ABF Expo 2018 apresenta nova face de franquia

0

Em 4 dias, feira de franquia reuniu cerca de 60 mil visitantes e 407 marcas expositoras do Brasil e do exterior, sendo 128 marcas, de segmentos e perfis de investimento distintos, participaram do evento pela primeira vez

Cerca de 60 mil pessoas visitaram na 27ª ABF Franchising Expo, feira oficial de franquias que ocorreu de 27 a 30 de junho no Expo Center Norte (SP), motivadas pela busca de conhecimento sobre o setor, opções de investimentos e contato com as 407 marcas do Brasil e do exterior, sendo 128 estreantes no evento.

A feira de franquias reafirmou mais uma vez a fortaleza de um setor que cresceu 5,1% no 1º trimestre deste ano, continua a gerar empregos, investir e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro. A vontade do brasileiro de ter seu próprio negócio também ficou evidente com visitantes cada vez mais qualificados, com conhecimento dos segmentos e marcas almejadas e disposição para investir nos próximos meses.

De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “mesmo frente a desafios no campo macroeconômico e político, a feira deste ano foi um sucesso. Recebemos feedbacks positivos de muitos expositores e visitantes. No caso das redes, a quase totalidade relatou a presença de candidatos qualificados e grandes chances de negócios futuros. Por parte do visitante, a conjunção de conhecimento sobre o setor, opções de investimentos diversos e contato direto com os franqueadores se mostraram mais uma vez uma receita vitoriosa. Estou seguro de que a feira terá um reflexo positivo no setor nos próximos meses, dando o start em novas marcas, acelerando planos de expansão e levando o franchising às mais diversas regiões do País”. O presidente da ABF, realizadora da feira de franquia,  completa que “o Boulevard de Microfranquias, a Arena do Conhecimento, o Lab AB F, o Smart Mall by TOTVS e o Lounge da Copa aprofundaram ainda mais a experiência do visitante, gerando novas oportunidades de negócios, capacitação e conveniência. De fato, a feira, junto a ABF Franchising Week, promove uma imersão no mundo das franquias sem paralelo”.

Destaque para a maior integração de tecnologias inovadoras a diversas fases do negócio, a diversificação de modelos e canais de venda, o desenvolvimento de formatos de franquia com custo reduzido e novos nichos. Notou-se também uma presença mais significativa de fintechs (jovens empresas do setor financeiro) que adotam o modelo de franquias, redes de serviços administrativos e a reinvenção de segmentos tradicionais como o de Alimentação e de Serviços Educacionais. A agenda de empreendedorismo da feira se fortaleceu com a presença de startups.

Na área de inovação, foram apresentados durante a feira de franquia sistemas de automação para melhorar a gestão das unidades e reduzir custos, equipamentos de autoatendimento, óculos 3D, plataformas de mobile marketing, games de realidade virtual, software de inteligência em varejo, simulador de montanha russa que ensina a escolher uma franquia, uso de inteligência artificial e Big Data, assistente pessoal digital e até uma solução que permite escolher o nível do colarinho do chopp e efetuar diretamente o pagamento. Em termos de formato, além dos já conhecidos quiosques, cresceu a presença de containers, bikes, carrinhos, vending machines, e-commerce, delivery, venda direta e store in store (a exemplo de uma cafeteria dentro de um banco).

Nichos como moda sertaneja, escolas de gastronomia, efeitos visuais, rock, robótica e programação, arcade de realidade virtual, produtos para o sono, coach, reparo rápido de celular, produtos de limpeza, cosméticos capilares, mental care, crédito online, farmácia de manipulação veterinária, estágios, marketing digital para noivas, artesanato, decoração em papel de parede e até personal organizer abraçaram a franquia. Ao menos seis fintechs com soluções para seguros, crédito pessoal, consignado e com garantia de imóveis, além de meios de pagamento, participaram da feira. Redes de franquia B2B de serviços tributários, suporte de TI, consultoria, telefonia e imobiliárias também marca ram presença.  Até o setor agrícola se fez presente com uma rede de suplementos alimentares para animais.

Pioneiros na franquia brasileira, os segmentos de Alimentação e Serviços Educacionais provaram ter grande capacidade de adaptação. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual, casual dinner, saudáveis e frescas. Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de seis redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. O ramo de sorvetes apareceu com duas novidades: sorvete tailandês e com produtos naturais.

Já o segmento de Serviços Educacionais mergulhou fundo na revolução tecnológica. Na feira de franquia foram apresentados exemplos de modelo de negócio baseado em aplicativo, aplicação de realidade aumentada na metodologia de ensino e suporte de um assistente pessoal dotado de inteligência artificial desenvolvido para o ensino do inglês. Outro exemplo interessante é uma rede voltada a aulas de reforço, de diferentes disciplinas, que utiliza a plataforma de educação do Google.

Texto: Assessoria de Imprensa ABF

Compartilhe.

Sobre o Autor

O Consumo em Pauta é um site com informações para o dia a dia do consumidor. Nossa missão é entregar aos leitores informações gerais sobre consumo, educação para o consumo e direitos e deveres de consumidores e fornecedores, além de dicas de como resolver pendências de conflitos de consumo. Nosso objetivo: relações de consumo menos conflituosas.