NO RÁDIO: Aplicativo Compre & Confie valida compras na internet

0

Felipe Martins, da ClearSale, explica como baixar e o funcionamento do aplicativo Compre & Confie, uma opção para quem quer monitorar suas compras na internet e fugir de golpes

Um aplicativo que possibilita acompanhar quase online as compras feitas no e-commerce foi lançado recentemente pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude. Trata-se do Compre & Confie, iniciativa que tem como objetivo consolidar um processo de compra segura, evitando golpes ao mesmo tempo em que proporciona uma boa experiência para consumidores.

Para explicar como baixar o aplicativo e o seu funcionamento, a jornalista Angela Crespo entrevista no programa Consumo em Pauta Felipe Martins, ​que atua na equipe de Inteligência Digital da ClearSale. A conversa vai ao ar nesta segunda-feira (20/11), na Rádio Mega Brasil Online.

O aplicativo Compre & Confie é totalmente gratuito e pode ser baixado em celulares Android e IOS. “A partir de um cadastro, o e-consumidor passa a receber notificações em seu celular toda vez que seu CPF for utilizado numa compra online”, explica Martins, acrescentando que, com apenas um toque, o consumidor poderá autorizar ou não a transação. Em um dos botões está escrito “não fui eu”, que poderá ser clicado quando a compra não tenha sido realizada pelo titular do CPF. Ele tranquiliza que os dados cadastrados não serão repassados a terceiros.



Se clicar no botão “não fui eu”, diz Martins, o aplicativo encaminha a informação ao e-commerce, que poderá fazer contato com o consumidor ou cancelar imediatamente a compra, o que evita prejuízos para os dois lados do balcão. Se der OK no aplicativo Compre & Confie, a transação é registrada no histórico de compra do e-consumidor e a lista de transações poderá ser consultada a qualquer momento. Há inclusive relação das compras realizadas nas últimas 48 horas por CPF. “A importância deste aplicativo pode ser percebida na quantidade de tentativas de fraudes que há no Brasil no comércio eletrônico. Estudo realizado pela ClearSale mostra que a cada R$ 100 gastos no e-commerce brasileiro, aproximadamente R$ 3,05 é uma tentativa de fraude”, acrescenta o executivo da ClearSale.

Já aderiram ao aplicativo Compre & Confie mais de 500 lojas do varejo eletrônico, entre elas, Submarino, Americanas, Extra, Dafiti, etc., assim como  empresas de telecomunicações, aéreas e financeiras. “O aplicativo tem como finalidade proteger o usuário de compras indevidas com seus dados e foi idealizado a partir da mobilização de várias empresas que querem um mercado online mais seguro e confiável para os consumidores”, ressalta Martins.

Para reconhecer as lojas participantes do aplicativo, o e-consumidor tem duas possibilidades: verificar no site do e-commerce se há o selo Compre & Confie – com data atualizada –  ou, então, entrar pelo próprio aplicativo na loja interessada em realizar a compra, o que também evita o acesso a sites falsos.

Para saber mais sobre o aplicativo Compre & Confie, acesse a Rádio Mega Brasil às 16 horas desta segunda-feira (20/11). Reapresentações na terça, às 19 horas, e na quarta, às 9 horas.

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.