Seguramente eu entrarei com
    Uma ação contra essa seguradora, porém gostaria de saber como proceder a mesma, e se vc pode me orientar e até mesmo ser meu representante.

    1. Olá, Fernando
      Somos um site de notícias da área de consumo. Não temos como fazer orçamento nem entrar com ação. Você deve procurar um advogado que entenda de sinistros de veículos para se informar como proceder
      abs

  8. Boa tarde.
    Sofri um roubo e meu carro foi encontrado destruído a roda direita e todo entorno. Solicitei ao seguro que enviasse o carro onde comprei na loja da marca. Foram feitas várias vistorias, porém o mecânico responsável estava de férias. Ao retornar, ele deu o veredicto, alterou a estrutura do amortecedor junto a longarina e ele não irá consertar o meu carro. Já avisou o perito da seguradora, porém a seguradora diz que o carro é passível de conserto.
    Estou com receio , pois o.mecanico diz que se mexer naquela estrutura para conserto o carro não passará no.laudo cautelar.
    O que faço neste caso?

    1. Olá, Kelly
      Se possível, peça a análise de um terceiro profissional. Você deve guardar os documentos que comprovem o que os mecânicos disseram, assim como a seguradora. Se o carro for consertado pela seguradora e você tiver algum problema, poderá usar estes documentos numa ação judicial.
      boa sorte

  9. ME ENVOLVI NUM ACIDENTE, LEVEI NUMA OFICINA CREDENCIADA PELA SEGURADORA, DEM0RARAM TRES MESES PARA ENTREGAR O CARRO, LOGO APOS FUI FAZER A VISTORIA,QUE REPROVOU, ALEGANDO QUE OS SERVIÇOS EMBORA SUPERFICIALME N BEM FEITO, QUE O NÃO ESTAVA APROVADO NOS PADROES DA MO NTADORA E CARROCERIA ESTAVA AFETADA. QUE EU VOU PERDER NA HORA DA VENDA, SE CONSEGUIR VENDER, CINCOENTA POR CENTO VO VALOR DO CARRO. QUE DEVO FAZER (TOKIO)

    1. Olá, Leôncio
      Você deve procurar a oficina e registrar reclamação no Procon e até na montadora, já que ela credenciou a oficina

  10. Bom dia bateram no meu carro em janeiro de 2023 houve uma colisão com meu carro abri o sinistro o guincho veio retira o meu carro foi pra oficina foi feito todos os reparos e troca de pessoas porém fui em uma concessionária pra vender o carro foi fei o laudo porém acusou que foi afetando as longarina foi avaliado em um valor X e depois do loudo a consesionaria falou que o valor do carro tinha caído aí fui recomendada entra em contato com a seguradora pra pode eles me pagarem esse diferença há essa possibilidade.

    Agradeço

    1. Olá, Rosenilda
      Você deve procurar a seguradora. Ela deveria ter entregue o carro em perfeitas condições de uso. Você pode procurar o Procon para te ajudar nesse caso

  11. Bateram no meu carro e a seguradora autorizou, sem me consultar, a troca da saia traseira. Fui vender o carro e houve desvalorização de 40% tabela Fipe. Posso entrar com processo contra a seguradora para dar PT , pois ainda sou segurado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore